Declaração de Imposto de Renda pré-preenchida 2025
Declaração de Imposto de Renda pré-preenchida 2025Data de publicação 1 de abril de 202512 minutos de leitura
Atualizado em: 5 de julho de 2024
Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
O CadÚnico é a porta de entrada para acessar diversos benefícios sociais do governo, tanto federais como estaduais ou municipais. Para usufruir dos benefícios, é preciso manter os dados sempre em dia. Assim, é imprescindível saber como atualizar o Cadastro Único, já que é pré-requisito para se manter ativo nos programas.
Entenda aqui o que é o CadÚnico, por que é necessário fazer a atualização e como fazer isso de forma online.
O Cadastro Único (ou simplesmente CadÚnico) é uma plataforma que reúne e identifica quem são e onde estão as famílias de baixa renda e extrema pobreza no Brasil. Isso facilita a seleção dos beneficiários aos programas e políticas públicas dos governos federal, estadual e municipal.
Para se inscrever no CadÚnico, é preciso comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de casa, levando um documento de identidade com foto, CPF de todos os integrantes da família e comprovante de residência. No entanto, mais do que se inscrever, também é fundamental manter os dados e informações sempre atualizados.
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A atualização dos dados é fundamental para manter o benefício ao longo do tempo. Isso porque o risco da desatualização pode levar à suspensão, ao bloqueio ou até à perda do benefício. Afinal, a própria plataforma faz um acompanhamento automático de quem ainda se enquadra em cada programa, excluindo quem está fora.
Além disso, a atualização cadastral assegura que o governo tenha informações precisas sobre as condições de vida das famílias, possibilitando a implementação de políticas públicas mais eficazes.
A atualização do CadÚnico é necessária a cada dois anos, no máximo. Porém, sempre que houver alguma alteração nos dados, como mudança de endereço, de emprego e renda ou do número de pessoas na família e na mesma residência (com nascimentos ou mortes), é necessário providenciar a atualização o quanto antes.
Quem está inscrito no Cadastro Único tem o dever de conferir se os dados e informações que constam na plataforma estão atualizadas ou desatualizadas.
Para checar isso, basta seguir o passo a passo:
Em alguns casos, será necessário comparecer diretamente no CRAS para finalizar a atualização por meio de entrevistas ou confirmação de dados. Mas isso costuma ser informado pela própria prefeitura ao beneficiário.
Não basta apenas saber como atualizar o Cadastro Único sem redobrar os cuidados na hora de preencher as novas informações. Afinal, tão importante quanto manter os dados em dia, é também evitar erros durante o processo.
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