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Casa escriturada: o que é, vantagens e importância

Ter a casa escriturada vale a pena? Entenda o que significa essa expressão

Publicado em: 23 de outubro de 2024

Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 11 minutos

Texto de: Time Serasa

O corretor de imóveis ou bancário explica os juros do empréstimo ao cliente com um contrato de empréstimo para casa após a assinatura do contrato. conceito imobiliário

“Vende-se casa escriturada”. Vez ou outra, essa informação aparece em anúncios de imóveis que estão sendo comercializados por imobiliárias ou diretamente pelos seus próprios donos. Mas nem todo mundo sabe o que significa ter uma casa escriturada e por que isso pode ser bom, de fato.

Entenda aqui o que significa, a importância de ter uma escritura e o que fazer para providenciar isso.

O que é uma casa escriturada

Uma casa escriturada é um imóvel que possui a sua propriedade formalmente registrada em cartório, por meio de um documento chamado escritura pública. A escritura é o instrumento legal que formaliza a compra e venda do imóvel, conferindo ao comprador a segurança jurídica de que ele é o legítimo proprietário.

Sem a escritura, o imóvel não é oficialmente reconhecido como pertencente ao comprador - mesmo que todas as partes envolvidas tenham cumprido suas obrigações financeiras. Embora o contrato de compra e venda seja importante, a escritura lavrada em cartório é o que formaliza e dá publicidade ao negócio, garantindo a validade perante terceiros. É também um documento obrigatório para imóveis que custam mais de 30 salários mínimos - e que são a maioria no país.

A escritura é diferente do registro de imóvel. Enquanto a escritura serve como prova de que uma transação de compra e venda foi realizada e aceita pelas partes, o registro é necessário para fazer a mudança de propriedade em definitivo.

Isso porque a escritura não transfere a propriedade do imóvel. Quem faz isso é o registro e, portanto, só depois dele é que o comprador passa a ser, de fato, o proprietário legal do imóvel. A escritura é um passo preliminar ao registro.

Além disso, a escritura de imóvel pode ser feita em qualquer cartório (que, em geral, costuma ser o Tabelionato de Notas), mas o registro só pode ser realizado no Cartório de Registro de Imóveis onde está a matrícula da propriedade.

Benefícios de ter a casa escriturada

Ter uma casa escriturada e regularizada evita muita dor de cabeça e traz inúmeros benefícios para quem compra e para quem vende. O imóvel, por exemplo:

Pode ser financiado

A maioria dos bancos e instituições financeiras só concede financiamento imobiliário quando o imóvel está regular. A escritura, portanto, é uma formalidade que protege as partes (e o próprio banco) de fraudes e assegura que o imóvel pode ser usado como garantia desse empréstimo.

Pode ser vendido mais rápido

Uma casa escriturada é mais fácil de vender ou transferir. Isso porque não é necessário esperar por um comprador que tenha todo o dinheiro para pagamento à vista, já que é possível ter acesso a um financiamento imobiliário sem grandes dificuldades.

Além disso, o processo de compra e venda também não se estende muito, pois não há necessidade de ter que esperar até o imóvel estar regularizado ou livre de pendências.

Por outro lado, um bem irregular pode afastar muita gente que não está disposta a investir valores altos para assumir riscos que podem lhe trazer dor de cabeça.

Tem um valor mais alto

Uma casa escriturada e devidamente regular é mais valorizada e pode ser vendida por um preço mais alto do que aquela que está irregular. Afinal, o vendedor não precisa baixar o preço em razão da dificuldade de encontrar interessados que estejam com dinheiro suficiente para fazer o pagamento à vista, ou que estejam dispostos a assumir ainda mais gastos e burocracias para regularizar o imóvel.

Isso pode resultar em um retorno financeiro melhor ao vendedor e também garantir uma transação mais rápida.

Pode receber autorização para reformas e ampliações

A escritura facilita a obtenção de alvarás e licenças para construções ou reformas. Ela é necessária porque as prefeituras costumam exigir a prova de propriedade antes de aprovar mudanças estruturais no imóvel. E o direito de propriedade só pode ser exercido de forma plena quando o bem está regularizado.

Permite deixar o imóvel como herança para os filhos

Um imóvel sem escritura pode gerar uma série de problemas na herança e partilha de bens após o falecimento do proprietário. Sem a propriedade formalmente registrada, os herdeiros podem enfrentar dificuldades para provar que o imóvel realmente pertence ao falecido.

Além disso, a falta de documentação formal pode levar a disputas entre os herdeiros ou até a terceiros que possam reivindicar o imóvel. Para resolver isso, será preciso entrar com uma ação judicial para buscar o reconhecimento da propriedade, o que pode ser demorado e custoso.

Leia também | O que é doação de imóvel

Como fazer a escritura

A escritura do imóvel pode ser lavrada em qualquer Tabelionato de Notas, mediante a apresentação dos documentos exigidos.

Em geral, costumam ser os seguintes:

CompradorVendedor Pessoa físicaVendedor Pessoa jurídicaImóvel urbanoImóvel rural
RG e CPF originais (inclusive do cônjuge)RG e CPF originais (inclusive do cônjuge)Certidão do CNPJ Certidão de matrícula atualizada em até 30 dias no momento da lavratura Certidão de matrícula atualizada em até 30 dias no momento da lavratura
Comprovante de estado civil (certidão de casamento, divórcio ou óbito)Comprovante de estado civil (certidão de casamento, divórcio ou óbito)Contrato ou estatuto social, com última alteraçãoCertidão negativa de débitos municipais, estaduais e federaisCertidão negativa de débitos municipais, estaduais e federais
Comprovante de residênciaComprovante de residênciaCertidão negativa de débitos municipais, estaduais e federaisCarnê do IPTU do ano vigente Cinco últimos comprovantes de pagamento do Imposto Territorial Rural (ITR)
Certidão da junta comercial de que não há outras alterações.Cópia do contrato de compra e venda assinado pelas partes, incluindo o valor da compra.Certificado de Cadastro de Imóvel Rural
RG, CPF, profissão e residência do diretor ou sócioCópia do contrato de compra e venda assinado pelas partes, incluindo o valor da compra.

Se a documentação estiver em ordem, as partes já poderão assinar a escritura. Neste momento, tanto o comprador quanto o vendedor devem fazer a assinatura na presença de um tabelião.

Após a assinatura, também é necessário registrar a escritura no Cartório de Registro de Imóveis, para que a transferência da propriedade seja formalmente reconhecida.

Assista | Serasa Responde: Financiamento ou Empréstimo?

Custos envolvidos para deixar a casa escriturada

Muita gente acredita que o valor a ser desembolsado durante o processo de compra de um imóvel envolve apenas o custo desse bem. Por isso, não se preparam para outras despesas que virão junto com a aquisição.

  • Só para deixar a casa escriturada, por exemplo, alguns custos devem ser considerados no planejamento financeiro familiar para não impactar o orçamento mensal:
  •  
  • Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), tributo pago à prefeitura que varia de acordo com o município, geralmente entre 2% e 4% do valor do imóvel.
  • ● taxa do cartório, cobrada pelo Tabelionato de Notas para fazer a lavratura e o registro da escritura, que varia conforme o Estado e o valor do imóvel, que, em geral, costuma ser de 2% ou 3% do valor venal do imóvel (valor estimado pela prefeitura);
  • ● certidões em geral, que podem ser exigidas no processo de obtenção da escritura, especialmente se houver necessidade de alguma atualização ou regularização.

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