Biscuit para vender: ideias e dicas para começar
Biscuit para vender: ideias e dicas para começarData de publicação 25 de novembro de 202413 minutos de leitura
Publicado em: 25 de novembro de 2024
Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 14 minutosTexto de: Time Serasa
Combinando baixo investimento inicial com alto potencial de retorno, o segmento de comidas de rua atrai muitas pessoas que desejam iniciar seu próprio negócio.
A venda de alimentos na rua não é apenas uma forma de ganhar dinheiro, mas também uma maneira de compartilhar e criar conexões com a comunidade local. Com criatividade, dedicação e estratégia, é possível transformar receitas caseiras em uma fonte constante de renda.
Pensando nisso, neste artigo você verá:
Comidas que podem atrair clientes
Como planejar seu negócio de comida de rua
Na correria do dia a dia, muitas pessoas acabam pulando refeições. Por este motivo, os vendedores de comida possuem uma grande chance de atrair clientes e fazer renda extra.
Um dos primeiros passos para decidir o que vender é ter a garantia de que você possui afinidade em preparar a comida. Além disso, é necessário pensar em um cardápio que ofereça algumas alternativas e que possa ser bem executado.
As comidas que mais possuem potencial para atrair clientes são as receitas populares, como:
Opções salgadas | Opções doces |
---|---|
Sanduíche natural | Churros |
Tapioca com diversos tipos de recheios | Brigadeiro, beijinho, doces pequenos |
Sopas e caldos | Pipoca doce com diferentes sabores/coberturas |
Salgados fritos | Bombons caseiros |
Pão de queijo e pão caseiro | Cheesecake, bolo ou pavê de pote |
Cachorro-quente | Minitortas ou tortas |
Crepe com diversos tipos de recheios | Cones trufados/recheados |
Salgados assados | Bolo caseiro, mousses |
Pastel | Pão de mel |
Amendoim torrado com temperos diversos | Palha italiana |
Espetinho com acompanhamentos | Espetinho de frutas com chocolate |
Acarajé | Curau, canjica e doces feitos com milho |
Conservas | Pudim, quindim |
Alguns pratos podem ser vendidos em versões doces e salgadas, como: tortas, pães, pipoca, tapioca, entre outros.
Ainda, a venda de bebidas também pode ser uma oportunidade de negócio. Sucos de frutas, água, refrigerantes, café, chá, cerveja, energético, entre outros, são produtos que costumam ser mais caros em lanchonetes e restaurantes.
Para destacar a comida, pense em uma maneira de deixá-la diferente da concorrência. E busque se aperfeiçoar no preparo do alimento para sempre garantir a máxima qualidade do produto.
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Pensar nas comidas para vender na rua é apenas uma parte do preparo para começar o negócio. Trouxemos 11 pontos importantes que devem ser pensados antes de iniciar as vendas:
Escolha um produto que tenha boa demanda popular. O ideal é que seja uma opção que tenha baixo custo de investimento inicial.
Se necessário e possível, faça um curso para aprimorar as habilidades culinárias, conhecer novas receitas e aprender sobre precificação e venda.
Encontre uma localização que tenha boa circulação de pessoas e que não tenha muita concorrência.
Providencie uma estrutura para expor, vender e preparar o alimento. Pode ser um carrinho, uma barraca ou uma mesa com cobertura.
Pense em uma forma de armazenar e transportar o alimento, os ingredientes, utensílios e embalagens.
Estabeleça horários de trabalho.
Comece com um estoque pequeno para testar as vendas, o público, o produto e o ponto de venda escolhido.
Procure bons fornecedores para comprar insumos, embalagens e itens de limpeza.
Oriente-se sobre as regras da vigilância sanitária e as siga.
Legalize o trabalho abrindo um CNPJ como Microempreendedor Individual (MEI). Os serviços ambulantes de alimentação (CNAE 5612-1/00) são uma atividade autorizada para o MEI.
Procure a prefeitura da cidade para legalizar o negócio. Cada cidade possui suas próprias regras, podendo haver cobrança de taxas e necessidade de obter uma autorização formal.
Além da escolha de um bom ponto, aprender a atrair mais clientes para o negócio de comida de rua pode ajudar a conquistar mais pessoas e fidelizar a clientela. Confira algumas dicas que podem ajudar:
Procure utilizar ingredientes frescos e de qualidade para garantir o sabor dos alimentos. Crie um cardápio com opções que se destaquem da concorrência.
Procure ter opções vegetarianas, veganas e para dietas especiais (sem glúten, por exemplo). Se possível, oferte tamanhos variados de porções e possibilite ao cliente personalizar o pedido.
Tenha um uniforme personalizado e crie uma identidade visual para a barraca ou carrinho. Se puder, decore o ponto de venda e faça o cardápio seguindo um conceito visual.
Ofereça um atendimento cordial e rápido, e tente personalizar sempre que possível, chamando os clientes pelo nome. Peça feedback para melhorar os produtos e o serviço.
Distribua panfletos em locais estratégicos para promover o local e as comidas do negócio com oferta especial. Incentive os clientes a indicarem oferecendo desconto. Se possível, crie uma conta no Instagram para promover a comida e anunciar promoções.
Outra maneira de divulgação é participar de eventos, feiras gastronômicas e festivais locais. Por último, considere também vender os produtos em aplicativos de entrega de comida.
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