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Banco abre que horas? Saiba horários pelo Brasil

Saiba qual a regra para horários de atendimento em agências físicas de bancos no Brasil.

Publicado em: 21 de março de 2025

Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 13 minutos

Texto de: Time Serasa

Mulher usando um distribuidor de dinheiro no banco

Quando é preciso fazer alguma atividade bancária pessoalmente, é preciso primeiro saber: o banco abre que horas? Por isso, este artigo elenca os horários de funcionamento dos principais bancos do Brasil, além das mudanças em momentos específicos, como feriados e feriados prolongados. Entenda, ainda, sobre alternativas que dispensam a presença física em uma agência.

Assista | Como negociar dívida com banco? - Serasa Ensina

Banco abre que horas?

O horário em que um banco abre é regulado pelo Banco Central (BC), instituição que também cuida de outras questões, como o Sistema de Valores a Receber, por exemplo.

Em relação aos horários bancários, confira como funcionam essas regras estabelecidas pelo BC, a seguir.

Qual é o horário de funcionamento dos bancos nas grandes cidades?

  • Em grandes cidades ou mesmo em municípios menores, as regras do BC são as mesmas. Segundo a instituição:

  • ●      o horário mínimo de atendimento ao público nas agências físicas de bancos é de cinco horas diárias ininterruptas;
  • ●      dentro deste horário, é obrigatório oferecer atendimento no período de 12h às 15h, horário de Brasília.


Essa regra se aplica inclusive a agências instaladas em municípios onde não haja agência de outros bancos.

Além disso, o BC também cita o caso de instituições financeiras não bancárias e demais entidades autorizadas pela instituição a funcionar, tem que ter o horário de atendimento ao público livre. Porém, essas empresas são obrigadas a divulgar o horário de atendimento que escolheram, em local e formato visíveis ao público.

Agora, para saber que horas abre o banco Itaú, o Banco do Brasil e outras instituições, confira a tabela a seguir:

Horário de atendimento dos principais bancos no Brasil

Bancos Horário de funcionamento para atendimentos presenciais
Banco do Brasil segunda a sexta: 10h00 às 15h00, ou 10h00 às 16h00 (dias úteis, podendo variar dependendo da localidade)
Caixa Econômica Federal segunda a sexta: 10h00 às 16h00 (dias úteis)
Itaú segunda a sexta: 10h00 às 15h00, ou 10h00 às 16h00 (dias úteis, podendo variar dependendo da localidade)
Bradesco segunda a sexta: 10h00 às 15h00, ou 10h00 às 16h00 (dias úteis, podendo variar dependendo da localidade)
Santandersegunda a sexta: horário geral das agências: 09h00 às 17h00 segunda a sexta: horário especial das agências em shoppings: 10h00 às 18h00. segunda a sexta: atendimento nos caixas das 10h às 16h.

Como funcionam os horários dos bancos durante os feriados

Já os horários dos bancos durante feriados e feriados prolongados podem ter algumas alterações. Segundo o BC, para datas como a Quarta-Feira de Cinzas, o dia 24 de dezembro e os casos excepcionais, incluindo festividades locais ou eventos extraordinários, o banco pode ter um horário especial de funcionamento.

Essas mudanças, no entanto, precisam garantir no mínimo duas horas de atendimento ao público, seguindo as regras divulgadas pela Resolução 2.932, de 2002, divulgada pelo próprio Banco Central.


Como consultar seu Serasa Score a qualquer hora do dia

Para além das atividades bancárias, existem outras consultas importantes de serem feitas frequentemente pelos consumidores. Uma delas é a do score de crédito. O Serasa Score O Serasa Score é uma pontuação de 0 a 1.000 que mostra como está a saúde financeira do consumidor.

Essa pontuação é utilizada por empresas para saber se você é um bom pagador e, por isso, é importante acompanhá-la já que ela é um dos critérios que pode ajudar a conseguir crédito mais fácil.

A consulta ao Serasa Score pode ser feita a qualquer momento, de forma totalmente online.


Como consultar o Serasa Score?

Consultar o seu Serasa Score é rápido, fácil e grátis! Com apenas alguns cliques, você pode acompanhar sua pontuação em tempo real:

  1. Acesse o site ou app da Serasa: entre no site oficial ou baixe o aplicativo na Google Play ou na App Store.

  2. Crie sua conta: caso ainda não tenha um cadastro, será necessário criar uma conta com seu CPF, nome completo, data de nascimento e um e-mail válido.

  3. Faça o login: após o cadastro, utilize seu CPF e a senha definida para acessar a plataforma, seja pelo site ou aplicativo.

  4. Confira sua pontuação: assim que acessar, seu Serasa Score será exibido na tela inicial com seu histórico de alterações da pontuação ao longo do tempo.

