Entrar

Ano sabático: como se preparar financeiramente

A pausa prolongada na carreira ou nos estudos exige planejamento. Confira dicas para não passar dificuldades.

Dose elevada de casal olhando para a paisagem da montanha do pão de açúcar de Marco

Publicado em: 19 de julho de 2023.

Autor: Sara Moreira


Fazer uma longa e necessária pausa na rotina de trabalho e em outras demandas da vida é o desejo de muita gente – e isso tem nome: ano sabático.

Embora não existam dados que mostrem a quantidade de pessoas que tornam isso possível, o fato é que não é difícil encontrar profissionais que decidem dar essa pausa para aproveitar melhor momentos de descanso e recalcular os rumos da vida.

No entanto, para viver um ano sabático (mesmo que não seja exatamente um ano, mas alguns meses), é preciso se planejar. Afinal, as demandas financeiras continuam existindo – alimentação, viagem, seguros, contas básicas também fazem parte desse período.

Nesse caso, confira neste conteúdo o que é ano sabático, vantagens, desvantagens e como se planejar financeiramente para viver esse momento de vida.

O que é ano sabático

O ano sabático é um período em que uma pessoa interrompe temporariamente os estudos regulares ou a carreira profissional para se dedicar a outras atividades, descansar e repensar a vida.

Essas atividades podem incluir: 

  • ●     aprendizado;
  • ●     descanso;
  • ●     reflexão;
  • ●     desenvolvimento pessoal;
  • ●     busca de novas experiências.

 

Durante esse período, as pessoas costumam se afastar das responsabilidades habituais e se envolver em atividades que as inspirem, ajudem a adquirir novas habilidades ou simplesmente proporcionem uma pausa necessária na rotina.

O ano sabático não deve ser confundido com as férias habituais de uma pessoa. Como se trata de um período maior, é preciso entrar em acordo com a empresa – algumas chegam a remunerar o funcionário durante a pausa, mas isso não é usual. Daí a importância de se planejar com antecedência.

Assista | 6 dicas de como juntar dinheiro para viajar!


Vantagens e desvantagens de viver um ano sabático

Viver essa pausa prolongada na rotina habitual tem vantagens e desvantagens. Por isso, é importante considerar todos os pontos antes de tomar a decisão.

Vantagens de viver um ano sabático


Autoconhecimento e desenvolvimento pessoal

Um ano sabático pode proporcionar tempo para reflexão, permitindo maior descoberta de si mesmo, interesses, valores e metas de vida. Isso pode levar a um maior autoconhecimento e amadurecimento pessoal.


Aprendizado e crescimento

Durante um ano sabático, a pessoa pode buscar novas experiências de aprendizado, como cursos, workshops, intercâmbios, viagens e imersão em diferentes culturas. Essas experiências podem ampliar os conhecimentos, habilidades e perspectivas, contribuindo para o crescimento pessoal e profissional.

 

Recarga de energia e redução do estresse

Um ano sabático pode proporcionar um descanso do estresse e das demandas da vida cotidiana. Isso pode ajudar a reduzir o esgotamento, restaurar a energia e melhorar a saúde mental e emocional.


Exploração de novas oportunidades

Essa pausa prolongada pode abrir portas para novas oportunidades, seja por meio de conexões pessoais, contatos profissionais ou experiências inesperadas. Essas oportunidades podem levar a descobertas de carreira, crescimento profissional ou até mesmo inspirar novos projetos ou empreendimentos.

Desvantagens de viver um ano sabático


Impacto financeiro

Tirar um ano sabático pode ter um impacto significativo nas finanças pessoais. Sem uma renda regular, pode ser necessário planejar cuidadosamente o orçamento ou economizar antecipadamente para cobrir as despesas nesse período.


Interrupção da carreira ou estudos

Se a pessoa estiver interrompendo a carreira ou estudos para um ano sabático, futuramente pode ser necessário lidar com lacunas no currículo, dificuldades para retornar à carreira ou problemas de reajuste acadêmico após o período de pausa.


Dificuldades de reintegração

Após um ano sabático, pode ser desafiador reintegrar-se à rotina normal. A adaptação às responsabilidades e exigências anteriores pode exigir algum tempo e esforço, especialmente se houver mudança significativa no contexto ou ambiente de trabalho.

Leia também | 7 dicas de planejamento para juntar dinheiro que você precisa conhecer

Como planejar financeiramente o ano sabático

Depois de entender o que é o ano sabático, eis a questão: quanto custa um ano sabático? A resposta dependerá de fatores como:

  • ●     o tempo da pausa;
  • ●     os recursos financeiros já disponíveis;
  • ●     as atividades que serão feitas no ano sabático (viagens, cursos).

 

A seguir, separamos dicas importantes para o planejamento financeiro desse período:

  1. Estabeleça um orçamento realista

    Comece avaliando as despesas essenciais, como moradia, alimentação, transporte e seguro de saúde.

    Em seguida, adicione outras categorias, como viagens, cursos ou atividades específicas que deseja realizar durante o ano sabático. Isso ajudará a estabelecer um orçamento realista e a identificar áreas em que será preciso economizar ou ajustar gastos.


  2. Economize antecipadamente

    Se possível, comece a economizar dinheiro com antecedência, antes de iniciar o ano sabático.

    Determine uma quantia mensal que pode ser reservada para esse propósito e crie um plano de economia. Considere também a possibilidade de cortar gastos não essenciais ou buscar renda extra para aumentar as economias.


  3. Minimize despesas durante o ano sabático

    Durante o ano sabático, procure maneiras de reduzir custos. Considere opções de hospedagem econômicas, como alugar quartos em residências locais, utilizar plataformas de compartilhamento de acomodações ou fazer intercâmbio de trabalho por hospedagem. 

    Cozinhar em casa em vez de comer fora regularmente também pode ser uma maneira de economizar dinheiro.


  4. Tenha uma reserva de emergência

    É importante ter uma reserva de emergência para lidar com despesas inesperadas durante o ano sabático. Certifique-se de ter uma quantia adequada para cobrir imprevistos, como problemas de saúde ou emergências durante a viagem.


  5. Considere a volta ao trabalho

    Se pretende retornar à carreira após o ano sabático, pense nas implicações financeiras e profissionais desse período de pausa.

    Analise o impacto que a interrupção temporária da carreira pode ter no seu retorno ao trabalho e se prepare para enfrentar possíveis desafios financeiros nesse processo.

    Leia também | Planejamento financeiro: como assumir o controle das suas finanças

Monitore seu CPF automaticamente e tenha um ano sabático mais tranquilo

Para ficar no controle da sua vida financeira, é importante acompanhar tudo que acontece com seus dados. O Serasa Premium é o serviço de assinatura da Serasa que monitora 24 horas por dia seu CPF e CNPJ, trazendo informações sobre consultas, variação do Serasa Score, vazamento de dados na Dark Web, negativações e muito mais.  

Só com a conta Premium você tem atendimento exclusivo na Serasa e controla se seu Serasa Score pode ou não ser consultado pelo mercado. O Premium avisa sempre que:

  • ●      seu CPF e CNPJ for consultado; 
  • ●      seu Serasa Score variar; 
  • ●      uma negativação* estiver prestes a acontecer (antes do comunicado oficial, que é gratuito e para todos os consumidores); 
  • ●      seus dados vazarem na Dark Web. 
serasa score

*Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial.