Cobrança extrajudicial: o que é, como funciona e como evitar
Cobrança extrajudicial: o que é, como funciona e como evitarData de publicação 18 de novembro de 202411 minutos de leitura
Atualizado em: 5 de julho de 2024
Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
O CadÚnico é a porta de entrada para acessar diversos benefícios sociais do governo, tanto federais como estaduais ou municipais. Para usufruir dos benefícios, é preciso manter os dados sempre em dia. Assim, é imprescindível saber como atualizar o Cadastro Único, já que é pré-requisito para se manter ativo nos programas.
Entenda aqui o que é o CadÚnico, por que é necessário fazer a atualização e como fazer isso de forma online.
O Cadastro Único (ou simplesmente CadÚnico) é uma plataforma que reúne e identifica quem são e onde estão as famílias de baixa renda e extrema pobreza no Brasil. Isso facilita a seleção dos beneficiários aos programas e políticas públicas dos governos federal, estadual e municipal.
Para se inscrever no CadÚnico, é preciso comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de casa, levando um documento de identidade com foto, CPF de todos os integrantes da família e comprovante de residência. No entanto, mais do que se inscrever, também é fundamental manter os dados e informações sempre atualizados.
Leia também | Como saber se fui aprovada no Cadastro Único?
A atualização dos dados é fundamental para manter o benefício ao longo do tempo. Isso porque o risco da desatualização pode levar à suspensão, ao bloqueio ou até à perda do benefício. Afinal, a própria plataforma faz um acompanhamento automático de quem ainda se enquadra em cada programa, excluindo quem está fora.
Além disso, a atualização cadastral assegura que o governo tenha informações precisas sobre as condições de vida das famílias, possibilitando a implementação de políticas públicas mais eficazes.
A atualização do CadÚnico é necessária a cada dois anos, no máximo. Porém, sempre que houver alguma alteração nos dados, como mudança de endereço, de emprego e renda ou do número de pessoas na família e na mesma residência (com nascimentos ou mortes), é necessário providenciar a atualização o quanto antes.
Quem está inscrito no Cadastro Único tem o dever de conferir se os dados e informações que constam na plataforma estão atualizadas ou desatualizadas.
Para checar isso, basta seguir o passo a passo:
Em alguns casos, será necessário comparecer diretamente no CRAS para finalizar a atualização por meio de entrevistas ou confirmação de dados. Mas isso costuma ser informado pela própria prefeitura ao beneficiário.
Não basta apenas saber como atualizar o Cadastro Único sem redobrar os cuidados na hora de preencher as novas informações. Afinal, tão importante quanto manter os dados em dia, é também evitar erros durante o processo.
O Serasa Ensina é o canal da Serasa no YouTube, criado para descomplicar a educação financeira, por meio de centenas de conteúdos atualizados toda semana. Os vídeos ajudam você a cuidar do dinheiro, negociar dívidas, proteger-se contra fraudes, aumentar o Serasa Score, economizar na rotina, organizar as finanças e muito mais.
Data de publicação 18 de novembro de 202411 minutos de leitura
Data de publicação 18 de novembro de 20249 minutos de leitura
Data de publicação 18 de novembro de 20249 Minutos de leitura