Cobrança extrajudicial: o que é, como funciona e como evitar
Cobrança extrajudicial: o que é, como funciona e como evitarData de publicação 18 de novembro de 202411 minutos de leitura
Atualizado em: 15 de agosto de 2024
Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
Saber como consultar débitos de veículos é importante para todos os proprietários. Afinal, deixar de pagar os impostos, taxas e multas podem dificultar a rotina do motorista e ter várias consequências.
Como na correria do dia a dia pode ser comum deixar algumas contas passarem despercebidas, é importante criar um calendário dos compromissos veiculares para ter certeza de que está tudo em dia.
Nesse caso, saiba que é possível pagar os débitos veiculares de forma simples, sem burocracia e sem sair de casa com a Carteira Digital Serasa.
Antes de saber como consultar débitos de veículos, é importante conhecer a lista deles.
Os débitos veiculares são os impostos e taxas que o proprietário de qualquer automóvel (como carro, moto ou caminhão) deve pagar para manter regular a situação do veículo, permitindo a circulação nas vias e rodovias do país.
São eles:
O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores deve ser pago anualmente. A alíquota varia de estado para estado, e incide sobre o valor do veículo na Tabela FIPE.
Deixar de pagar esse imposto impede a emissão do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) atualizado.
O proprietário poderá ser penalizado se circular com esse documento vencido, o que resulta em infração gravíssima no valor de R$293,47, além de 7 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e remoção do veículo até a regularização.
Além disso, o atraso no pagamento desse compromisso pode fazer com que o nome do proprietário seja negativado e enviado aos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa, SPC ou SCPC.
Também é um procedimento anual e obrigatório, e é depois de pagar o licenciamento que o CRLV pode ser emitido.
O documento é uma autorização para o veículo trafegar dentro das regularidades estabelecidas na legislação de trânsito.
Lembre-se: o licenciamento vencido pode ocasionar a remoção do veículo para um pátio dos órgãos de trânsito.
É o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres.
O DPVAT tem a finalidade de amparar eventuais vítimas de acidentes de trânsito em todo o território nacional com indenização em caso de morte, invalidez permanente e reembolso de despesas médicas, independentemente do responsável pelo acidente.
É importante lembrar que o pagamento do DPVAT está suspenso desde 2021 e as indenizações foram pagas às vítimas envolvidas em acidentes ocorridos até novembro de 2023.
A volta da cobrança de um seguro obrigatório está prevista para 2025. O novo DPVAT vai mudar de nome e terá novas regras.
A partir do ano que vem começa a valer o Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT).
As multas podem ser impostas ao proprietário, condutor, embarcador ou transportador do veículo que descumprir as normas estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro. A dívida das multas é corrigida com juros de acordo com o tempo de atraso.
Leia também | Score para financiamento de veículos: qual a pontuação adequada?
A maneira considerada tradicional de como consultar débitos de veículos é por meio dos órgãos oficiais de trânsito, como o Detran de cada estado ou o site da Secretaria da Fazenda de cada estado.
Nesses sites, será preciso ter o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), que pode ser encontrado no CRLV do automóvel, e o número da placa do veículo. Dependendo do site, a consulta deve ser feita por meio do CPF e de outros logins, como a conta gov.
Uma dica ainda mais simples e prática para consultar débitos de veículos sem sair de casa é utilizando a Carteira Digital Serasa.
A Serasa tem uma parceria com a empresa Zapay – startup especializada em débitos de veículos, cujo serviço permite fazer a consulta gratuita dos débitos veiculares e realizar os pagamentos pela Carteira Digital, de forma online.
É possível consultar todos os débitos apenas pela placa do veículo, sem a necessidade do Renavam.
Uma das vantagens de fazer esses pagamentos pela Carteira Digital Serasa é poder parcelar os boletos em até 12 vezes no cartão de crédito. Isso permite aproveitar o desconto que alguns estados oferecem ao quitar o IPVA à vista, e pagar esse valor de forma parcelada.
Com o aplicativo da Serasa a verificação é rápida e eficiente, e pode ser feita em quatro etapas:
Instalar o aplicativo da Serasa é o primeiro passo. O app pode ser baixado na Play Store ou App Store. Após a instalação, é exigido um cadastro rápido, caso o usuário ainda não esteja registrado.
Após o cadastro e login no aplicativo, clique em Pagar, opção disponível no centro da parte inferior da tela na página inicial. Depois, selecione Débitos veiculares.
Digite a placa, o estado de origem do veículo e aceite os termos de uso para poder consultar as pendências. Se houver débitos em aberto, eles aparecerão na tela.
É possível pagar um ou todos os débitos de uma só vez. Basta selecionar as dívidas que serão pagas. Na sequência o usuário escolhe a forma e as condições de pagamento. Depois prossegue com a opção Pagar agora.
Em seguida será redirecionado para a página da Zapay, em que é possível também acompanhar o protocolo do processo. Após o pagamento, a pendência terá baixa no Detran do seu estado em até sete dias.
A Carteira Digital Serasa permite pagar contas on-line em um só lugar, de forma fácil, prática, rápida e segura. Com ela é possível fazer recargas de celular, organizar as contas, pagar acordos do Serasa Limpa Nome, consultar e quitar débitos de veículo com opções de parcelamento.
Data de publicação 18 de novembro de 202411 minutos de leitura
Data de publicação 18 de novembro de 20249 minutos de leitura
Data de publicação 18 de novembro de 20249 Minutos de leitura