Segurança para você com a garantia da Serasa

Apoiamos relações de confiança, por isso prezamos pela transparência com nossos consumidores.

Confira nossos Termos de Uso e Política de Privacidade na íntegra.

Se não concordar com os Termos e queira acessar exclusivamente seus direitos relacionados ao tratamento de dados, acesse aqui. Você também pode optar por acessar exclusivamente o seu Cadastro Positivo.

Caso você não concorde com os Termos de Uso e Política de Privacidade da Serasa e queira acessar exclusivamente o seu Cadastro Positivo, clique no botão abaixo.

Cadastro Positivo

Afinal, quem somos nós?

A Serasa é parte da Serasa Experian, empresa de banco de dados que lida com informações de pessoas e empresas, com foco em iniciativas como: Gestão de Risco de Crédito, Prevenção a Fraudes, Educação Financeira, Certificação Digital, Marketing e Qualidade de Dados.

Somos do grupo internacional Experian, com sede na Irlanda, e contamos com escritórios espalhados por diversas regiões no mundo. Clique aqui para saber mais.

Como tirar 2ª via de boleto

Dicionário de definições

Antes de ler as próximas informações, confira nosso dicionário com os principais conceitos utilizados em nossos Termos de Uso.

Quais dados seus poderão ser coletados pela Serasa?

Ao realizar um cadastro em nosso site, são coletadas algumas das principais informações do consumidor, como nome, CPF, e-mail, data de nascimento. Ao acessar nossas soluções, poderemos solicitar informações adicionais.

Pelo nosso aplicativo, alguns dados do seu dispositivo podem ser captados, como: calendário, uso de dados, uso de bateria, marca, fabricante, endereço IP, redes wi-fi e outros.

Importante: esse texto é apenas um resumo. Leia os Termos de Uso e Politica de Privacidade na íntegra.

Outros dados coletados

Temos finalidades específicas para tratar das suas informações

Os dados pessoais coletados durante a autenticação e navegação podem ser utilizados pela Serasa e seus clientes para: proteção de crédito, prevenção a fraudes, aprimoramento da qualidade de dados e direcionamento de ofertas.

Você poderá receber, por e-mail ou telefone que nos informou, todos os nossos comunicados, inclusive sobre dívidas não pagas (informações de inadimplência). Também podemos informar o cálculo periódico e automático de seu Serasa Score. Exemplos de outras formas de contato:

  • SMS

  • WhatsApp

  • Mensagens telefônicas ou eletrônicas

Importante: a Serasa não interfere em nenhum processo de análise e aprovação de negócios e crédito dos nossos clientes e parceiros, nem nas ofertas e campanhas de marketing, mesmo quando os pedidos são realizados em nossos sites ou aplicativos. A decisão final é sempre de nossos clientes e parceiros, de acordo com seus próprios critérios e políticas.

Hipóteses de tratamento dos seus dados

Para estar de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), qualquer operação feita com seus dados pessoais tem amparo em uma destas hipóteses de tratamento a seguir. Veja:

  • Proteção de crédito.

  • Legítimo interesse da Serasa Experian, seus clientes ou parceiros.

  • Execução de contrato.

  • Cumprimento de obrigação regulatória/legal.

  • Consentimento.

Para quem os seus dados podem ser disponibilizados?

Apenas pessoas e empresas que consultam nossos serviços podem acessar suas informações pessoais, de acordo com as finalidades que comentamos acima. Além disso, empresas do grupo Experian, fornecedores, revendedores, distribuidores e prestadores de serviços também podem ter esse acesso, quando for realmente necessário.

Assim, você nos autoriza a fornecer seus dados pessoais para clientes da Serasa. Isso com a finalidade de análise de potencial de mercado para o direcionamento de ofertas.

Conheça os nossos principais parceiros:

Precisamos ter certeza de que apenas você acesse nossos sites

Como já falamos aqui, nós nos preocupamos com a sua segurança. Pensando nisso, realizamos algumas confirmações para garantir que seus dados pessoais sejam utilizados de forma adequada em nossos serviços online.

Lembre-se: você é responsável por nos fornecer informações verídicas, exatas e atualizadas para que possa aproveitar nossos serviços da melhor maneira possível. Eventuais divergências e/ou inconsistências nessas informações podem impedir o acesso a todos ou alguns de nossos serviços. Esse é mais uma medida de segurança.

Consulta de CPF presencial

Veja os endereços dos nossos escritórios de atendimento.
Conferir agora

Condições específicas para as nossas soluções

Quando você acessa o site da Serasa e utiliza nossas soluções, é importante reforçar algumas condições específicas.

Serasa Crédito: suas informações podem ser utilizadas para melhor definir as ofertas de crédito que estarão disponíveis para você. Isso significa que os parceiros da Serasa podem ter acesso aos seus dados com esse objetivo exclusivo.

Serasa Premium: esse serviço enviará relatórios para o e-mail que você cadastrou, com o monitoramento de informações importantes (como dados cadastrais e negativos, dados de empresas que consultam seu CPF, empresas em seu nome, dados pessoais encontrados na Dark Web, variações no Serasa Score e outros).

Trilha Financeira: curso online de educação financeira oferecido gratuitamente pela Serasa. Após a conclusão, a Serasa poderá utilizar seu nome completo exclusivamente para emitir um certificado de que você concluiu o curso. Esse certificado não tem reconhecimento ou validação acadêmica pelo Ministério da Educação ou qualquer outro órgão competente.

Carteira Digital: ao acessar a Serasa, você concorda com a abertura de uma conta digital em seu nome na PagueVeloz Serviços de Pagamento LTDA. A finalidade é facilitar o pagamento de acordos feitos no Serasa Limpa Nome e outros serviços oferecidos pela Serasa. Não será cobrado nenhum custo por isso ou pela manutenção da conta.

Os serviços de pagamento oferecidos pela conta digital poderão ser cobrados apenas se você optar por utilizá-los. Essa conta será encerrada automaticamente, também sem qualquer custo, após 45 (quarenta e cinco) dias caso você não a utilize e caso não haja saldo na conta. Além disso, você também pode solicitar o encerramento da conta digital de pagamento ou sua reabertura a qualquer momento por meio da nossa Central de Ajuda.

Serasa Limpa Nome: plataforma que conecta consumidores e credores que são nossos parceiros. Dívidas vencidas e não pagas (que estejam ou não no cadastro de inadimplentes) poderão ser negociadas conformas as condições de pagamento oferecidas pelo credor.

* Seguindo sempre as condições que você acordou com a empresa.

Quem é o responsável por armazenar os seus dados pessoais?

Seus dados são armazenados em nosso sistema ou de algum terceiro, regularmente contratado pela Serasa Experian (para fins legais e comerciais). Com isso, a responsabilidade desses dados é nossa, Serasa S/A.

A Serasa S/A fica localizada na Av. das Nações Unidas, 14.401 – Torre C-1 Parque da Cidade – conj. 191 a 242 – 19º a 24º andar, CEP 04794-000, São Paulo/SP, e na Rua Dr. Heitor José Reali, 360, Distrito Industrial Miguel Abdelnur, CEP 13571-385, São Carlos/SP.

Você tem direito sobre o tratamento dos seus dados

Você pode solicitar o acesso aos seus dados pessoais que mantemos sobre você e, se for necessário, também pedir sua atualização, correção ou exclusão.

Para isso, você deve apresentar seu pedido por escrito nos nossos pontos de atendimento (descritos ao final do texto) ou enviá-lo por correio ao endereço: Avenida Doutor Heitor José Reali, nº 360, Distrito Industrial Miguel Abdelnur, São Carlos/SP, CEP 13571-385. Saiba mais, acesse aqui.

Importante: em alguns casos, quando você precisar alterar, corrigir ou excluir alguma informação sua, pode acontecer de não conseguirmos seguir com a ação, mas explicaremos o porquê. Dados utilizados para proteção do crédito e para a prevenção de fraudes, por exemplo, podem ser mantidos, de acordo com as leis aplicáveis.

Responsabilidade sobre usuário e senha

Você é a única pessoa que deve cuidar do seu usuário e senha, sem nunca passar esses dados para outras pessoas. A garantia da sua segurança também depende de você.

Cadastro Positivo

O Cadastro Positivo é um banco de dados com o seu histórico de crédito, ou seja, ele mostra como são seus hábitos de pagamento (parcelamentos, contas pagas e outros compromissos que você assumiu). O seu acesso ao site da Serasa pode não incluir acesso ou autorização sobre o Cadastro Positivo. Para saber mais, clique aqui.

Você pode denunciar atividades suspeitas ou tentativas de fraude

Sempre que desconfiar de alguma mensagem enviada para você em nosso nome, não abra os arquivos anexos nem clique em qualquer link ou botão. Nesses casos, mande uma mensagem para o e-mail* abuse@br.experian.com

*Apenas para denúncias de fraudes ou suspeitas em nome da Serasa.

golpes e fraudes

Como é o nosso relacionamento com empresas terceiras?

Exigimos garantias de segurança e privacidade das empresas que são contratadas por nós. Conteúdos considerados confidenciais, como alteração de dados, não são enviados por links.

Para ajudar, podemos também direcionar você para sites de outras empresas. Apesar disso, fique sempre informado sobre os Termos de Privacidade de cada website, ok?

Nós protegemos os seus dados

Usamos um protocolo de segurança chamado Secure Socket Layers (SSL) para garantir que os nossos sites são verdadeiros e que os seus dados permaneçam confidenciais. Esse é um processo feito por criptografia durante os seus acessos.

golpes comuns

Direitos autorais

Todos os conteúdos que aparecem em nossos sites, como fotos, textos, sons etc. são protegidos por direitos autorais, ou seja, não é permitida qualquer modificação ou alteração indevida (sem a nossa permissão prévia e expressa). Tentativas de invasão são consideradas roubo, dano e podem sofrer algum tipo de penalidade.

Alterações de nossos Termos

A qualquer momento, as informações que estão aqui podem sofrer alguma alteração. Isso acontece para melhorar a sua experiência e para que a gente esteja sempre de acordo com a lei. Quando isso acontecer, informaremos a alteração no e-mail informado por você no cadastro e/ou no seu próximo acesso aos nossos sites e aplicativos.

Caso você não concorde com as alterações, tem direito de solicitar o cancelamento de seu cadastro a qualquer momento.

Lembre-se: nós exigimos dos nossos clientes o compromisso de utilizar os serviços de acordo com a lei, regulamentos e termos de uso/contratos.

Termos de Uso e Política de Privacidade

Esta página é um resumo, leia na íntegra o texto com os nossos Termos.
Conferir agora

Fale com a gente sempre que precisar

Estamos com você em todos os momentos. Ao surgir dúvidas ou se quiser fazer alguma solicitação, procure os nossos canais:

Central de Atendimento

3003 6300 (segunda a sexta, das 8h às 20h)

Central de Ajuda

ajuda.serasa.com.br

Central de Atendimento (Cadastro Positivo)

0800 776 6606


mulher verificando todo suporte através do notebook

Perguntas frequentes

Essa página foi atualizada em 30 de setembro de 2020