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Como comprovar que não declaro Imposto de Renda?

O próprio cidadão deve emitir a declaração de isenção de Imposto de Renda.

Publicado em: 24 de abril de 2025

Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 10 minutos

Texto de: Time Serasa

Logotipo do Meu Imposto de Renda (Receita Federal do Brasil) na tela do smartphone no teclado do computador. Declaração de Imposto de Renda no Brasil.

Ao iniciar o período de declaração do Imposto de Renda (IR), sempre surgem novas dúvidas sobre o tema. As perguntas mais comuns para quem precisa fazer a declaração é como preenchê-la corretamente. Os isentos, por sua vez, possuem uma dúvida principal: “Como comprovar que não declaro Imposto de Renda?”.

Essa comprovação pode ser necessária ao solicitar crédito, benefícios governamentais ou para regularizar pendências fiscais. Embora a Receita Federal não emita um documento específico de “não declarante”, existe uma maneira de comprovar essa situação – confira a seguir.

Assista | Erros mais comuns na declaração do Imposto de Renda - Serasa Ensina

Como comprovar que não declara Imposto de Renda?

Para o cidadão comprovar que não declara Imposto de Renda é necessário preencher uma Declaração de Isenção do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Para elaborar o documento de autodeclaração, siga os passos a seguir:

  1. Acesse o site oficial da Receita Federal.

  2. Encontre a área de “Centrais de Conteúdo” e clique em “Mais Conteúdo”.

  3. Selecione a opção “Formulários” e, em seguida, “Declarações”.

  4. Clique em “Declaração de isento de Imposto de Renda”.

  5. Clique no link do documento em PDF para fazer o download.

  6. Preferencialmente, abra o arquivo no navegador ou abra com o programa Adobe Reader. Clique nos campos para inserir os dados pessoais, local e data.

  7. Salve as alterações feitas, imprima o documento e assine-o.

    Leia também | Restituição do IR: o que fazer com o dinheiro extra

Dados necessários para preencher a declaração

  • O preenchimento da Declaração de Isenção do Imposto de Renda Pessoa Física exige os seguintes dados pessoais:
  •  
  • ●     nome completo;
  • ●     número da RG ou CNH;
  • ●     órgão expedidor e estado (UF) do documento;
  • ●     CPF;
  • ●     endereço, CEP e cidade;
  • ●     telefone de contato;
  • ●     ano(s) de exercício(s).

Por que a comprovação é importante?

  • A comprovação da não obrigatoriedade da declaração do Imposto de Renda é importante quando se lida com entidades que precisam avaliar a saúde financeira de um indivíduo nos seguintes cenários:
  •  
  • ●     Avaliação de crédito: a declaração é utilizada por bancos e financeiras para analisar a capacidade de pagamento do cidadão.
  • ●     Solicitação de benefícios sociais: a isenção de declaração do imposto de renda também serve para comprovar que a pessoa possui baixa renda, podendo receber benefícios sociais.

  • O documento é uma forma de manter a situação fiscal em dia, mesmo estando isento, podendo ser utilizado como prova em processos judiciais.

Quais documentos podem comprovar que eu não declaro Imposto de Renda?

A Declaração de Isenção do Imposto de Renda é o principal documento para comprovar a não obrigatoriedade de declarar. Nele, o próprio indivíduo informa que não se encaixa nos critérios de obrigatoriedade da Receita Federal.

  • Entretanto, outros documentos podem servir como comprovação de isenção e para reforçar a autodeclaração, como:

  • ●     Consulta ao Cadastro de Pessoa Física (CPF): ao consultar a situação cadastral do CPF no site da Receita Federal, verifique se há pendências relacionadas à entrega do Imposto de Renda. A confirmação de que não há obrigações pendentes serve como comprovação da não obrigatoriedade de declarar o IR.
  • ●     Comprovantes de rendimentos: os informes fornecidos por bancos, empregadores ou outras fontes podem demonstrar que os rendimentos recebidos estão abaixo do limite de obrigatoriedade estabelecido pela Receita Federal.

Quem não precisa declarar Imposto de Renda?

  • A Receita Federal estabelece critérios para determinar a obrigatoriedade e a não necessidade de declarar o IR. De forma geral, estão isentos da declaração:
  •  
  • -      Pessoas com renda tributável (salários, aposentadorias, aluguéis) inferior ao limite estabelecido anualmente pela Receita Federal. Para o ano-calendário de 2024, o limite é abaixo de R$ 33.888 (R$ 2.824 mensais).
  • -      Quem recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados na fonte (bolsa de estudo, seguro-desemprego, FGTS, rendimento da poupança, doações) até ou abaixo de R$ 20 mil.
  • -      Proprietários de bens ou direitos (imóveis, terrenos, veículos, aluguéis) com valor total inferior a R$ 81 mil.
  • -      Agricultores com receita bruta anual abaixo do valor mínimo determinado pela Receita Federal. Para o ano-calendário de 2024, o valor limite é inferior a R$ 169.440.
  • -      Cidadãos que não realizaram operações na Bolsa de Valores ou outras aplicações financeiras tributáveis.

 

Pessoas com doenças graves especificadas na Lei 7.713/1988 (como cardiopatia grave, cegueira, entre outras) também podem solicitar a isenção sobre rendimentos da aposentadoria, pensão ou reforma. Entretanto, é preciso apresentar laudo médico e documentos solicitados pela Receita Federal.

Leia também | Como obter extrato para Imposto de Renda do INSS

Como verificar se você está em situação regular com a Receita Federal?

Para verificar sua situação junto à Receita Federal e obter os documentos que a comprovem, realize os seguintes passos:

  1. Acesse o site oficial da Receita Federal.

  2. Clique na opção “e-CAC - Centro de Atendimento Virtual”.

  3. Realize o login no Portal e-CAC utilizando o e-mail e a senha cadastrados na conta gov.br.

  4. Selecione o menu “Certidões e Situação Fiscal”.

  5. Clique em “Consulta Pendências - Situação Fiscal”. O sistema apresentará um diagnóstico fiscal, informando se há pendências com a Receita Federal ou a Procuradoria-Geral da Fazenda.

  6. Clique em “Emitir Certidão” para baixar um documento PDF do resultado do diagnóstico fiscal.

Outro documento que indica a situação com a Receita Federal é a Certidão Negativa de Débitos (CND). Para emiti-la:

  1. Volte ao site oficial da Receita Federal.

  2. Selecione o menu “Serviços - Portal de Serviços Digitais” e clique em “Emitir Certidão de Pessoa Física”.

  3. Informe o CPF e clique em “Consultar”.

  4. Salve e/ou imprima o documento. Ele é válido até a sua data de vencimento.

O que fazer se houver irregularidades?

Caso um dos documentos indique pendências, tome as medidas necessárias para regularizá-las. Isso pode envolver o pagamento de débitos, entregar a declaração de Imposto de Renda atrasada ou corrigir informações cadastrais. 

Se não conseguir identificar a pendência, procure um contador para entender o problema e resolvê-lo corretamente.

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FAQ - Perguntas frequentes

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