Termos de Uso

Estes Termos de Uso são aplicáveis a todos os Sites e Aplicativo da Serasa, exceto quando possuírem Termos próprios e a todos que acessam os nossos Sites e Aplicativo.  

Com o intuito de trazer maior transparência aos consumidores, estes Termos foram desenvolvidos em linguagem clara e didática, para que seja possível compreender como funcionam os produtos, serviços e o aplicativo da Serasa. 

Recomendamos que Você leia atentamente as condições expostas nestes Termos. Ao aceitar, significa que Você concorda com todas as suas disposições. Caso você não concorde, recomendamos que não utilize nossos Sites e Aplicativo. A utilização dos serviços, parcial ou integralmente, importa a imediata e total aceitação destes Termos. 

Caso Você não concorde com os Termos de Uso e/ou queira acessar exclusivamente o seu Cadastro Positivo, acesse: https://www.serasa.com.br/politicas-do-site/cadastro-positivo 

Caso Você não concorde com os Termos de Uso e/ou queira acessar exclusivamente os seus direitos relacionados ao tratamento de dados pessoais acesse: https://www.serasa.com.br/protecao-dados-pessoais/  

 

Sumário 

1.  Características e qualificação da Serasa 

2.  Requisito de acesso aos serviços on-line da Serasa 

3.  Condições específicas das soluções Serasa 

3.1  Serasa Crédito 

3.2  Serasa Limpa Nome 

3.3  Serasa Score 

3.4  Serasa Premium 

3.5  Serasa Ensina 

3.6  Você Consulta 

3.7  Seguros e Assistências 

3.8  Conta Digital 

3.9  Gestor de Pagamentos 

4.  Cadastro Positivo 

5.  Responsabilidade pelo usuário, senha, celular e e-mail fornecidos 

6.  Compromisso antispam e antiphishing 

7.  Segurança de dados 

8.  Direitos Autorais 

9.  Alterações deste Documento 

10.  Canais de Atendimento 

 

1. Características e qualificação da Serasa 

A Serasa é uma empresa gestora de banco de dados que reúne e presta informações sobre pessoas e empresas, bem como também atua na disponibilização de soluções voltadas para a gestão de risco, proteção do crédito, prevenção a fraudes, educação financeira, qualidade de dados, segmentação de mercado e marketing para apoiar Clientes e Titulares. 

 

A Serasa é parte do grupo Experian, cuja empresa controladora é a Experian plc com sede em Dublin, na Irlanda. Você pode descobrir mais sobre o grupo Experian em www.experianplc.com

A sede da Serasa no Brasil está localizada na Avenida das Nações Unidas, 14.401 – Torre C-1 do Complexo Parque da Cidade – 19º/24º andares, Bairro Chácara, Santo Antônio, São Paulo/SP, CEP 04794-000, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 62.173.620/0001-80. 

2. Requisitos de acesso aos serviços on-line da Serasa 

Para que Você possa acessar com segurança os serviços on-line da Serasa, será realizado um processo de confirmação da sua identidade utilizando também os Dados Pessoais fornecidos para cadastro em nossos Sites e/ou aplicativo. 

Você é responsável pela exatidão, veracidade e atualização dos seus Dados Pessoais informados à Serasa, concordando que eventuais divergências e/ou inconsistências desses dados poderão ocasionar a não validação da sua identidade, o que poderá impedir o acesso a todos ou a alguns dos serviços oferecidos por nós em nossos Sites e Aplicativo, como medida de segurança. 

3.  Condições específicas das soluções Serasa: 

Confira abaixo os termos e condições referentes aos produtos e serviços do ecossistema Serasa. 

3.1 Serasa Crédito 

O Serasa Crédito tem por objetivo facilitar o acesso ao crédito. A partir de uma análise cuidadosa do perfil do consumidor (por meio de critérios que podem incluir os dados pessoais, pendências em birôs de crédito, perfil de crédito e renda), conectamos pessoas em busca de crédito com instituições financeiras que estão dispostas a concedê-lo. 

Conectado com diversos bancos, instituições financeiras e fintechs, os consumidores têm a possibilidade de comparar várias opções de crédito, além de entender qual a melhor opção de oferta para contratar. Atualmente, são mais de 20 (vinte) parceiros reunidos no Serasa Crédito para oferecer diferentes ofertas e modalidades de acordo com a sua realidade e necessidade financeira. 