  5. Descubra o que impacta seu Score: clique na pontuação para conferir detalhes, como os fatores que contribuíram para aumentos ou reduções do seu Score.

Antes, o Score podia levar até três meses para subir. Agora, a Serasa lançou o Score em Tempo Real, onde a pontuação pode subir com mais agilidade, quando o credor pagar uma dívida negativada pelo Serasa Limpa Nome, usando Pix. É possível conhecer melhor esta ferramenta e suas novidades através do Manual Score da Serasa.

O que fazer quando não conseguir ir ao banco dentro do horário comercial?

Porém, se o consumidor não conseguir ir a uma agência física de um banco dentro do horário comercial, é possível resolver suas questões e tirar dúvidas de outras formas. Dependendo do caso, essas outras formas de contato poderão suprir as necessidades.

Confira algumas soluções, a seguir:

Soluções para quem precisa de serviços bancários fora do horário de funcionamento

  • Assim como os bancos digitais têm atendimento fora do âmbito presencial, também os bancos tradicionais têm formas mais simples de resolver uma questão bancária fora do horário de atendimento física. Algumas delas são:

  • ●      Pedir suporte via aplicativo do banco.
  • ●      Entrar em contato com o banco por e-mail.
  • ●      Ligar para números de telefone oficiais do banco.
  • ●      Enviar uma mensagem para suportes via números de WhatsApp oficiais do banco.
  • ●      Ir até um terminal de caixa eletrônico de autoatendimento.
  • ●      Acessar o internet banking do seu banco.


Como usar a internet banking e o caixa eletrônico para consultar seu crédito

Um dos serviços que os clientes de bancos podem precisar buscar fora das agências físicas é a consulta a respeito de crédito. Confira o passo a passo para isso de duas formas diferentes:


Como consultar seu crédito pelo Internet Banking

  1. acesse o site ou aplicativo do seu banco;

  2. faça login com seus dados (CPF, senha e, se necessário, autenticação via SMS ou aplicativo).

  3. no menu principal, procure por opções como "Empréstimos", "Crédito" ou "Limite de crédito".

  4. escolha a opção de consulta de crédito disponível, como limite de cheque especial, cartão de crédito ou crédito pessoal.

  5. se houver crédito pré-aprovado, o sistema mostrará o valor disponível e as condições.

Como consultar seu crédito no Caixa Eletrônico

  1. insira seu cartão bancário no caixa eletrônico e digite sua senha.

  2. no menu principal, procure e selecione a opção "Crédito", "Empréstimos" ou "Limite".

  3. escolha o tipo de crédito que deseja consultar (cartão, cheque especial, empréstimo).

  4. a tela exibirá as informações do seu crédito disponível. Se houver um valor pré-aprovado, o caixa eletrônico pode oferecer a opção de contratação direta.

O impacto do horário bancário na sua capacidade de obter crédito

O horário bancário pode afetar sua capacidade de obter crédito de diferentes formas, dependendo do canal de atendimento que você utiliza e do seu próprio perfil.

Perfis de clientes que podem ter dificuldade de acessar bancos em horário comercial

Para idosos, por exemplo, pode ser mais difícil conseguir acessar meios digitais de consulta e solicitação de crédito, como aplicativos e internet banking.

Já para quem trabalha no horário comercial o horário pode ser um impeditivo para tirar dúvidas, já que para falar com um gerente ou consultor bancário, será necessário ir até a agência dentro do horário de funcionamento (geralmente de segunda a sexta, das 10h às 16h).

pode ser preciso se organizar ou pedir uma pausa maior de almoço, por exemplo, para conseguir ir até uma agência física e pedir orientação de gerentes e atendentes.

Limitações de canais bancários não-presenciais

Já em relação aos formatos de atendimentos, apesar de ser possível acessá-los em qualquer momento, algumas análises de crédito mais complexas, como financiamentos e empréstimos empresariais, podem exigir documentos e aprovações que só são processados no horário comercial.

Outra questão é que muitos bancos permitem a contratação de crédito 24h via internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico, mas a liberação do dinheiro pode depender do horário bancário, por exemplo.

Dependendo do banco e do perfil de crédito da pessoa, também pode ser necessário um atendimento mais personalizado e até presencial para que as solicitações sejam analisadas e liberadas.

Para melhorar a vida financeira, acesse o canal da Serasa no YouTube

O Serasa Ensina é o canal da Serasa no YouTube, criado para descomplicar a educação financeira, por meio de centenas de conteúdos atualizados toda semana. Os vídeos ajudam você a cuidar do dinheiro, negociar dívidas, proteger-se contra fraudes, aumentar o Serasa Score, economizar na rotina, organizar as finanças e muito mais. 

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