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CIN - Carteira de Identidade Nacional: como emitir

Conheça a CIN, a nova carteira de identidade nacional, e saiba quais suas vantagens e como acessá-la.

Publicado em: 10 de abril de 2025

Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 9 minutos

Texto de: Time Serasa

imagem de alguém segurando a nova CID

A nova CIN - Carteira de Identidade Nacional é um documento que utiliza o mesmo número do CPF. Entenda como funciona a CIN, como emitir o novo documento, quais são suas diferenças em relação ao RG tradicional e como obter a versão física ou acessar de forma digital.

O que é a Carteira de Identidade Nacional (CIN)?

A Carteira de Identidade Nacional (CIN) é um documento de identificação criado pelo Governo Federal, através do Decreto nº 10.977/2022.

A CIN conta com padrão nacional e número único para todas as unidades da federação, igual ao do CPF do cidadão. O objetivo de utilizar um número único é ampliar a segurança e reduzir os problemas de fraudes no Brasil, mantendo ainda o que exige a Lei Geral de Proteção de Dados.

A nova carteira de identidade está disponível em formato digital, em papel e cartão.

O documento também possibilita que diferentes áreas do governo atuem de forma integrada para atender às necessidades dos cidadãos. Assim, a CIN vai ajudar a evitar a fragmentação de sistemas, que antes poderiam ter informações divergentes em cada localidade, além de dispensar o uso de documentos diferentes em uma mesma ocasião, como CPF e RG, entre outros.

Uma das principais inovações incorporadas pela CIN é o QR Code, que foi incluído no documento e se tornou uma opção de checagem fácil e confiável pela Segurança Pública e por unidades de atendimentos públicos e privados.

O documento também conta agora com uma área específica no documento da Machine Readable Zone (MRZ). Isso torna possível usar a CIN como um documento de viagem, desde que haja acordo entre países, como no caso dos países do bloco do Mercosul.

Além disso, a nova Carteira de Identidade Nacional também tem a opção digital disponível no aplicativo gov.br.

Qual a diferença entre CIN e RG tradicional?

Novo padrão de identidade único para o Brasil

  • ●      A CIN surge para ser um documento unificado em todo o país; o RG ainda tem um sistema não unificado, podendo ser emitido com números diferentes em estados distintos.
  • ●      A CIN adota o mesmo número do CPF; já o RG tem um número diferente.
  • ●      A CIN conta com um QR-Code para checagem mais rápida e digital do documento; o RG não.
  • ●      A CIN também tem uma área específica no documento da Machine Readable Zone (MRZ); o RG não.

Como emitir a CIN?

Passo a passo para solicitar o documento

Para fazer a emissão do documento, basta agendar o pedido nos Institutos de Identificação dos Estados e do Distrito Federal. Como exemplo, confira o passo a passo indicado no site do Ceará:

  1. Acesse o sistema do seu estado.

  2. Compareça ao local no dia do agendamento, na data e no horário agendado.

  3. Apresente os documentos originais (versão física ou digital): o cidadão deve apresentar CPF regular junto à Receita Federal. Isso significa que primeiro é preciso saber se está com o ‘nome sujo’ e, se estiver, regularizar a situação primeiro. Também é preciso apresentar a certidão de nascimento, no caso de quem é solteiro, ou casamento atualizada, para casados, separados, divorciados e viúvos, ou Certificado de Naturalização.

  4. Na data presencial, será coletada sua assinatura, digitais e fotografia.

  5. Por fim, vá até o posto de atendimento na data e no horário informado no protocolo recebido no dia do atendimento presencial para receber sua CNI.

Locais para emissão da CIN em diferentes estados

  • Segundo o portal gov.br, até o momento, somente Roraima ainda não emite a CIN. Saiba, abaixo, quais os portais de alguns dos estados onde já é possível fazer o agendamento do CIN:

  • ●      Alagoas: portal Alagoas Digital
  • ●      Amapá: site AP Digital
  • ●      Bahia: site oficial do Governo da Bahia
  • ●      Distrito Federal: site da Polícia Civil do DF
  • ●      Espírito Santo: site da Polícia Científica do Espírito Santo
  • ●      Goiás: site da Polícia Civil de Goiás
  • ●      Minas Gerais: portal Cidadão MG
  • ●      Rio Grande do Sul: site oficial do Governo do Rio Grande do Sul
  • ●      São Paulo: site do Poupatempo de São Paulo

  • Como a CIN é nacional, se precisar emitir a segunda via do documento, ela poderá ser solicitada em qualquer uma das Unidades Federativas do país. Não é necessário emitir a CIN na Unidade Federativa em que o cidadão nasceu ou reside.

Documentação necessária para a solicitação

Para solicitar uma CIN, é necessário que as pessoas levem as suas certidões de nascimento, caso sejam solteiras, e de casamento atualizadas em outros casos.

Quais são os prazos para emissão da CIN?

O tempo médio de entrega nos diferentes estados pode variar. O Estado de São Paulo, por exemplo, não especifica quanto tempo pode demorar entre o pedido e a hora de receber a CIN.

Já no Estado do Paraná, o prazo para a expedição e entrega da CIN dependerá da validação das informações e da entrega, mas pode ocorrer entre 5 e 20 dias úteis após a solicitação.

Assista | Como tirar a segunda via do RG?

Quanto custa para tirar a CIN?

Gratuidade na primeira via

A primeira emissão em papel da CIN é gratuita. Porém, alguns estados emitem a CIN em cartão policarbonato e, se quiser este modelo de cartão, o documento tem um custo para o cidadão.

Todos os modelos físicos (papel ou cartão) têm correspondente em formato digital disponível no aplicativo GOV.BR e gratuito.

Custos para segunda via e outros casos específicos

  • Os custos para emitir a segunda via da CIN podem variar de estado para estado. Confira alguns exemplos das taxas que estão sendo cobradas para emitir a nova carteira de identidade nacional:

  • ●      Em São Paulo, por exemplo, o valor total é de R$ 53.04.
  • ●      Já em Alagoas, a taxa é de R$ 36,03.
  • ●      Em Minas Gerais, o custo para emitir uma nova CIN, em caso de perda ou extravio no período de validade do documento: R$ 110,62.

Como acessar a CIN digital?

Aplicativo oficial para consulta do documento

Com o aplicativo oficial do gov.br, qualquer cidadão consegue ter uma carteira de documentos digitais no seu celular. Esse espaço inclui diversos documentos que servem para te identificar e estarão disponíveis ali, entre eles a CIN digital.

Se for seu primeiro acesso no portal, saiba como abrir uma conta no gov.br.

Como baixar e validar a versão digital

  • Para acessar os serviços do gov.br, incluindo baixar a versão digital da CIN, o passo a passo é o seguinte:

  • ●      Abra o aplicativo ou o site do gov.br.
  • ●      Faça login usando seu CPF e senha.
  • ●      Confirme se você tem uma conta nível ouro ou prata. Se não tiver, siga as instruções do portal para obtê-la. Esses níveis mais altos garantem melhor segurança para a conta e acesso aos documentos digitais.
  • ●      Acesse a opção "Carteira de documentos" no aplicativo gov.br.
  • ●      Busque por CIN Digital. Se ela já estiver disponível, vai aparecer na tela.
  • ●      Clique na CIN Digital e utilize para o que for preciso.

Vantagens da identidade digital

  • ●      É gratuita.
  • ●      Não requer segunda via, nem pagamentos extras.
  • ●      Pode ser utilizada em qualquer lugar.

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Celular mostrando a carteira digital Serasa

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