Em um só lugar é possível simular e encontrar as melhores opções de cartão de crédito, cartão pré-pago, conta digital, empréstimo pessoal, empréstimo com garantia (de veículo e imóvel), empréstimo consignado e condições como as menores taxas do mercado, benefícios exclusivos, parcelamento e até empréstimo com antecipação do FGTS. 

Após a análise, a decisão pela aprovação sempre será da instituição financeira que está concedendo o crédito e Você será informado sobre essa decisão. 

Todas as informações provenientes do Serasa Crédito poderão ser usadas para as finalidades descritas no item “Quais as finalidades do tratamento dos Dados Pessoais realizado pela Serasa?” da Política de Privacidade da Serasa (www.serasa.com.br/termos/politica-do-site/), em especial aquelas que você fornece para solicitação de cartões e/ou operações de crédito. Tais informações também poderão ser compartilhadas com os parceiros do Serasa Crédito (bancos, instituições financeiras, fintechs) para que eles possam definir as ofertas de crédito que serão disponibilizadas à Você, para validação de sua identidade e durante o processo de solicitação de crédito por meio do Serasa Crédito. 

Você autoriza que os parceiros do Serasa Crédito, bem como suas empresas, coligadas, controladoras ou controladas, consultem suas informações no Sistema de Informações de Créditos (SCR) do Banco Central do Brasil quando Você buscar ou solicitar crédito no Serasa Crédito, com a finalidade única e exclusiva de que eles possam definir as ofertas de crédito que serão disponibilizadas a Você. 

3.2 Serasa Limpa Nome 

O Serasa Limpa Nome é uma Plataforma de Renegociação de dívidas pela Internet, de acesso voluntário e restrito ao consumidor, que permite a visualização de ofertas de acordos para renegociação de dívidas com os credores que são parceiros da Serasa. Nesta plataforma, os consumidores podem negociar dívidas negativadas ou não (contas atrasadas). 

Você tem conhecimento de que as ofertas de negociação de dívidas são lançadas na plataforma Serasa Limpa Nome diretamente pelas empresas credoras, de acordo com as políticas internas de cada uma delas, sem nenhuma interferência da Serasa. A responsabilidade pela oferta e definição das condições do acordo no âmbito do Serasa Limpa Nome (inclusive, sem se limitar a respectivos valores e boletos) é exclusiva da(s) empresa(s) credoras da(s) dívida(s). A Serasa não executa ações de cobrança, tampouco define ou participa da definição das condições da oferta. 

Você está ciente que o cadastro e o aceite aos Termos de Uso da plataforma Serasa são opcionais e que, uma vez cadastrado, você poderá receber ofertas de renegociação de dívidas. Caso não queira ter acesso às ofertas, você poderá solicitar o cancelamento do recebimento de tais ofertas na plataforma Serasa Limpa Nome a qualquer tempo. 

VOCÊ TEM CONHECIMENTO QUE OS PAGAMENTOS DOS ACORDOS REALIZADOS NA PLATAFORMA SERASA LIMPA NOME PODEM SER EXECUTADOS POR MEIO DA CONTA DE PAGAMENTO PRÉ-PAGA (“CONTA DIGITAL”) QUE VOCÊ E/OU O CREDOR SEJAM TITULARES, OU AINDA, POR MEIO DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELO GESTOR DE PAGAMENTOS. O SERVIÇO DE GESTOR DE PAGAMENTO OU A CONTA DIGITAL E OS PAGAMENTOS NELA EFETUADOS, SÃO OFERECIDOS PELA PAGUEVELOZ INSTITUIÇÃO DE PAGAMENTO LTDA., INSCRITA NO CNPJ SOB O Nº 03.816.413/0001-37 (“PAGUEVELOZ”), DEVIDAMENTE AUTORIZADA PELO BANCO CENTRAL DO BRASIL E PERTENCENTE AO GRUPO ECONÔMICO DA SERASA. 

