Entrar
Navegação do blog
  1. Blog
  2. Como Comprovar Renda Sendo Mei Entenda O Que Fazer

Como comprovar renda sendo MEI? Saiba o que fazer

Precisa de um comprovante de renda MEI? Confira as opções disponíveis e como emiti-los.

Atualizado em: 16 de agosto de 2024

Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 10 minutos

Texto de: Time Serasa

A sigla MEI para Microempreendedor Individual em português brasileiro escrito em um molde de madeira. Nota do real brasileiro na composição.

Será que tem como comprovar renda sendo MEI? A resposta é sim. Afinal, os microempreendedores individuais também têm acesso a serviços financeiros que demandam esse tipo de documento.

Empréstimos, financiamentos, cartões de crédito, aluguel e outras operações envolvem a análise de crédito – então, pessoas físicas, empresas, autônomos e MEIs precisam saber como comprovar renda.

Por isso, este artigo explica em detalhes quais são as formas de conseguir um comprovante de renda MEI.

Assista | Como comprovar renda sendo MEI? - Serasa Ensina

Por que preciso comprovar renda?

O comprovante de renda é um documento que ajuda a mostrar a uma instituição financeira que a pessoa está apta a cumprir com um pagamento em caso de liberação de crédito.

O comprovante serve para mostrar os rendimentos mensais, garantindo que existe disponível um valor suficiente para cumprir com o pagamento acordado.

É a partir dessa declaração que os bancos e operadoras podem estabelecer o limite de crédito ou valor de empréstimo a ser oferecido ao cliente.

  • O comprovante de renda pode ser usado para várias operações financeiras, tais como:
  •  
  • ●     alugar um imóvel;
  • ●     solicitar visto de viagem;
  • ●     realizar um financiamento imobiliário ou de automóvel;
  • ●     fazer um empréstimo pessoal;
  • ●     contratar consórcios;
  • ●     solicitar liberação ou aumento do limite no cartão de crédito.

O que é um comprovante de renda MEI

O comprovante de renda MEI é um documento que atesta a renda mensal ou anual de um microempreendedor individual.

Ele pode ser obtido de várias maneiras – por exemplo, com extratos bancários, DECORE e outros documentos.

Leia também | DET: entenda o que é a nova obrigação para os MEIs

Como comprovar renda sendo MEI

O MEI pode comprovar a renda de diversas formas, apresentando documentos que vão desde um contrato de prestação de serviço a extratos bancários.

Confira a seguir as formas de emitir um comprovante de renda MEI:

  1. Extrato bancário

    O extrato bancário é uma das formas mais simples e fáceis que o MEI pode comprovar a renda.

    Um extrato bancário registra todas as movimentações bancárias de uma pessoa, como recebimentos, saques e pagamentos feitos da conta.

    O extrato bancário pode ser consultado em formato periódico, mensal e anual. Nele, o MEI é capaz de verificar todas as movimentações financeiras feitas no período.

    No caso do MEI, se o serviço que ele queira obter for para sua empresa, é importante que esse extrato seja da conta de pessoa jurídica. Ele pode ser consultado na internet, no caixa eletrônico do banco e, em alguns casos, pode ser solicitado por telefone.


  2. DECORE

    A Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (DECORE) é um documento oficial de comprovação de renda utilizado por empresas e profissionais autônomos. O DECORE tem o principal objetivo de declarar todos os seus ganhos relacionados ao sistema de pró-labore.

    Para utilizar o DECORE como comprovante de renda MEI, será preciso solicitar o documento a um contador, que declarará de forma específica os ganhos do microempreendedor.


  3. Imposto de Renda (IRPF)

    Outra forma de comprovar renda sendo MEI é por meio da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF).

    Como ele é um documento em que devem constar todos os rendimentos do ano anterior, a declaração pode ser apresentada como comprovante de renda.

    No entanto, como a declaração comprova apenas alguns elementos, pode ser que a instituição financeira ou empresa exija documentos adicionais além da declaração.


  4. Contratos de prestação de serviços

    Um contrato também serve como comprovante de renda MEI, mas ele precisa atender alguns requisitos que garantem que o documento seja realmente válido, com firma reconhecida e assinaturas comprovadas.

    Além disso, é importante entender que, assim como a declaração IRPF, junto ao contrato provavelmente será solicitado outros documentos adicionais para mostrar que essa é a renda atual do MEI.


  5. Recibo de Pagamento Autônomo (RPA)

    Também é possível comprovar a renda como MEI por meio de recibos – mais especificamente o RPA. O Recibo de Pagamento Autônomo é um documento usado para formalizar a prestação de serviço esporádico de pessoas físicas para outras pessoas físicas ou jurídicas. É muito semelhante a uma Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).

    Com a RPA, o MEI consegue mostrar o detalhamento do serviço prestado, o valor e os impostos que serão recolhidos.

    Assim como as outras opções, com esse comprovante também pode ser necessário apresentar outro comprovante, como extratos bancários.

Dicas para comprovar renda sendo MEI

  • Para apresentar um comprovante de renda MEI que aumente as chances de aprovação na solicitação do crédito ou do serviço, confira algumas dicas:
  •  
  • ●     Mantenha registros precisos: mantenha um Relatório Mensal de Receitas Brutas atualizado. Guarde todas as notas fiscais emitidas e recebidas.
  • ●     Organize os documentos financeiros: mantenha os extratos bancários da conta empresarial organizados. Arquive comprovantes de pagamento e recibos.
  • ●     Faça a declaração anual: envie a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI) dentro do prazo.
  • ●     Utilize conta bancária exclusiva: use uma conta bancária exclusiva para o negócio para facilitar o rastreamento das transações.
  • ●     Emita notas fiscais regularmente: emita notas fiscais para todas as vendas e serviços, quando for obrigatório.
  • ●     Consulte um contador: conte com o auxílio de um contador para garantir que todas as obrigações fiscais e financeiras estejam em dia.
  • ●     Evite misturar finanças pessoais e empresariais: separe suas finanças pessoais das empresariais para evitar confusões e facilitar a comprovação de renda.
  • ●     Guarde comprovantes de pagamentos de impostos: mantenha todos os comprovantes de pagamento do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional).

Acesse o canal da Serasa no YouTube

O Serasa Ensina é o canal da Serasa no YouTube, criado para descomplicar a educação financeira, por meio de centenas de conteúdos atualizados toda semana. Os vídeos ajudam você a cuidar do dinheiro, negociar dívidas, proteger-se contra fraudes, aumentar o Serasa Score, economizar na rotina, organizar as finanças e muito mais. 

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar
Média de avaliação: 5 de 5

Artigos relacionados