Cadastro Único: como receber os benefícios sociais?
Para receber os benefícios sociais oferecidos pelo governo federal, o cidadão precisa possuir inscrição no CadÚnico
Publicado em: 09 de março de 2022.
Para amenizar os impactos da pandemia do novo coronavírus, o governo anunciou, em 2020, a liberação de um auxílio emergencial. O benefício foi repassado para os trabalhadores informais, desempregados e MEI. Como a procura foi grande, esse repasse seguiu uma ordem de pagamento estabelecida e quem já tinha Cadastro Único (CadÚnico) levou vantagem na antecipação do recebimento.
Assista | Como se inscrever no Cadastro Único - Serasa Ensina
Os pagamentos foram liberados na seguinte ordem:
Trabalhadores informais que recebem o Bolsa Família
Trabalhadores informais que estão no Cadastro Único
Microempreendedores individuais e contribuintes individuais
Informais sem cadastro (que devem fazer autodeclaração)
O auxílio previu a distribuição de 600 reais durante três meses, mas acabou sendo prorrogado enquanto durou o estado de calamidade pública, com reajuste nos valores, até outubro de 2021, já que muitas atividades econômicas foram afetadas pela crise.
No total, o Governo Federal repassou à população o equivalente a nove parcelas de pagamentos no ano de 2020, e sete em 2021, somando aproximadamente 359 bilhões de reais. Estima-se que, ao todo, cerca de 67,9 milhões de pessoas receberam o Auxílio Emergencial, o que representa um terço da população brasileira.
Com a retomada da economia e o controle da pandemia, o auxílio emergencial chegou ao fim, sendo substituído pelo Auxílio Brasil, criado para atender às famílias de baixa renda. Um dos requisitos para participar do novo programa do governo é possuir a inscrição no CadÚnico.
E como saber se você está inscrito?
Listamos 3 formas de conferir se você faz parte desse Cadastro:
PELO SITE
A consulta pelo site do Ministério da Cidadania é simples.
Acesse o site do Cadastro Único.
Preencha o formulário com seu nome completo, data de nascimento, o nome da mãe e selecione o estado e município onde mora.
Clique em “Emitir” para saber se está no cadastro ou não.
DICAS:
• Muitas vezes não lembramos o nome fornecido no cadastro, então tente todas as combinações do seu nome e sobrenome para fazer essa consulta.
• A grande procura pode gerar instabilidade no site, mas não se preocupe, existem outras formas de conferir seu cadastro.
PELO APLICATIVO
Se você preferir, pode baixar o aplicativo do Cadastro Único no seu celular.
Baixe o aplicativo na loja do seu celular (Google Play ou App Store)
Abra o aplicativo e clique em entrar.
Preencha o mesmo formulário do site: nome, data de nascimento, nome da mãe e lugar onde mora.
PELO TELEFONE
Também é possível fazer essa consulta por telefone. O ministério conta com um canal de atendimento para tirar as dúvidas sobre os programas sociais e CadÚnico.
Ligue para 0800 707 2003
Selecione a opção 5.
A ligação é gratuita. Confira os horários de atendimento:
07h às 19h de segunda a sexta
10h às 16h nos finais de semana e feriados
Monitore seu CPF e se proteja contra fraudes
Meu CPF está suspenso! E agora?
A Justiça Federal decidiu manter a exigência do CPF regularizado para receber o auxílio. Então, verifique a situação do seu. Se você estiver com o CPF SUSPENSO, não se preocupe. Regularizar é simples. Nós temos um conteúdo que explica o passo a passo para regularizar CPF suspenso.
Aliás, também já explicamos aqui no portal sobre as decisões do governo para o Auxílio Brasil. Agora que você já sabe como consultar se tem direito e se está inscrito no Cadastro Único (CadÚnico), compartilhe esse conteúdo com todo mundo.