Quando se tratar de uma Dívida Negativada, você reconhece expressamente que a baixa da negativação da dívida devidamente quitada é solicitada diretamente pelo respectivo credor que originalmente incluiu a dívida no Cadastro de Inadimplentes. Não obstante, com o intuito de trazer uma melhor experiência a Você e como parte das atividades desempenhadas pela Serasa em seu benefício, Você reconhece que a Serasa terá acesso as informações de pagamento dos acordo(s) executado(s) no âmbito dos serviços ora contratados, para que a Serasa possa prestar os serviços relacionados ao Serasa Limpa Nome, inclusive, quando for o caso, informar os credores sobre a baixa de acordo(s) quitado(s) e, quando aplicável, executar a baixa da respectiva dívida no Cadastro de Inadimplentes. 

Adicionalmente, Você tem ciência e concorda que é responsável por conferir todos os dados constantes do boleto, ou qualquer outra modalidade de pagamento para o acordo firmado antes de realizar o pagamento. É imprescindível que Você leia atentamente todas as informações disponibilizadas. 

As empresas credoras poderão incluir ofertas para negociar as suas dívidas, classificadas da seguinte forma: 

  1. Dívidas Negativadas: são as dívidas que foram negativadas pelas empresas credoras no Cadastro de Inadimplentes da Serasa; 

 

  1. Contas Atrasadas: são as dívidas vencidas e não pagas, mas que não estão negativadas no Cadastro de Inadimplentes da Serasa e, por isso, não podem ser visualizadas pelas empresas que consultarem seu CPF na Serasa e não impactam no cálculo do seu Serasa Score. 

O Serasa Limpa Nome não se confunde com o Cadastro de Inadimplentes. A inclusão de dívidas no Cadastro de Inadimplentes somente é realizada após envio de comunicação prévia específica para esta finalidade pelo credor da dívida.  

Dívidas vencidas há mais de 5 (cinco) anos não são incluídas no Cadastro de Inadimplentes. Cabe ao credor a solicitação de exclusão de dívida negativada do Cadastro de Inadimplentes, no prazo de até 5 (cinco) dias úteis após o pagamento. Caso este prazo já tenha passado e a dívida ainda não tenha sido excluída, entre em contato diretamente com a empresa com quem você negociou. Como parte dos serviços realizados em seu benefício, a Serasa também poderá realizar a baixa da dívida quitada no âmbito do Limpa Nome caso a informação do adimplemento se torne de conhecimento da Serasa, em razão do uso das soluções da Serasa para liquidação do acordo. PARA ESSA FINALIDADE, VOCÊ RECONHECE QUE AS INFORMAÇÕES DO PAGAMENTO DO ACORDO PODERÃO SER INFORMADAS À SERASA PELO CREDOR OU POR INTERMÉDIO DA PAGUEVELOZ.  

As dívidas negativadas somente serão excluídas do Cadastro de Inadimplentes após a confirmação do pagamento do acordo, conforme as condições estipuladas pelas empresas credoras e aceitas por Você no momento da negociação. A Serasa não garante a exclusão de todas as dívidas negativadas, a não ser que você pague todas elas, seja por meio do Serasa Limpa Nome ou não. 

OS DADOS PROVENIENTES DO LIMPA NOME PODEM SER UTILIZADOS PARA AS FINALIDADES PREVISTAS NA SEÇÃO “Quais as finalidades do tratamento dos Dados Pessoais realizado pela Serasa?” PREVISTO NA POLÍTICA DE PRIVACIDADE DA SERASA, COM EXCEÇÃO DAS INFORMAÇÕES DE CONTAS VENCIDAS E NÃO PAGAS HÁ MAIS DE 5 (CINCO) ANOS, QUE SOMENTE SERÃO UTILIZADAS PARA A FINALIDADE DE APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS COM OBJETIVO DE RENEGOCIAÇÃO NA PLATAFORMA LIMPA NOME, NUNCA SENDO UTILIZADAS PARA ANÁLISE DO SEU PERFIL FINANCEIRO, PODENDO SER VISUALIZADAS EXCLUSIVAMENTE POR VOCÊ. 

Caso você tenha alguma dúvida sobre as propostas de negociação ou condições de pagamento, entre em contato com a empresa credora pelos canais de atendimento apresentados no momento da negociação. 

