Retificação de Imposto de Renda: quando fazer
Retificação de Imposto de Renda: quando fazerData de publicação 2 de abril de 20257 minutos de leitura
Atualizado em: 10 de junho de 2024
Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
É importante saber como cancelar CNPJ – o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica – para que uma empresa deixe de existir legalmente no Brasil.
Para realizar esse procedimento, é preciso seguir todas as etapas, pois se algo for feito de forma errada (ou se não for feito) pode haver consequências negativas e problemas com a Receita Federal.
Este artigo explica como fazer esse cancelamento.
Cancelar CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) significa encerrar oficialmente a existência de uma empresa junto aos órgãos competentes no Brasil.
O CNPJ é um número de identificação único atribuído a empresas e organizações para fins fiscais, tributários e administrativos. Por isso, ao cancelar o cadastro, a empresa é considerada extinta e não poderá mais realizar atividades comerciais ou empresariais.
É importante realizar corretamente o procedimento de como cancelar CNPJ para evitar as seguintes consequências:
A empresa continuará sendo considerada ativa para a Receita Federal, mesmo que não esteja mais em operação
Isso significa que ela ainda será obrigada a cumprir todas as obrigações fiscais, como o pagamento de impostos, apresentação de declarações e cumprimento de obrigações acessórias. A falta de cumprimento dessas obrigações pode resultar em multas, juros e outras penalidades.
A empresa pode continuar recebendo cobranças, notificações e autuações relacionadas a obrigações tributárias e trabalhistas.
Mesmo que a empresa não esteja mais em atividade, as cobranças podem persistir, causando transtornos e exigindo esforços para esclarecer a situação.
A empresa pode continuar sendo considerada responsável por obrigações trabalhistas, como pagamento de salários, rescisões contratuais e cumprimento das obrigações trabalhistas, mesmo após o encerramento das atividades.
Caso a empresa deseje retomar suas atividades futuramente, a falta de cancelamento adequado pode dificultar o processo de regularização, pois haverá pendências e registros ativos nos órgãos competentes.
A falta de cancelamento adequado pode afetar a reputação da empresa e dos sócios, uma vez que pode ser vista como falta de cumprimento das obrigações legais. Além disso, os sócios podem ser considerados responsáveis pelas dívidas e obrigações da empresa, mesmo após o encerramento das atividades.
Confira a seguir os procedimentos de cancelamento, de acordo com o porte da empresa.
O cancelamento do CNPJ de um microempreendedor individual passa por três etapas. Entenda quais são elas:
O cancelamento do CNPJ de uma micro ou pequena empresa pode ser iniciado pela internet, diretamente no portal do Programa RedeSim do Governo Federal.
O programa gerará a solicitação de cancelamento do CNPJ e o Documento Básico de Entrada (DBE), que deverá ser assinado e entregue no local indicado pelo sistema. É preciso então aguardar a Receita Federal enviar o certificado de baixa do CNPJ.
Porém, é importante lembrar que, dependendo do Estado, podem existir algumas etapas antes do cancelamento do CNPJ – inclusive no caso de empresas com vários sócios.
Por isso, antes de iniciar o procedimento entre em contato com a Junta Comercial do município em que a empresa está registrada para saber os procedimentos e quais documentos precisam ser providenciados.
Para cancelar CNPJ de empresas de outros portes, a burocracia é um pouco maior, exigindo-se certidões, Distrato Social e outros procedimentos.
Nesse caso, a dica é ir diretamente à Junta Comercial para tirar as dúvidas e realizar os procedimentos necessários.
O cancelamento do CNPJ não implica automaticamente o cancelamento de outros possíveis registros e licenças da empresa, como alvarás municipais ou estaduais. Na dúvida, sempre entre em contato com a Junta Comercial.
Além disso, outra dica é fazer uma consulta para ver se o CNPJ foi mesmo extinto, mesmo depois que todos os procedimentos tiverem sido feitos. Isso previne possíveis erros no sistema e evita consequências futuras.
O Serasa Premium é o serviço de assinatura da Serasa que monitora 24 horas por dia o CPF e CNPJ do assinante. Traz informações em tempo real e alertas sobre consultas ao CPF, variação do Serasa Score, vazamento de dados na Dark Web e muito mais.
A assinatura Premium também proporciona atendimento exclusivo na Serasa e permite o bloqueio do Serasa Score para consultas de empresas.
*Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial.
Data de publicação 2 de abril de 20257 minutos de leitura
Data de publicação 1 de abril de 202512 minutos de leitura
Data de publicação 28 de março de 20258 minutos de leitura