Carta de cobrança: o que é e o que fazer quando receber uma
A carta de cobrança informa ao cliente que ele tem dívidas. Leia o post e entenda mais sobre o assunto! Veja também como quitar as suas contas.
Publicado em: 26 de agosto de 2022.
Receber uma carta de cobrança pode ser algo desagradável para muita gente. O comunicado de cobrança é um instrumento prático usado por empresas para recuperação de crédito. Assim, o que fazer quando receber um documento como esse?
Neste post, você vai aprender tudo sobre a carta de inadimplente. Também daremos dicas de como quitar dívidas de maneira prática, eficiente e com os melhores descontos. Confira o conteúdo!
O que é carta de cobrança?
A carta de cobrança também pode ser chamada de carta de cobrança extrajudicial ou carta de cobrança amigável. A carta de cobrança simples é a maneira prática de negociar valores devidos sem recorrer a uma ação judicial.
Hoje as empresas usam o WhatsApp, SMS, e-mail ou ligações telefônicas para cobrar pessoas. Além disso, os Correios são utilizados como meio de comunicação tradicional por ser um serviço seguro.
Portanto, dessa forma, o remetente recebe uma confirmação de entrega quando o material chega até o destinatário.
Para que serve uma carta de cobrança comercial?
A carta de cobrança comercial é uma comunicação franca em que a empresa ou instituição financeira deixa claro que a dívida pode ser negociada. As cartas de cobrança não causam constrangimento ou ameaças aos inadimplentes, já que, de acordo com o artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor, é crime submeter o cliente a qualquer tipo de constrangimento, ameaça ou humilhação.
O que fazer quando receber uma carta de cobrança extrajudicial?
Primeiramente, você não deve se desesperar nem ignorar a carta de cobrança. Em seguida, busque alternativas para renegociar a dívida de forma amigável. Ainda neste post, vamos falar sobre uma maneira rápida e fácil para fazer esse tipo de acordo. Por fim, estabeleça compromissos financeiros que condizem com a sua realidade.
Ou seja, não feche um acordo que não conseguirá cumprir. Também não pense que a carta de cobrança é uma correspondência sem importância. Pelo contrário, ela pode trazer dificuldade de acesso ao crédito e restrições de empréstimos.
Já que se a correspondência for enviada, é sinal de que você precisa cuidar um pouco mais de sua saúde financeira, não é mesmo? Então, o melhor a fazer é receber o documento e buscar soluções para quitar a dívida.
Como negociar as dívidas de forma rápida e segura?
Há várias maneiras de negociar dívidas. Para ajudar os brasileiros, a Serasa conta com o serviço Serasa Limpa Nome. Ele disponibiliza ofertas para você negociar o que deve e com condições especiais. Em maio deste ano, por exemplo, a soma do total dos descontos concedidos pela plataforma chegou a mais de R$ 3,8 bilhões.
A informação está registrada no Mapa de Inadimplência e Renegociação de Dívidas divulgado pela Serasa. O valor médio de cada acordo ficou em torno de R$700,07. A região que mais se destacou no número de acordos foi o estado de São Paulo, com 30,08% do total.
Segundo o Mapa, no período de maio, o número de inadimplentes cresceu 0,68% em relação a abril. Ao todo são 66,58 milhões de pessoas que devem e 229,52 milhões de dívidas negociadas. Em relação ao perfil dos inadimplentes, os brasileiros de 26 a 40 anos se destacam na faixa etária e representam um total de 35,2%.
Sobre as dívidas, as relacionadas ao cartão de crédito/banco representam 28,18%. Contas como água e luz, por exemplo, representam 22,74% e varejo 12,50%. Bom, se você se interessou por esse assunto e quer negociar dívidas pela plataforma, veja o que fazer:
1. Acesse o site do Serasa Limpa Nome
Faça o cadastro gratuito na Serasa e depois entre na plataforma com seu CPF e senha. Em seguida, preencha os dados e clique em prosseguir.
2 Consulte as suas dívidas
É possível que a dívida cobrada na carta do cliente inadimplente tenha sido listada na plataforma. Se a empresa credora for parceira da Serasa, consulte as dívidas em atraso. Analise os detalhes como valor original, juros, multa e etc. Depois clique em “Simule agora” e veja as opções de negociação disponíveis.
3. Escolha uma opção de negociação
Se a dívida estiver disponível para parcelas, escolha parcelar. Depois informe a quantidade de prestações desejada e a data de vencimento dos boletos.
4. Gere o boleto
Por fim, você deve gerar o boleto para pagar a conta. É possível escolher o banco de sua preferência (Internet Banking ou agência), uma lotérica ou por meio da Carteira Digital Serasa. Após a confirmação de pagamento do primeiro boleto do acordo, a empresa terá até cinco dias úteis para solicitar a retirada da dívida na Serasa.
Leia também: O que é e como funciona a recuperação de crédito
E se a empresa não tiver parceria com a Serasa, o que fazer?
Se a empresa não tiver parceria com a Serasa, o melhor a se fazer é entrar em contato com ela e buscar uma negociação. Tente, por exemplo, um prazo maior para quitar as pendências. Caso não consiga, veja se dá para dividir a sua dívida no cartão de crédito ou assumir um compromisso de pagar novos boletos.
O importante é fazer um acordo amigável. Porém, se conseguir negociar, cumpra o acordo. Dessa forma você conseguirá recuperar o crédito com a empresa e manterá informações em seu Cadastro Positivo que ajudarão você a aumentar o Serasa Score.
Além disso, estar em dia com as finanças é a certeza de que a sua saúde financeira e a sua pontuação Score vão bem.
Quer tirar as suas dúvidas sobre o Score? Veja esse vídeo que a Serasa
Como você viu neste artigo, a carta de cobrança é uma maneira de a empresa informar a dívida e ao mesmo tempo dizer que está disposta a um acordo. Portanto, não ignore a correspondência. Busque informações sobre o que você deve e veja qual é a melhor maneira de negociar as suas contas e mantê-las em dia!
Quer saber se você tem dívida ativa para evitar receber uma carta de cobrança? Descubra no próximo post!