É possível que você não encontre uma dívida ou a empresa com quem gostaria de negociar. Isso pode acontecer se a empresa não for uma das parceiras da Serasa ou se ela não possuir uma oferta de negociação para a sua dívida. Mas não se preocupe, estamos trabalhando dia após dia para integrar cada vez mais parceiros em nosso site. 

Outras dívidas negativadas no Cadastro de Inadimplentes da Serasa, mas sem oferta de acordo na plataforma, podem ser consultadas no site https://www.serasa.com.br/area-cliente/meu-cpf e negociadas diretamente com o credor. 

3.3 Serasa Score 

O Score de crédito é uma das ferramentas de análise de risco de crédito, desenvolvida com base em modelos estatísticos. Ele atribui uma pontuação aos consumidores, representando o risco de inadimplência de um perfil no qual o consultado se encaixa. 

  

Essa pontuação mede o perfil do consumidor e a probabilidade de que ele cumpra com as obrigações decorrentes de operações de crédito. A pontuação é gerada no momento consulta que varia de 0 (maior risco) a 1.000 (menor risco), refletindo a situação financeira atual do consumidor com base em hábitos de pagamento e relacionamento com o mercado de crédito.  

A pontuação é atribuída ao CPF de cada consumidor, auxiliando instituições financeiras na avaliação de risco. Além disso, o Serasa Score é consultado por empresas de diversos segmentos, como operadoras de telefonia, imobiliárias, lojas, entre outras.  

Importante: A decisão de conceder crédito é sempre da instituição financeira, de acordo com suas próprias políticas internas*. A Serasa não interfere nesse processo.  

O cálculo da pontuação é aprimorado constantemente, tornando-se cada vez mais assertivo e preciso. A versão mais recente, lançada em janeiro de 2025, traz o Score em Tempo Real, tornando o Serasa Score a única pontuação de crédito do mercado que reflete o momento atual do consumidor. 

Com o Score em Tempo Real, se você pagar uma oferta de acordo de dívida negativada no Serasa Limpa Nome através do PIX, seu Score poderá subir na hora! 

*A disponibilização da proposta para pagamento da dívida negativada via Pix depende exclusivamente da política do credor, sem ingerência da Serasa. 

3.4 Serasa Premium  

Serviço de monitoramento disponibilizado pela Serasa onde Você poderá, mediante a contratação da assinatura, monitorar seu CPF e/ou CNPJ.  

Você poderá controlar quando empresas poderão consultar sua pontuação do Score, receber avisos de pré-negativação, ter acesso a relatórios e atendimento exclusivo e ainda é alertado caso algum de seus dados sejam vazados na Dark Web, dentre outros serviços. 

3.5 Serasa Ensina 

O Serasa Ensina é o blog da Serasa em que são publicados diversos materiais relacionados a educação financeira, produtos da Serasa, bem como matérias sobre os principais assuntos em evidência no mercado. 

O Serasa Ensina é uma ferramenta que auxiliará Você, por meio de serviços e conteúdo, na organização das finanças e na obtenção de crédito, descomplicando sua vida financeira. 

3.6 Você Consulta 

Com o serviço Você Consulta, é destinado as pessoas naturais (físicas) que pretendem contratar prestadores de serviços, sejam eles profissionais liberais ou trabalhadores autônomos. As informações apresentadas nas consultas são confidenciais e somente devem ser utilizadas para fins de auxílio em decisões de negócios próprios. Os dados contidos nas consultas não podem, em nenhuma circunstância, serem divulgados ou utilizados para outras finalidades que não sejam de apoio à decisão de negócio, como, por exemplo, para fins ilícitos, abusivos, de difamação ou para provocar qualquer tipo de constrangimento contra a pessoa consultada. 

Nesta consulta você poderá ter acesso às seguintes informações: dívidas negativadas, ações judiciais, protestos, participação societária, Situação na Receita Federal, dentre outras. 

3.7 Seguros e Assistências 

Diversas opções de seguros e assistências que podem ser contratados por Você junto aos nossos parceiros. 

3.8 Conta Digital 

Sempre que você desejar realizar o cadastro de chaves Pix, executar o aporte de valores como saldo na Conta Digital ou, ainda, executar pagamentos mediante débito de recursos previamente aportados (inclusive para fins de recarga de celular, pagamento de acordos do Limpa Nome por meio do Pix, entre outros), Você poderá, realizar a abertura da Conta Digital junto à PagueVeloz, por meio do aplicativo da Serasa , declarando estar ciente e de acordo com os termos do Contrato da Conta Digital Pague Veloz. 

