Como precificar um produto ou serviço
Conheça as fórmulas para calcular o preço de venda de produtos e não sofrer mais prejuízo.
Publicado em: 29 de maio de 2023
Autora: Sara Moreira
Um dos principais desafios de abrir um negócio é saber como precificar um produto – e, mais ainda, como precificar um serviço.
Afinal, são muitos fatores a serem avaliados: preços da concorrência, despesas da empresa, margem de lucro, perfil do público-alvo etc.
Por isso, caso esteja passando por esse desafio, confira neste conteúdo o que deve ser levado em conta na hora de colocar os preços nos itens, além de conhecer o cálculo correto de precificação.
Papel, caneta e calculadora em mãos? Então, vamos lá!
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Qual a importância de saber precificar corretamente produtos e serviços?
Na abertura de seus negócios, alguns empreendedores podem precificar os produtos baseados apenas em dois fatores: o custo junto aos fornecedores e a margem de lucro que se deseja obter.
Porém, isso é um erro, pois existem mais despesas "escondidas" em cada item vendido – impostos, despesas para manter o negócio, comissões dos vendedores, taxas de entrega e outras.
Por isso mesmo, é importante reforçar os motivos que tornam essencial saber como fazer a precificação de um produto da forma certa. São eles:
- ● Rentabilidade: se os preços forem muito baixos, a empresa pode ter dificuldades em cobrir seus custos e gerar margens de lucro saudáveis. Se os preços forem muito altos, pode afastar os clientes e resultar em baixas vendas.
- ● Competitividade: se os preços estiverem muito acima do valor percebido pelos clientes em relação à concorrência, a empresa pode perder clientes para alternativas mais acessíveis. Se estiverem muito baixos em relação à concorrência, pode-se comprometer a percepção de qualidade e valor dos produtos ou serviços.
- ● Percepção de valor: preços muito baixos podem levar os clientes a acreditar que os produtos ou serviços são de qualidade inferior, enquanto preços muito altos podem criar expectativas elevadas e gerar insatisfação se não forem correspondidos.
- ● Sustentabilidade do negócio: uma precificação inadequada pode levar a consequências negativas a longo prazo, como dificuldades financeiras, falta de recursos para investimentos e até mesmo o fechamento do negócio.
Como precificar um produto ou serviço? Passo a passo
Para precificar um produto de revenda, um produto artesanal ou produtos e serviços em geral, é importante levar alguns fatores em consideração.
Acompanhe o passo a passo:
Passo 1: calcule o custo da unidade do produto
O primeiro passo é identificar o preço de custo de cada unidade do produto a ser vendido. Inclua no cálculo a soma de:
- ● Custo de fabricação do produto: caso produza o item artesanalmente, considere os custos de matéria-prima de cada unidade, custo de distribuição, mão de obra, tempo de produção etc.
- ● Caso seja uma revenda de produtos: considere os custos de cada unidade adquirida do fornecedor (lembre-se de incluir a taxa de entrega).
- ● No caso de precificar serviços: calcule o tempo médio gasto para cada atividade para formar um preço que consiga cobrir as horas trabalhadas, gerando uma porcentagem de lucro.
Passo 2: inclua as despesas fixas e variáveis da empresa
Depois de anotar os custos de compra ou produção do produto ou serviço, é hora de incluir na lista as despesas fixas e variáveis do negócio.
Inclua:
- ● Despesas fixas: despesas que devem ser pagas, independentemente de vender ou não o produto. Exemplos: salário dos funcionários, impostos, aluguel do ponto comercial, água, energia etc.
- ● Despesas variáveis: despesas cujo valor varia de acordo com o volume de vendas. Exemplo: despesas com emissão de boletos bancários; despesas com taxa de entrega do produto etc.
É aqui que muitos empreendedores se sentem confusos. Afinal, são muitas despesas. Nesse caso, aqui vai uma dica: dilua as despesas no mix de produtos.
Na prática, pegue uma quantidade de produtos e atribua porcentagens referentes às despesas. Dessa forma, ficará mais fácil saber quantos produtos precisam ser vendidos para cobrir os custos do funcionamento da empresa. O valor restante será o lucro líquido.
- Exemplo: "preciso vender 15 itens para cobrir os custos do produto e da manutenção da empresa". Ou, ainda, "os custos fixos representam 15% do valor do produto".
Passo 3: Defina a margem de lucro
Essa dica pode parecer óbvia, mas um erro que empreendedores podem cometer é "ficar variando a margem de lucro ao longo do mês". No fim das contas, isso gera insegurança financeira na empresa.
Portanto, defina e respeite a margem de lucro que se espera obter a cada venda. Se for 20%, então precifique incluindo essa porcentagem.
É claro que, no dia a dia do negócio, pode ser que as vendas sofram quedas. Nesse caso, antes de diminuir a margem de lucro, considere rever o estoque, substituir produtos ou oferecer um benefício a mais ao cliente no caso de serviços (para aumentar a percepção de valor).
Passo 4: use a fórmula do Índice de Comercialização
Vimos até aqui todas as despesas que devem entrar antes de saber como precificar um produto. Agora, vamos aos cálculos.
Existem duas fórmulas que ajudam na precificação de produtos e serviços.
A primeira é a fórmula do Índice de Comercialização, que considera algumas variáveis para se chegar a um fator de multiplicação – este, por sua vez, é utilizado na hora de precificar.
A fórmula do Índice de Comercialização é a seguinte:
Índice de comercialização = (100% – (% impostos + % custo fixo + % comissão + % frete + % margem de lucro)) / 100. Então, divida o número 1 pelo resultado obtido.
Exemplo de uma empresa optante pelo Simples Nacional e que paga 4% de imposto sobre o faturamento e tem os outros percentuais também estabelecidos (referentes ao custo do produto):
Índice de comercialização = (100% – (4% 15% + 10% + 3% + 20%)) / 100
= 100% – 52% / 100
= 48% / 100
= 0,48
= 1 / 0,48
Índice de comercialização = 2,08
Portanto, basta pegar o preço de custo do produto e multiplicar por esse índice. Exemplo: se o produto custa R$150,00, multiplique a quantia por 2,08. Então, o produto deve ser vendido por R$ 312,00.
Passo 5: use a fórmula do Markup
A fórmula do Markup é mais simples e também pode ser utilizada na precificação.
Markup nada mais é que a margem de lucro que se espera obter – então, o resultado da fórmula nos dará um índice para calcularmos o preço final do produto.
A fórmula do Markup é a seguinte:
Markup = 100 / [100 – (% Custo fixo + % Custo variável + % Lucro)]
Exemplo: uma empresa que tem 20% de custos fixos referentes ao custo do produto, 10% de custos variáveis e deseja obter 20% de lucro terá:
Markup = 100 / [100 – (20% + 10% + 20%)]
= 100 / 100 – 50%
= 100 / 50
Markup = 2
Nesse caso, se um produto custa R$150,00, o valor deve ser multiplicado por 2, resultando no preço de venda de R$300,00.
Leia também | O que interfere no aumento dos preços? Entenda os reajustes
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