Retificação de Imposto de Renda: quando fazer
Retificação de Imposto de Renda: quando fazerData de publicação 2 de abril de 20257 minutos de leitura
Publicado em: 15 de dezembro de 2023
Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 3 minutosTexto de: Time Serasa
O Brasil tem 30,2 milhões trabalhadores por conta própria, ou seja, que realizam trabalho autônomo, sem carteira assinada. O relatório do IBGE de 2022 aponta a concentração maior de profissionais autônomos nas regiões Norte e Nordeste: são 84,9% e 80%, respectivamente. Na sequência vêm o Centro-Oeste (61,4%), o Sudeste (58,6%) e o Sul (53,8%). Confira neste artigo o que é trabalho autônomo.
Leia também I Planejamento financeiro: como assumir o controle das finanças
O trabalho autônomo é uma forma de atividade profissional na qual o trabalhador atua de maneira independente, sem estabelecer um vínculo empregatício com uma empresa específica. Nesse contexto, os profissionais autônomos prestam serviços de forma liberal, oferecendo suas habilidades e expertise a empresas ou pessoas por um período determinado, sem uma relação empregatícia formal. Esse modelo de trabalho é marcado pela maior flexibilidade profissional, que tem mais liberdade para conduzir as atividades de acordo com suas preferências e agenda.
A diferença entre o trabalho autônomo com ou sem CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) está principalmente relacionada à formalização e às obrigações legais e fiscais. A decisão de trabalhar como autônomo com ou sem CNPJ dependerá das circunstâncias específicas de cada profissional, considerando as necessidades, os objetivos e a natureza das atividades.
Enquanto o CNPJ proporciona formalização, possibilidade de contratação e algumas vantagens fiscais, trabalhar sem CNPJ pode ser mais simples, especialmente para atividades de menor complexidade. Entenda a diferença:
Ao obter um CNPJ, o profissional autônomo se torna pessoa jurídica e passa a ter obrigações legais, como emissão de nota fiscal. Com CNPJ, o autônomo pode contratar pessoas se necessário. A criação de uma pessoa jurídica pode proporcionar uma separação entre os bens pessoais e os bens da empresa, o que pode trazer maior proteção patrimonial. Em alguns casos, ter CNPJ pode permitir ao profissional participar de licitações e concorrer a contratos empresariais.
O autônomo sem CNPJ atua como pessoa física, sem a formalização de uma entidade empresarial. Essa modalidade dispensa emissão de nota fiscal. A ausência de CNPJ pode limitar a participação em licitações e a assinatura de contratos empresariais. O autônomo sem CNPJ é totalmente responsável por suas obrigações fiscais e financeiras, sem a separação entre patrimônio pessoal e empresarial. Alguns benefícios, como linhas de crédito empresarial, podem ser exclusivos para quem possui CNPJ.
Leia também I Renda extra: ideias para ganhar dinheiro em casa
O profissional autônomo, ao contrário do funcionário efetivo, não tem contrato de trabalho fixo com uma empresa. Ele é contratado para realizar serviços específicos, muitas vezes de maneira eventual, e não está sujeito às regulamentações típicas de um emprego formal. Algumas das características fundamentais do trabalho autônomo incluem:
O profissional autônomo é responsável por sua própria remuneração e pela gestão das próprias finanças. Ele determina os preços, condições de pagamento e custos operacionais, por exemplo.
Ao contrário dos empregados convencionais, os profissionais autônomos têm total autonomia para escolher os clientes, projetos e a forma como desejam realizar as atividades profissionais. Essa independência é uma das características atrativas desse modelo de trabalho.
A ausência de vínculo empregatício é uma distinção importante do trabalho autônomo. O profissional atua como um prestador de serviços independente, não é considerado empregado da empresa.
Muitos profissionais autônomos têm a capacidade de realizar as atividades de qualquer lugar, inclusive em casa. Essa flexibilidade de localização é especialmente vantajosa, proporcionando maior comodidade e redução de custos associados a um espaço de trabalho físico.
Embora a prestação de serviços por profissionais autônomos seja frequentemente considerada eventual, ela pode tornar-se habitual dependendo da natureza e frequência do trabalho realizado. Alguns autônomos estabelecem relações duradouras com clientes, tornando a prestação de serviços uma parte consistente das atividades profissionais.
Os benefícios do trabalho autônomo envolvem a liberdade de definir os próprios horários,
trabalhar em uma variedade de projetos, tomar decisões estratégicas por si e moldar seu caminho profissional. Em alguns casos, profissionais autônomos podem se beneficiar de regimes tributários mais flexíveis, aproveitando deduções e incentivos fiscais que podem contribuir para uma carga tributária mais favorável.
O trabalho autônomo abrange uma variedade de atividades profissionais realizadas por indivíduos de forma independente, sem vínculo empregatício formal com uma empresa. Os tipos de trabalho autônomo são diversos e podem abranger uma ampla gama de setores e habilidades. Aqui estão alguns exemplos comuns de tipos de trabalho autônomo:
A diversidade de tipos de trabalhos autônomos continua a crescer na medida das demandas do mercado. A escolha do tipo de trabalho autônomo muitas vezes depende das habilidades, interesses e experiência do indivíduo, além das oportunidades disponíveis no mercado.
Leia também I Como ganhar dinheiro nas redes sociais
O profissional autônomo precisa ser organizado para dar conta de todos os compromissos do mês, inclusive pagar as contas em dia. A funcionalidade Minhas Contas, da Serasa, é uma solução completa para gerenciar e pagar todos as contas de forma inteligente.
Imagine ter todas as despesas, incluindo água, luz, gás* e até compras online, reunidas em um só lugar. Com o aplicativo da Serasa, você pode fazer isso e muito mais.
*Contas básicas como água, luz e gás serão disponibilizadas de forma faseada para os Estados, acompanhe na página do Minhas Contas as atualizações.
Experimente agora mesmo essa função exclusiva e gratuita no aplicativo da Serasa. Simplifique sua vida financeira com o Minhas Contas.
Data de publicação 2 de abril de 20257 minutos de leitura
Data de publicação 1 de abril de 202512 minutos de leitura
Data de publicação 28 de março de 20258 minutos de leitura