Caso Você decida pela abertura da Conta Digital, Você concorda e autoriza expressamente que a Serasa compartilhe seus dados cadastrais (nome completo, CPF, endereço, renda, dentre outros necessários) com a PagueVeloz para abertura de Conta Digital em seu nome, com a finalidade de viabilizar pagamento por meio do Aplicativo Serasa e outros serviços oferecidos pela Serasa. 

VOCÊ TEM CIÊNCIA DE QUE A PAGUEVELOZ PODERÁ COMPARTILHAR COM A SERASA DADOS SOBRE A UTILIZAÇÃO DA CONTA DIGITAL PARA A FINALIDADE EXCLUSIVA DE PREVENÇÃO A FRAUDES E ATENDIMENTO DAS NORMAS VIGENTES. 

Caso você opte por usar outros serviços de pagamento oferecidos a Você por meio do Aplicativo Serasa, estes poderão ser cobrados, conforme tabela de tarifas disponível em: Perguntas frequentes da carteira digital. 

A Conta Digital poderá ser encerrada automaticamente, sem qualquer custo, caso você não utilize nenhum dos seus serviços por um período de 60 (sessenta) dias e desde que não haja saldo em conta. Além disso, você também poderá solicitar o encerramento da Conta Digital a qualquer momento por meio do Aplicativo Serasa. 

3.9 Gestor de Pagamentos 

Com o objetivo de assegurar o integral e fiel adimplemento das ordens de pagamentos realizadas não Aplicativo Serasa, em especial o pagamento dos acordos na Plataforma Limpa Nome, a PagueVeloz atuará gratuitamente como Gestor de Pagamentos. 

PARA QUE OS PAGAMENTOS SEJAM FORMALIZADOS VIA PLATAFORMA SERASA LIMPA NOME E/OU APLICATIVO SERASA (CONFORME APLICÁVEL), VOCÊ CONCORDA E AUTORIZA QUE A PAGUEVELOZ RECEBA EM CONTA DE PRÓPRIA TITULARIDADE OS VALORES PAGOS POR VOCÊ, VIA PIX OU BOLETO, E, EM SEU NOME, REALIZE O PAGAMENTO PERANTE O CREDOR. 

Qualquer falha ou atraso no pagamento decorrente da ausência, atraso ou incorreção das informações prestadas pelo Credor à Serasa não acarretará qualquer tipo de responsabilidade à Serasa e/ou ao Gestor de Pagamentos. 

Caso o Gestor de Pagamentos não consiga concluir o pagamento perante o Credor, Você receberá de volta integralmente o valor pago. Neste caso, o Gestor de Pagamentos realizará a devolução ou transferência do valor, via Pix, para a chave Pix de sua titularidade utilizada no pagamento ou para conta indicada por Você que seja de sua própria titularidade.  

Lembramos que a Serasa e/ou o Gestor de Pagamentos não executam ações de cobrança, tampouco definem ou participam da definição das condições da oferta. 

4. Cadastro Positivo 

O Cadastro Positivo é um banco de dados que contém o seu histórico de crédito, ou seja, o que Você se comprometeu a pagar a prazo e também o que Você já pagou, conforme previsto na Lei nº 12.414/11 e regulamentado pelo Decreto nº 7.829/12. 

A realização de cadastro e criação de sua conta na Serasa não inclui o acesso ou a autorização para a consulta ao Cadastro Positivo. Caso deseje mais informações sobre o Cadastro Positivo, acesse o Site https://www.serasa.com.br/cadastro-positivo

5. Responsabilidade pelo usuário, senha, celular e e-mail fornecidos 

Você poderá acessar o site da Serasa com o seu usuário e sua senha exclusiva, individual, intransferível e de seu conhecimento exclusivo. Você se responsabiliza pela guarda de seu usuário e sua senha, não os repassando a nenhum terceiro, em hipótese alguma. 

O e-mail e/ou telefone celular fornecido por Você poderá ser utilizado para o envio de comunicados pela Serasa, incluindo, mas não se limitando, para informar a abertura de cadastro ou inclusão de informações de inadimplência (dívidas não pagas) em atendimento à legislação em vigor, seja por meio de SMS, WhatsApp ou qualquer mensagem telefônica ou eletrônica. 

Lembre-se que Você é responsável por todas as suas ações ou omissões realizadas nos nossos Sites e Aplicativos, pela reparação de danos causados à Serasa, terceiros ou outros Usuários, a partir do seu acesso e uso dos nossos Sites e Aplicativos.  

Desta forma, a Serasa não se responsabiliza pelos itens citados acima e tampouco por indisponibilidades e falhas técnicas do sistema dos Sites e Aplicativo. Considere também que conteúdos enviados e/ou transmitidos por Usuários e/ou terceiros não representam a opinião ou a visão da Serasa. 

6. Compromisso antispam e antiphishing 

A Serasa atua de acordo com as boas práticas do mercado digital. Por isso, recomendamos que, caso Você receba um e-mail em nosso nome e suspeite de fraude, não abra os arquivos anexos e nem clique em qualquer link ou botão. Você poderá enviar uma mensagem para abuse@br.experian.com para que possamos avaliar e tomar as medidas possíveis no combate ao crime eletrônico. 

Importante: este endereço de e-mail somente aceita mensagens referentes a fraudes, denúncias e informações sobre possíveis irregularidades ocorridas. Caso tenha alguma dúvida ou queira obter informações sobre outros assuntos, entre em contato com os Canais de Atendimento descritos no item 10, abaixo. 

7. Segurança de Dados 

A Serasa protege a segurança durante o acesso ao seu Site, nas transações e na captação de informações, por meio do processo de criptografia dos dados, utilizando o protocolo de segurança Secure Socket Layers (SSL) que comprova a autenticidade dos Sites, assim como assegura a integridade e a confidencialidade dos dados durante a sua transmissão. 

8. Direitos Autorais 

Todos os textos, imagens, sons e/ou aplicativos exibidos nos nossos Sites e Aplicativo são protegidos por direitos autorais. Não é permitido modificar, reproduzir, armazenar, transmitir, copiar, distribuir ou utilizar esses recursos de quaisquer outras formas para fins comerciais sem o nosso consentimento prévio e formal, o qual nunca será presumido. 

Tentativas de invasão aos nossos Sites serão consideradas como dano, roubo ou qualquer outra tipificação penal que corresponda às consequências da invasão. 

9. Alterações deste Documento 

Este Documento está sujeito a alterações a qualquer momento. Toda e qualquer alteração visa a se adequar às eventuais modificações nos Sites e Aplicativo da Serasa, sejam de mudanças para novas tecnologias ou sempre que for necessário, bem como a novos requisitos legais, regulatórios ou contratuais. 

Você deve verificar regularmente as atualizações nestes Termos de Uso, no site ou aplicativo da Serasa. 

Ainda, as alterações no conteúdo destes Termos de Uso serão informadas por e-mail ao endereço informado por Você e/ou no seu próximo acesso aos Sites ou aplicativo da Serasa. 

Caso Você não concorde com as alterações incluídas nos Termos de Uso, Você tem direito de solicitar o cancelamento de seu cadastro a qualquer tempo. 

A Serasa exige dos seus clientes o compromisso de utilizar os serviços contratados em conformidade com a lei, os respectivos regulamentos e Termos de Uso e/ou contratos. 

10. Canais de Atendimento 

A Serasa não possui atendimento presencial. Porém, oferece canais digitais para Você acessar todos os produtos e serviços com agilidade e segurança de onde Você estiver. 

Você pode falar com a Central de Atendimento ao Consumidor pelo telefone 3003-6300 (caso não esteja em capitais ou regiões metropolitanas, use o DDD da capital mais próxima). O atendimento é de segunda a sexta, das 08h às 20h. 

Você também pode solicitar informações ou fazer reclamações via internet, acessando a Central de Ajuda - ajuda.serasa.com.br. 

A Serasa Experian disponibiliza canais de atendimento e de ouvidoria gratuitos e exclusivos para os assuntos relacionados ao Cadastro Positivo. Lá, Você pode obter informações, oferecer sugestões e reclamações. Você também pode entrar em contato por meio do telefone 0800-776-6606.