Simulação Minha Casa Minha Vida: passo a passo
Simulação Minha Casa Minha Vida: passo a passoData de publicação 26 de fevereiro de 202513 minutos de leitura
Publicado em: 24 de fevereiro de 2025
Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 9 minutosTexto de: Time Serasa
Há diversas formas de usar o Pix para fazer o pagamento das compras. Uma delas é via QR Code, uma opção segura que torna o processo de compra mais fluido e deixa o consumidor menos suscetível a erros na hora de preencher as chaves numéricas. Mas mesmo com toda essa facilidade, nem todo mundo sabe como gerar QR Code Pix.
Aprenda aqui o que fazer.
O QR Code é uma imagem que se assemelha a um código de barras e pode ser lido pela câmera do celular.
Quando escaneada, ele revela o conteúdo que está armazenando e direciona a pessoa para algum lugar: um cardápio digital de restaurante, um site, uma música, um aplicativo, um contato, um chat para mensagens de textos ou até uma conta bancária para pagamento via sistema Pix.
Para isso, basta apontar a câmera do celular para a imagem criptografada que o resto é automático.
Leia também | Como fazer o Pix no celular: guia completo e cuidados
O Pix revolucionou a forma como os brasileiros fazem transações financeiras e o sistema QR Code veio para facilitar ainda mais.
No caso, essa leitura do código QR Code é feita usando o aplicativo do banco onde está vinculada a conta que fará a transação. O QR Code Pix, portanto, contém todas as informações necessárias para realizar esse pagamento, como os dados da conta de quem vai receber e, em alguns casos, o valor da transação.
Assim, após o escaneamento, o sistema do Pix faz a transferência instantânea do valor, sem que o consumidor tenha que inserir manualmente dados como CPF, número de conta ou chave Pix.
Para quem atua como autônomo ou possui um pequeno comércio, diversificar os métodos de pagamento pode ser um diferencial significativo. Afinal, ajuda a tornar o processo de pagamento mais simples e conveniente, agilizando o atendimento e reduzindo filas.
Existem dois tipos de QR Code dentro dessa modalidade: o estático e o dinâmico.
O QR Code Pix estático gera uma imagem fixa e única que permanece sempre a mesma, como uma foto de papel. Esta imagem pode ser usada para pagamentos ilimitados por várias pessoas. Quando o escaneamento desse QR Code é feito, será necessário inserir o montante a ser pago.
É muito utilizado por pequenos comerciantes e prestadores de serviço.
O QR Code Pix dinâmico, também conhecido como Pix cobrança, gera uma imagem que muda o tempo todo, como um quadro animado. Ele é modificado a cada transação, o que o torna exclusivo, e só pode ser usado uma única vez. Neste caso, o valor é predefinido e não pode ser alterado. O consumidor, portanto, não preenche o montante por conta própria.
É um modelo muito usado em situações que necessitam de atualização constante nos detalhes de pagamento. Grandes empresas e lojas online costumam optar pelo QR Code dinâmico.
Leia também | Novas regras do Pix: saiba como será o Pix Automático
Gerar um QR Code Pix é um processo simples e pode ser realizado através do aplicativo do banco. O procedimento pode mudar de acordo com a instituição bancária, mas, em geral, funciona mais ou menos assim:
Escolha uma plataforma confiável
Existem várias instituições que permitem a geração de QR Codes para pagamentos por Pix, então certifique-se de escolher uma opção confiável e segura. Pessoas físicas, por exemplo, podem usar o sistema do próprio banco onde mantém sua conta. Já empresas e profissionais autônomos podem fazer o mesmo com a conta pessoa jurídica.
Localize a seção Pix dentro do aplicativo
Depois de acessar o aplicativo do banco, busque pela seção ou área dedicada ao Pix que, em geral, costuma estar disponível no menu principal. Então, verifique todas as opções que aparecem lá.
Busque pela opção de cobrar ou receber
Dentro da seção Pix do aplicativo bancário, procure pela opção de cobrança Pix ou QR Code. O objetivo é o mesmo, mas os nomes podem mudar de acordo com o app do banco. Então, siga as instruções que aparecerem lá para gerar um QR Code Pix que seja personalizado.
Defina o tipo de QR Code Pix
Em alguns casos, a criação do QR Code para Pix é automático, mas alguns bancos podem oferecer a opção de estático ou dinâmico. Escolha o mais adequado e continue o procedimento.
Informe o valor
Em alguns aplicativos bancários, também será necessário preencher o valor da transação. Mas, em geral, esse é um serviço opcional: é possível definir um valor fixo ou deixá-lo em aberto, caso ele possa mudar.
Compartilhe ou imprima
Após gerar o QR Code Pix, imprima para exibi-lo em um local físico ou, então, compartilhe-o por meio das máquinas de pagamento ou aplicativos de mensagens.
Usar o QR Code Pix é seguro, mas não está livre de golpes, assim como qualquer outro método digital de pagamento. Por isso, para evitar fraudes, é essencial adotar algumas precauções simples que ajudam a reduzir significativamente os riscos.
Outra estratégia importante que ajuda a trazer proteção é utilizar serviços de monitoramento financeiro, como o Serasa Premium, para identificar movimentações suspeitas. Além disso, essa plataforma ainda emite notificações sobre transações incomuns que ajudam a acender o alerta e evitar prejuízos maiores antes que aconteçam.
O Serasa Ensina é o canal da Serasa no YouTube, criado para descomplicar a educação financeira, por meio de centenas de conteúdos atualizados toda semana. Os vídeos ajudam você a cuidar do dinheiro, negociar dívidas, proteger-se contra fraudes, aumentar o Serasa Score, economizar na rotina, organizar as finanças e muito mais.
Data de publicação 26 de fevereiro de 202513 minutos de leitura
Data de publicação 26 de fevereiro de 20254 minutos de leitura
Data de publicação 24 de fevereiro de 20259 minutos de leitura