Como é a proposta da nova tarifa grátis de energia
Como é a proposta da nova tarifa grátis de energiaData de publicação 22 de abril de 20255 minutos de leitura
Publicado em: 30 de janeiro de 2024
Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
Quando chega fevereiro, os brasileiros já ficam na expectativa do Carnaval, seja para aproveitar a folia, seja para descansar. E a dúvida sempre aparece nesse momento: afinal, o Carnaval é feriado ou ponto facultativo?
Essa é uma informação muito importante para quem quer organizar viagens, fazer a programação de lazer e celebração sem prejudicar o trabalho.
Entenda se o Carnaval é feriado ou ponto facultativo e o que diz a lei sobre folgar ou não durante a folia.
Feriados nacionais são datas previstas em lei federal com validade para todo o território nacional. Nessas datas, as pessoas que trabalham com carteira assinada têm direito de folgar, de acordo com a Lei nº 605, de 1949.
No entanto, dependendo do tipo de atividade desenvolvida, caso a pessoa trabalhe normalmente no feriado nacional, deve receber pagamento em dobro pelo dia trabalhado.
Por sua vez, no ponto facultativo a folga do trabalhador não é obrigatória e o pagamento pelo dia de trabalho não deverá ser dobrado.
O ponto facultativo na verdade é válido somente para funcionários públicos, ou seja, não afeta os trabalhadores de empresas privadas.
Na prática, o empregador pode conceder aos trabalhadores a opção de não trabalhar em determinados dias, mesmo que a empresa esteja funcionando normalmente.
Assim, tudo depende das políticas da empresa e do que foi acordado com o empregador ou gestor da área.
Leia também | Mais de 70% dos brasileiros já deixaram de aproveitar o Carnaval por medo de golpes, revela pesquisa da Serasa
Será que a Quarta-Feira de Cinzas é feriado até meio-dia? Ou é ponto facultativo? Essa é outra dúvida comum relacionada ao Carnaval.
Na verdade a Quarta-Feira de Cinzas não é feriado nem ponto facultativo. Afinal, não existem feriados de meio período.
Para muitos funcionários públicos federais, o expediente começa às 12h ou 14h, mas para colaboradores de empresas privadas o horário de trabalho vai depender exclusivamente do que for acordado entre as partes.
No entanto, por tradição, a maioria das empresas funciona apenas por meio expediente nesse dia.
A Quarta-Feira de Cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário gregoriano; esta termina na Sexta-Feira Santa, antes do domingo de Páscoa.
Leia também | Renda extra: como ganhar dinheiro no Carnaval
Data de publicação 22 de abril de 20255 minutos de leitura
Data de publicação 15 de abril de 202514 minutos de leitura
Data de publicação 15 de abril de 20256 minutos de leitura