Declaração de Imposto de Renda pré-preenchida 2025
Declaração de Imposto de Renda pré-preenchida 2025Data de publicação 1 de abril de 202512 minutos de leitura
Atualizado em: 29 de outubro de 2024
Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 8 minutosTexto de: Time Serasa
Todos os brasileiros que trabalham com carteira assinada, sob o contrato nos moldes da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), têm direito ao Cartão Cidadão.
Saiba como fazer, para que serve, os documentos necessários e como utilizar o Cartão Cidadão.
Criado pelo Governo Federal em parceria com a Caixa Econômica Federal, o Cartão Cidadão facilita a vida dos cidadãos que desejam consultar e receber um benefício social ou trabalhista.
Ele permite o saque do benefício em diversos locais, como as agências da Caixa, Lotéricas e os correspondentes bancários.
Os brasileiros que possuem conta poupança ou corrente na Caixa não precisam solicitar o Cartão Cidadão, pois recebem os benefícios diretamente nela.
As pessoas inscritas em programas sociais são automaticamente registradas para receber a primeira via do Cartão Cidadão.
O Cartão Cidadão pode ser solicitado via telefone ou presencialmente em uma agência da Caixa. Infelizmente, ainda não é possível pedi-lo de forma online.
A solicitação via telefone precisa dos dados do CPF, título de eleitor, RG e da carteira de trabalho.
A solicitação presencial do Cartão Cidadão pode ser realizada nas agências da Caixa. Não esqueça dos documentos indicados anteriormente.
Já para a solicitação via telefone, siga os seguintes passos:
Tenha consigo os documentos indicados anteriormente.
Ligue para a Central de Atendimento da Caixa ao Cidadão pelo número 0800 726 0207.
No menu apresentado, selecione a opção de informações sobre o "Cartão Bolsa Família ou Cartão Social e senha".
Escolha a opção de "Cartão Social".
Informe os dados pessoais para realizar o pedido.
Em ambos os casos, a solicitação é gratuita. Caso seja necessário pedir a segunda via do cartão, refaça a solicitação presencialmente ou via telefone.
A Senha Cidadão deve ser criada para desbloquear o Cartão Cidadão. Ela habilita o cartão para saque de benefícios trabalhistas e/ou sociais administrados pela Caixa em terminais de autoatendimento, Lotéricas, correspondentes Caixa Aqui, agência e pontos de atendimento da Caixa.
Ligue para o Atendimento Caixa ao Cidadão: 111.
Compareça à Lotérica com o Cartão Cidadão e um documento oficial.
Compareça à agência com um documento oficial. Não é necessário a apresentação do Cartão Cidadão.
O documento oficial que deve ser apresentado para os dois modos pode ser:
● Carteira de identidade (RG);
● Carteira Nacional de Habilitação (CNH) — modelo com foto mesmo fora do prazo de validade ou modelo digital;
● Carteira profissional (OAB, CRM, entre outros);
● CTPS — modelo informatizado;
● Identidade militar;
● Carteira de identidade de estrangeiros;
● Passaporte, entre outros documentos.
Os passos apresentados também servem para a recuperação de senha do Cartão Cidadão.
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