CNH digital: o que é e como fazer
Entenda como funciona carregar a CNH Digital com você sem precisar do documento impresso. Saiba o passo a passa para acessar e baixar a carteira de motorista digital.
Atualizado em: 17 de abril de 2023
Autora: Marlise Brenol
A vida cotidiana está cada dia mais conectada, online e digital, e os documentos públicos obrigatórios precisam acompanhar a transformação. Você sabe o que é a CNH Digital? A Carteira Nacional de Habilitação (CNH Digital) e CRV/DUT, que antes precisavam estar sempre na versão física com os motoristas, podem agora estar guardados no telefone celular. A Carteira Digital de Trânsito atualizou o Código Brasileiro de Trânsito e é válida em todo o território nacional.
Os documentos eletrônicos têm o mesmo valor jurídico que os impressos e ainda são mais práticos e seguros para os motoristas. A Carteira Nacional de Habilitação eletrônica (CNH-e) pode ser feita por qualquer condutor com cadastro atualizado no banco de dados do departamento de trânsito estadual.
Assista I O que é a Carteira Digital Serasa
Como fazer a carteira digital
O processo é simples. Se a CNH foi emitida depois de maio de 2017, ela já tem o QR Code necessário. O motorista nem precisa ir ao Detran para pedir a versão digital. Fizemos um tutorial para ensinar a solicitar os documentos e cadastrá-los no celular. Confira como fazer no caso de precisar emitir a CNH ou apenas baixá-la. Nas duas situações, será necessário baixar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito.
O aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) pode ser encontrado nas lojas de aplicativo do sistema operacional iOS e do Android e no site do governo. O serviço permite acessar o documento digital de habilitação do condutor, os dados sobre os veículos e documentos (CRLV digital), as infrações associadas ao veículo e ao motorista e ainda conteúdos sobre educação no trânsito. Todos esses serviços são gratuitos:
- • Acesso ao documento de habilitação eletrônico: basta ter uma boa conexão à internet para carregar o documento online e apresentar quando e onde for preciso.
- • Versão eletrônica de todos os documentos do veículo: o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) também pode ser acessado pelo app para indicar se o veículo está com a circulação autorizada.
- • Informações sobre vencimento da sua CNH: o aplicativo emite um alerta caso a CNH esteja para vencer ou já esteja vencida.
- • Consulta de infrações: é possível conferir as multas por infrator e por veículo cadastrado no aplicativo.
O aplicativo é semelhante aos outros serviços eletrônicos federais. A diferença é o uso do reconhecimento facial do condutor com testes simples de movimento do rosto.
Leia também I Reconhecimento facial: entenda o que é e como funciona o mecanismo de segurança
Como baixar a CNH Digital
Vamos ao passo a passo para ter sua Carteira Digital de Trânsito? Anota aí como fazer para ter o aplicativo CNH Digital.
- 1. Primeiro busque por “CDT – Carteira Digital de Trânsito” na loja de aplicativos do seu smartphone. Pode ser Google Play ou Apple Store
- 2. Instale o app CNH Digital, abra e selecione a opção “Entrar com gov.br”.
- 3. Informe seu CPF e selecione “próxima”.
- 4. Coloque sua senha de usuário da tela seguinte. Caso você não tenha conta no Gov.br, crie uma e siga os passos acima.
- 5. O próximo passo é cadastrar a CNH digital no aplicativo. Depois que realizar o login na conta, selecione a opção “Habilitação”, em seguida “Toque aqui para adicionar a sua CNH”.
Caso você baixe o aplicativo e não consiga acessar a CNH Digital, é porque o serviço ainda não está habilitado. Nesse caso é preciso fazer a autenticação para poder solicitar a versão digital do documento. A autenticação pode ser feita no próprio celular pelo login do Gov.br pelo reconhecimento facial, pelo Certificado Digital no Portal de Serviços Denatran ou até mesmo com a validação no balcão de uma das unidades do Detran nos Estados.
Após a autenticação de acesso, quem teve CNH emitida após maio de 2017 pode optar pela validação facial. Depois disso, basta:
- 1. informar o CEP de acordo com a data de emissão da CNH impressa;
- 2. fazer a leitura do QR Code;
- 3. fazer a validação facial (o aplicativo vai pedir para você fazer alguns movimentos para se certificar).
Ao final da validação facial, será preciso informar o número do telefone.
Pronto, sua CDT já tem as informações da sua CNH-e e pode ser usada para substituir a carteira de papel.
Como incluir a documentação do veículo na Carteira Digital de Trânsito
Depois da CNH digital, você também pode baixar os documentos do seu veículo pelo aplicativo. É só seguir estes passos:
- 1. Após fazer o login no seu aplicativo, selecione a opção “Veículos”.
- 2. Informe o número do Renavam e o número de segurança do CRV (antigo DUT).
- 3. Selecione “incluir”.
- 4. Informe os dados solicitados.
Agora já é possível ter todos os documentos ne habilitação no celular. Caso não consiga realizar esses passos, acesse seu cadastro no Portal de Serviços do Denatran ou compareça ao balcão de atendimento do Detran para verificar a situação.
Leia também I O que fazer se perder os documentos
Em quais situações a CNH Digital é válida?
A CNH Digital pode ser acessada pelo aplicativo conectado à internet ou mesmo offline. Ela é válida tanto em blitz como para identificação em órgãos públicos, até mesmo nos embarques aéreos domésticos.
No entanto, se a bateria do celular acabar e o motorista não estiver com a CNH física, pode ter de pagar uma multa e ainda perder pontos na carteira. Então, sempre tenha uma bateria extra ou um carregador caso deixe os documentos em casa.
Leia também I Educação financeira: como cuidar as finanças pessoais
Já conhece a Carteira Digital da Serasa?
Ter os documentos no celular facilita muito a vida cotidiana. Cada vez mais as demandas podem ser atendidas por meios digitais. Um exemplo é o pagamento de contas. Às vezes é preciso organizar os compromissos, e a Carteira Digital Serasa tem tudo que você precisa para pagar contas online em um só lugar, de forma fácil, rápida e segura. Conheça as funcionalidades:
- • Recarga de celular.
- • Pagamentos de boletos diversos.
- • Pagamento de acordos no Serasa Limpa Nome.
- • Pagamento de débitos veiculares.
Para acessar: