Entrar
Navegação do blog
  1. Blog
  2. Pix Fora Ar

Pix fora do ar: entenda as causas e o que fazer

O Pix pode ficar indisponível em alguns momentos por vários motivos. Saiba o que fazer nesses casos.

Publicado em: 23 de abril de 2024

Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 10 minutos

Texto de: Time Serasa

Pix na tela do smartphone com várias moedas ao redor. O Pix é o novo sistema de pagamento e transferência do governo brasileiro e brasileiro.

Atualmente, o Pix é o meio de pagamento mais utilizado no Brasil. Segundo estatísticas do Banco Central, em fevereiro de 2024 foram realizadas mais de 4,3 milhões de transações. Mas e quando ocorre o Pix fora do ar?

Mesmo sendo uma forma de pagamento de alta tecnologia e segurança, essa situação pode acontecer quando menos se espera – no meio de uma transferência, por exemplo.

Nesse caso, confira neste post o que fazer quando isso acontecer e os motivos que levam o Pix a ficar fora do ar em alguns momentos.

O que significa Pix fora do ar

Pix fora do ar significa que o sistema de pagamento instantâneo brasileiro está temporariamente indisponível ou inoperante.

O Pix é um meio de pagamento eletrônico que permite transferências instantâneas entre contas bancárias a qualquer hora do dia, todos os dias da semana, incluindo feriados.

Nesse caso, quando alguém menciona que o Pix está fora do ar, significa que as transações não podem ser processadas através desse sistema temporariamente, o que pode ocorrer por várias razões.

Assista | Devolução de Pix: é possível?

Por que o Pix pode ficar fora do ar?

  • O Pix pode ficar fora do ar por várias razões, incluindo:
  • ●     Problemas técnicos: como qualquer sistema de tecnologia, o Pix pode enfrentar problemas técnicos, como falhas nos servidores, bugs no software ou problemas de conectividade de rede.
  • ●     Manutenção programada: os operadores do sistema Pix podem programar manutenções periódicas para atualizar o sistema, corrigir bugs, implementar novos recursos ou melhorar a segurança. Durante esses períodos de manutenção, o Pix pode ficar temporariamente fora do ar.
  • ●     Ataques cibernéticos: mesmo sendo considerado um meio de pagamento seguro, o Pix pode ser alvo de ataques cibernéticos, como ataques de negação de serviço (DDoS) ou tentativas de invasão, que podem afetar a disponibilidade do sistema.
  • ●     Problemas com provedores de serviços de pagamento: o funcionamento do Pix depende não apenas das instituições financeiras participantes, mas também de outros prestadores de serviços, como empresas de tecnologia que fornecem infraestrutura de rede e segurança. Se esses provedores enfrentarem problemas, o Pix pode ser afetado.
  • ●     Falhas no sistema bancário: o Pix está integrado aos sistemas bancários e de pagamento das instituições financeiras participantes. Se houver falhas nos sistemas internos dessas instituições, isso pode afetar a disponibilidade do Pix.
  • ●     Problemas na conexão de internet do usuário: problemas na conexão de internet do usuário, como problemas com provedores de serviços de internet, problemas de rede local ou problemas nos dispositivos usados para acessar o sistema Pix, também podem impactar a utilização do serviço.

 

Leia também | Golpe do Pix: conheça os tipos e previna-se

O que fazer quando o Pix estiver fora do ar?

Quando o Pix estiver fora do ar, existem algumas medidas que o usuário pode tomar:

Verifique se o problema é local ou geral

Primeiro, verifique se o problema é específico para o seu caso ou se está afetando outros usuários também. É possível fazer isso verificando se outras pessoas relataram problemas semelhantes em redes sociais ou sites de status de serviço.

Tente novamente mais tarde

Se o problema for geral e afetar todos os usuários, pode ser necessário esperar até que os operadores do sistema Pix resolvam o problema. Tente novamente mais tarde para ver se o serviço foi restaurado.

Entre em contato com o suporte

Se o problema persistir e parecer específico em sua conta bancária, entre em contato com o suporte técnico de sua instituição financeira ou provedor de serviços de pagamento. Eles podem fornecer informações sobre o status do sistema e possíveis soluções para o seu problema.

Use métodos alternativos de pagamento

Enquanto houver Pix fora do ar, considere o uso de métodos de pagamento alternativos, como transferências bancárias tradicionais (TEDs), cartões de débito ou crédito, boletos bancários ou dinheiro em espécie, dependendo da sua necessidade e disponibilidade.

Mantenha-se informado

Fique atento às atualizações fornecidas pela sua instituição financeira, provedor de serviços de pagamento ou pelos operadores do sistema Pix. Eles geralmente fornecerão informações sobre o status do sistema e qualquer progresso na resolução de problemas.

Leia também | O Pix vai ser taxado? Saiba quais são as regras

O dinheiro se perde quando o Pix sai do ar?

Não, o dinheiro não se perde quando ocorre o Pix fora do ar. Quando uma transação é iniciada através do Pix, mas não é concluída devido a uma interrupção no sistema, o dinheiro geralmente não é transferido.

Se ocorrer uma interrupção e a transação não for concluída, o valor não é retirado da conta do remetente nem creditado na conta do destinatário.

Em casos raros onde uma transação é iniciada e o dinheiro é deduzido da conta do remetente, mas a transação não é concluída devido a uma falha no sistema, os procedimentos de segurança e os mecanismos de proteção do consumidor geralmente entram em ação. Nesse caso, os usuários podem entrar em contato com a instituição financeira para relatar o problema e solicitar reembolso ou investigação da transação.

Leia também | Pix Cartão de Crédito: nova funcionalidade do serviço permitirá parcelamentos

Organize e pague suas contas de forma online com a Carteira Digital Serasa


A Carteira Digital Serasa permite pagar contas online em um só lugar, de forma fácil, prática, rápida e segura, além de fazer recargas de celular, organizar as contas, pagar acordos no Serasa Limpa Nome, consultar e quitar débitos de veículo com opções de parcelamento. 

Para acessar: 

  • ●     Baixe o app da Serasa (iOS ou Android).
  • ●     Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis.
  • ●     Faça o login.
  • ●     Pronto! É só aproveitar os serviços que a Carteira Digital Serasa tem para você.
Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados