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Comidas para vender na rua: como fazer sucesso?

Uma comida de boa qualidade é essencial para garantir o sucesso do negócio, mas é preciso ter planejamento.

Publicado em: 25 de novembro de 2024

Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 14 minutos

Texto de: Time Serasa

Jovem empresário garbing almoço rápido

Combinando baixo investimento inicial com alto potencial de retorno, o segmento de comidas de rua atrai muitas pessoas que desejam iniciar seu próprio negócio.

A venda de alimentos na rua não é apenas uma forma de ganhar dinheiro, mas também uma maneira de compartilhar e criar conexões com a comunidade local. Com criatividade, dedicação e estratégia, é possível transformar receitas caseiras em uma fonte constante de renda.

Pensando nisso, neste artigo você verá:

Comidas que podem atrair clientes

Como planejar seu negócio de comida de rua

Escolha do ponto de venda: como decidir?

Dicas para atrair mais clientes para seu negócio

Assista | 5 ideias ATUALIZADAS de como fazer renda extra

Comidas que podem atrair clientes

Na correria do dia a dia, muitas pessoas acabam pulando refeições. Por este motivo, os vendedores de comida possuem uma grande chance de atrair clientes e fazer renda extra.

Um dos primeiros passos para decidir o que vender é ter a garantia de que você possui afinidade em preparar a comida. Além disso, é necessário pensar em um cardápio que ofereça algumas alternativas e que possa ser bem executado.

As comidas que mais possuem potencial para atrair clientes são as receitas populares, como:

Opções salgadas Opções doces
Sanduíche natural Churros
Tapioca com diversos tipos de recheios Brigadeiro, beijinho, doces pequenos
Sopas e caldos Pipoca doce com diferentes sabores/coberturas
Salgados fritos Bombons caseiros
Pão de queijo e pão caseiro Cheesecake, bolo ou pavê de pote
Cachorro-quente Minitortas ou tortas
Crepe com diversos tipos de recheios Cones trufados/recheados
Salgados assados Bolo caseiro, mousses
Pastel Pão de mel
Amendoim torrado com temperos diversos Palha italiana
Espetinho com acompanhamentosEspetinho de frutas com chocolate
Acarajé Curau, canjica e doces feitos com milho
Conservas Pudim, quindim

Alguns pratos podem ser vendidos em versões doces e salgadas, como: tortas, pães, pipoca, tapioca, entre outros.

Ainda, a venda de bebidas também pode ser uma oportunidade de negócio. Sucos de frutas, água, refrigerantes, café, chá, cerveja, energético, entre outros, são produtos que costumam ser mais caros em lanchonetes e restaurantes.

Para destacar a comida, pense em uma maneira de deixá-la diferente da concorrência. E busque se aperfeiçoar no preparo do alimento para sempre garantir a máxima qualidade do produto.

Leia também | Além do chocolate: cinco ideias para ter renda extra na Páscoa

Como planejar seu negócio de comida de rua

Pensar nas comidas para vender na rua é apenas uma parte do preparo para começar o negócio. Trouxemos 11 pontos importantes que devem ser pensados antes de iniciar as vendas:

  1. Escolha um produto que tenha boa demanda popular. O ideal é que seja uma opção que tenha baixo custo de investimento inicial.

  2. Se necessário e possível, faça um curso para aprimorar as habilidades culinárias, conhecer novas receitas e aprender sobre precificação e venda.

  3. Encontre uma localização que tenha boa circulação de pessoas e que não tenha muita concorrência.

  4. Providencie uma estrutura para expor, vender e preparar o alimento. Pode ser um carrinho, uma barraca ou uma mesa com cobertura.

  5. Pense em uma forma de armazenar e transportar o alimento, os ingredientes, utensílios e embalagens.

  6. Estabeleça horários de trabalho.

  7. Comece com um estoque pequeno para testar as vendas, o público, o produto e o ponto de venda escolhido.

  8. Procure bons fornecedores para comprar insumos, embalagens e itens de limpeza.

  9. Oriente-se sobre as regras da vigilância sanitária e as siga.

  10. Legalize o trabalho abrindo um CNPJ como Microempreendedor Individual (MEI). Os serviços ambulantes de alimentação (CNAE 5612-1/00) são uma atividade autorizada para o MEI.

  11. Procure a prefeitura da cidade para legalizar o negócio. Cada cidade possui suas próprias regras, podendo haver cobrança de taxas e necessidade de obter uma autorização formal.

Escolha do ponto de venda: como decidir?

  • A escolha do ponto ideal para vender na rua é crucial para o sucesso do negócio. Um bom local pode impulsionar as vendas e atrair uma clientela fiel. Separamos alguns fatores para ajudar na análise do local e decidir se ele é o ideal para começar a vender.
  •  
  • ●     Fluxo de pessoas
  • Observe o local em diferentes horários do dia e analise o perfil das pessoas que passam por ali (estudantes, trabalhadores, famílias). Verifique se há picos de movimento em determinados períodos e se ocorrem eventos ou atividades na região.

 

  • ●     Concorrência
  • Mapeie outros vendedores ambulantes e os estabelecimentos da região. Verifique quais alimentos são mais vendidos e se há espaço para o seu produto. Pense em como o seu negócio pode se destacar da concorrência.

 

  • ●     Infraestrutura
  • O local precisa ser de fácil acesso para pedestres, ser seguro, com boa iluminação e visibilidade. Verifique a disponibilidade de:
  • -      energia elétrica para equipamentos de preparação ou armazenamento de alimentos;
  • -      água potável;
  • -      banheiros próximos;
  • -      área coberta ou possibilidade de instalação;
  • -      policiamento na região;
  • -      câmeras de segurança;
  • -      iluminação noturna;
  • -      disponibilidade de estacionamento;
  • -      facilidade para montagem e desmontagem.

 

  • ●     Regularização
  • Consulte a prefeitura sobre:
  • -      permissões necessárias;
  • -      áreas autorizadas para ambulantes;
  • -      documentação exigida;
  • -      taxas e licenças;
  • -      restrições específicas do local;
  • -      se é permitida a venda de alimentos no local pretendido;
  • -      horários permitidos para funcionamento.

 

  • ●     Exemplos de locais estratégicos
  • Alguns locais podem ser mais atrativos e estratégicos para estabelecer o negócio de venda de comida de rua, como: 
  • -      Próximo às instituições de ensino: potencial para vendas regulares nos horários de entrada, intervalo e saída.
  • -      Regiões comerciais: alto fluxo de trabalhadores, com grande movimento no horário de almoço, mas também oportunidade de vendas nos horários de café da manhã e lanche da tarde.
  • -      Áreas de lazer: praças, parques, centros esportivos e eventos culturais costumam ter mais movimento aos finais de semana.
  • -      Próximo a estações de transporte: terminais de ônibus e estações de metrô possuem fluxo constante de pessoas.

 

  • ●     Dicas extras
  • Ao realizar a pesquisa de campo, observe o comportamento dos consumidores — preferem parar para comer ou levar a comida para consumir no caminho?
  • Se possível, converse com outros comerciantes da região para conhecer melhor sua infraestrutura e segurança.
  • Faça um período de teste nos locais pretendidos. Avalie o fluxo de vendas durante os dias da semana, a receptividade do público e registre os horários de maior movimento. Ao final, escolha o local que teve o melhor desempenho.

 

  • ●     Sinais de alerta
  • Considere não vender em áreas com:
  • -      histórico de problemas com fiscalização;
  • -      muitos ambulantes vendendo o mesmo produto;
  • -      histórico de violência;
  • -      infraestrutura precária;
  • -      difícil acesso para clientes;
  • -      custos muito elevados para regularização.

Dicas para atrair mais clientes para seu negócio

Além da escolha de um bom ponto, aprender a atrair mais clientes para o negócio de comida de rua pode ajudar a conquistar mais pessoas e fidelizar a clientela. Confira algumas dicas que podem ajudar:

Tenha qualidade e sabor

Procure utilizar ingredientes frescos e de qualidade para garantir o sabor dos alimentos. Crie um cardápio com opções que se destaquem da concorrência.

Tenha diferenciais

Procure ter opções vegetarianas, veganas e para dietas especiais (sem glúten, por exemplo). Se possível, oferte tamanhos variados de porções e possibilite ao cliente personalizar o pedido.

Faça promoções inteligentes

  • Algumas sugestões de promoções para ajudar na fidelização de clientes são:
  •  
  • -      combo de produtos;
  • -      descontos em horários específicos;
  • -      primeira compra com desconto;
  • -      programa de fidelidade;
  • -      brindes ocasionais (suco/refrigerante grátis, por exemplo);
  • -      brinde ou desconto no aniversário do cliente.

Invista na apresentação

Tenha um uniforme personalizado e crie uma identidade visual para a barraca ou carrinho. Se puder, decore o ponto de venda e faça o cardápio seguindo um conceito visual.

Invista no bom atendimento

Ofereça um atendimento cordial e rápido, e tente personalizar sempre que possível, chamando os clientes pelo nome. Peça feedback para melhorar os produtos e o serviço.

Faça divulgação

Distribua panfletos em locais estratégicos para promover o local e as comidas do negócio com oferta especial. Incentive os clientes a indicarem oferecendo desconto. Se possível, crie uma conta no Instagram para promover a comida e anunciar promoções.

Outra maneira de divulgação é participar de eventos, feiras gastronômicas e festivais locais. Por último, considere também vender os produtos em aplicativos de entrega de comida.

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