Cartão do idoso: como tirar e para que serve
Cartão do idoso: como tirar e para que serveData de publicação 10 de abril de 20257 minutos de leitura
Publicado em: 10 de abril de 2025
Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 9 minutosTexto de: Time Serasa
A nova CIN - Carteira de Identidade Nacional é um documento que utiliza o mesmo número do CPF. Entenda como funciona a CIN, como emitir o novo documento, quais são suas diferenças em relação ao RG tradicional e como obter a versão física ou acessar de forma digital.
A Carteira de Identidade Nacional (CIN) é um documento de identificação criado pelo Governo Federal, através do Decreto nº 10.977/2022.
A CIN conta com padrão nacional e número único para todas as unidades da federação, igual ao do CPF do cidadão. O objetivo de utilizar um número único é ampliar a segurança e reduzir os problemas de fraudes no Brasil, mantendo ainda o que exige a Lei Geral de Proteção de Dados.
A nova carteira de identidade está disponível em formato digital, em papel e cartão.
O documento também possibilita que diferentes áreas do governo atuem de forma integrada para atender às necessidades dos cidadãos. Assim, a CIN vai ajudar a evitar a fragmentação de sistemas, que antes poderiam ter informações divergentes em cada localidade, além de dispensar o uso de documentos diferentes em uma mesma ocasião, como CPF e RG, entre outros.
Uma das principais inovações incorporadas pela CIN é o QR Code, que foi incluído no documento e se tornou uma opção de checagem fácil e confiável pela Segurança Pública e por unidades de atendimentos públicos e privados.
O documento também conta agora com uma área específica no documento da Machine Readable Zone (MRZ). Isso torna possível usar a CIN como um documento de viagem, desde que haja acordo entre países, como no caso dos países do bloco do Mercosul.
Além disso, a nova Carteira de Identidade Nacional também tem a opção digital disponível no aplicativo gov.br.
Para fazer a emissão do documento, basta agendar o pedido nos Institutos de Identificação dos Estados e do Distrito Federal. Como exemplo, confira o passo a passo indicado no site do Ceará:
Acesse o sistema do seu estado.
Compareça ao local no dia do agendamento, na data e no horário agendado.
Apresente os documentos originais (versão física ou digital): o cidadão deve apresentar CPF regular junto à Receita Federal. Isso significa que primeiro é preciso saber se está com o ‘nome sujo’ e, se estiver, regularizar a situação primeiro. Também é preciso apresentar a certidão de nascimento, no caso de quem é solteiro, ou casamento atualizada, para casados, separados, divorciados e viúvos, ou Certificado de Naturalização.
Na data presencial, será coletada sua assinatura, digitais e fotografia.
Por fim, vá até o posto de atendimento na data e no horário informado no protocolo recebido no dia do atendimento presencial para receber sua CNI.
Para solicitar uma CIN, é necessário que as pessoas levem as suas certidões de nascimento, caso sejam solteiras, e de casamento atualizadas em outros casos.
O tempo médio de entrega nos diferentes estados pode variar. O Estado de São Paulo, por exemplo, não especifica quanto tempo pode demorar entre o pedido e a hora de receber a CIN.
Já no Estado do Paraná, o prazo para a expedição e entrega da CIN dependerá da validação das informações e da entrega, mas pode ocorrer entre 5 e 20 dias úteis após a solicitação.
A primeira emissão em papel da CIN é gratuita. Porém, alguns estados emitem a CIN em cartão policarbonato e, se quiser este modelo de cartão, o documento tem um custo para o cidadão.
Todos os modelos físicos (papel ou cartão) têm correspondente em formato digital disponível no aplicativo GOV.BR e gratuito.
Com o aplicativo oficial do gov.br, qualquer cidadão consegue ter uma carteira de documentos digitais no seu celular. Esse espaço inclui diversos documentos que servem para te identificar e estarão disponíveis ali, entre eles a CIN digital.
Se for seu primeiro acesso no portal, saiba como abrir uma conta no gov.br.
Além de negociar aproveitando ofertas de empresas parceiras, com a plataforma Serasa as pessoas também podem consultar sua situação financeira e analisar se há débitos ou oportunidades. Para isso, acesse a plataforma Serasa e verifique se possui pendências financeiras em seu CPF.
O Serasa Limpa Nome é a maior plataforma de renegociação de dívidas no país, com descontos de até 90% nos débitos e opções de parcelamento. O serviço é gratuito e a negociação pode ser feita em apenas três minutos nos canais oficiais da Serasa: site, app (iOS e Android), WhatsApp (11) 99575-2096 ou nas agências dos Correios espalhadas pelo país.
Para negociar online:
Data de publicação 10 de abril de 20257 minutos de leitura
Data de publicação 10 de abril de 20257 minutos de leitura
Data de publicação 9 de abril de 202512 minutos de leitura