10 hábitos financeiros para equilibrar as contas
Saber manejar o dinheiro é a chave para conquistar uma situação econômica mais equilibrada. Confira 10 hábitos financeiros que valem ser adotados
Autor: Mariana Furlan
Publicado em 28 de fevereiro de 2023
O primeiro passo para melhorar a vida financeira não é necessariamente ganhar melhor, mas adquirir hábitos financeiros saudáveis. A partir de uma nova relação com o dinheiro e com as formas de consumo é possível abrir espaço para criar metas e planejar sonhos.
Selecionamos 10 hábitos financeiros que todo mundo pode adotar, confira a seguir.
Assista | Como praticar o consumo consciente?
1 – Anote todos os gastos
Este é o compromisso número 1 de quem tem bons hábitos financeiros. É preciso anotar todos os gastos do mês, desde o aluguel até o cafezinho, para entender o cenário financeiro e identificar em qual área é possível reduzir custos.
Essas anotações podem ser feitas à moda antiga, em um caderninho, ou em uma planilha online. Vale a pena testar um modelo digital, há muitos disponíveis que são fáceis de usar. Dessa forma, é possível anotar tudo no celular na hora das compras.
Leia também | Como melhorar a vida financeira economizando dinheiro
2 – Gaste menos do que ganha
Essa é uma matemática simples, mas na prática não é tão fácil de manter. Consumir todo o salário do mês deixa a vida mais estressante e contas não previstas, como o conserto do carro ou tratamento dentário, viram uma dor de cabeça.
Depois de anotar os gastos e comparar com o dinheiro que entra, crie estratégias de redução de custos para que mensalmente algum valor vá para a reserva de emergência. Gastar menos do que se ganha deve ser uma meta para todos os meses.
Leia também | Como economizar dinheiro ganhando pouco
3 – Saiba onde investir as economias
O dinheiro que sobra mensalmente merece ser aplicado de forma segura, mas que garanta algum rendimento. Pesquise sobre o mercado financeiro e entenda qual seu perfil de investidor. Mesmo para perfis conservadores, que não estão dispostos a correr os riscos de uma bolsa de valores, há opções mais rentáveis que a poupança.
Leia também | Qual o melhor investimento para iniciantes?
4 – Use o cartão de crédito com moderação
O cartão de crédito é uma ferramenta muito prática, mas é preciso usá-la com cuidado. Não é incomum ser surpreendido com uma fatura mais alta que o imaginado, maior que o dinheiro disponível para quitá-la no mês. Procure não ter muitos cartões e evite pagar apenas o valor mínimo da fatura.
5 – Elimine taxas de manutenção bancária
De acordo com uma pesquisa do Guiabolso, um brasileiro gasta em média R$900 por ano em taxas de manutenção de conta corrente, tarifas bancárias e anuidades de cartão de crédito. É muito dinheiro. Uma alternativa para eliminar esses gastos é optar por contas digitais das instituições bancárias, que costumam ter tarifa zero.
Leia também | Qual a melhor conta bancária para o seu bolso?
6 – Economize nas contas de casa
Todo padrão de consumo pode ser revisto. Mudanças consistentes fazem diferença no fim do mês. Crie novos hábitos para economizar energia, água e gás. Na hora do supermercado, lembre-se de fazer uma lista de compras antes de sair de casa e no hortifrúti dê preferência aos produtos da estação, que são mais baratos e saborosos.
7 - Prefira a versão gratuita de aplicativos
Optar pela versão grátis de aplicativos como YouTube, Deezer e Spotify se converte em uma boa economia, mesmo que isso signifique usá-los com menos funções e mais publicidade. Revise também o gasto com streamings, como Netflix, Globoplay e Prime Video. Avalie a possibilidade de manter apenas uma assinatura e de pagar menos organizando planos familiares.
Ignorar pequenas despesas cumulativas é uma das armadilhas que levam ao descontrole financeiro. Ao eliminar as assinaturas, por exemplo, é possível economizar cerca de R$450 por ano.
8 – Cozinhe mais em casa
Refeições em restaurantes e lanchonetes costumam pesar no orçamento mensal, principalmente se a rotina exige almoçar fora durante a semana. Além disso, é possível que boa parte desse dinheiro esteja sendo investida em refeições rotineiras e pouco especiais, apenas em nome da praticidade.
A dica é investir tempo e energia para cozinhar mais em casa, planejar refeições para congelar e preparar marmitas para levar ao trabalho. O novo hábito certamente será garantia de economia e alimentação mais equilibrada.
Reserve o ato de comer fora para refeições realmente especiais, para fugir da rotina e compartilhar momentos com amigos e família.
9 – Evite comprar por impulso
Quase todo mundo já sentiu aquele arrependimento depois de uma compra impulsiva. Imagine então o impacto de várias delas em um mês na vida financeira. Essa é uma questão comportamental que pede algumas estratégias.
Cada pessoa deve avaliar o próprio cenário para entender como funciona o seu próprio mecanismo de compra por impulso, mas há dicas básicas que podem ajudar:
- Crie uma “regra da espera”, ou seja, um tempo mínimo para aguardar antes de efetuar a compra que deseja. Pode ser um dia, uma semana ou até um mês.
- Deixe o cartão de crédito em casa.
- Evite ir ao shopping com amigos muito consumistas.
- Não saia para fazer compras quando estiver se sentindo triste ou frustrado.
- Evite visitar liquidações sem precisar de um produto específico.
10 – Pesquise opções gratuitas de lazer
Essa é outra mudança comportamental que tem muito impacto no bolso. É comum associar lazer a consumo, por questões culturais pouco saudáveis, mas há opções gratuitas, basta pesquisar e sair do lugar-comum. Busque, por exemplo, a programação cultural da região e prestigie eventos em espaços públicos.
Experimente trocar uma tarde no shopping por um piquenique no parque, ou ainda conhecer a biblioteca pública da cidade, se existir.
Use uma carteira digital
Uma forma de ter mais controle sobre as contas é usar uma carteira online, que concentra os pagamentos. A Carteira Digital Serasa é gratuita e tem tudo que você precisa para pagar contas online em um só lugar, de forma fácil, rápida e segura. Conheça as funcionalidades:
• Recarga de celular
• Pagamentos de boletos diversos
• Pagamento de acordos no Serasa Limpa Nome
• Pagamento de débitos veiculares
Para acessar:
• Baixe o app da Serasa (iOS ou Android) ou acesse o site
• Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis
• Faça o login
Pronto! É só aproveitar os serviços que a Carteira Digital Serasa tem para você