Número do cartão de crédito: o que é, como consultar e medidas...
Número do cartão de crédito: o que é, como consultar e medidas de segurançaData de publicação 21 de novembro de 20244 minutos de leitura
Publicado em: 26 de outubro de 2022
Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
A primeira via do registro geral, também conhecido como documento de identidade ou simplesmente RG, tem 10 anos de validade. Depois desse tempo há a necessidade de renovar o documento. Por isso é importante saber como tirar a segunda via do RG.
Nessa ocasião é possível acrescentar os números do CPF e até do Cartão Cidadão, o que pode facilitar na hora de uma consulta médica, por exemplo.
A segunda via da identidade é necessária também quando o RG for inválido ou quando a pessoa tiver problemas com perdas ou roubos. Em caso de roubo é importante fazer um boletim de ocorrência (BO) para obter isenção da taxa de renovação da identidade.
O que é RG?
O registro geral (RG) é um documento de identificação com número, foto e a marca digital do cidadão. No documento constam:
• nome completo;
• nome dos pais;
• data de nascimento;
• local e região de nascimento.
Para fazer o RG é necessário responder a algumas perguntas pessoais e coletar as digitais. Em seguida, os dados são armazenados nos bancos de informações de órgãos públicos.
O RG mostra que o cidadão é uma pessoa única, assim outra pessoa não terá a mesma sequência de números – nem as digitais, obviamente.
Documentos necessários para a segunda via da identidade
Segue que é sucesso!
Como consultar o Score na Serasa
Como consultar o CPF pelo nome?
O que é a Consulta feita na Serasa?
4 passos simples para limpar o nome
Existe custo para tirar a segunda via da identidade?
Sim. É necessário pagar uma taxa no ato de renovação do documento. Esse valor varia de cada região do país.
Porém, em caso de roubo, furto ou perda do documento, basta apresentar o boletim de ocorrência (BO) para não pagar a renovação do RG.
O BO pode ser feito em qualquer delegacia ou pela internet, caso o Estado ofereça o serviço pela Polícia Civil.
Em seguida, solicite a segunda via da identidade e aguarde a emissão física.
Tenha esse e outros serviços no SuperApp da Serasa. Baixe e confira!
Em cada Estado, a segunda via da identidade é solicitada de uma maneira. A sugestão é acessar o site do governo do Estado ou da Polícia Civil e verificar se há algum menu específico para o serviço.
Alguns exemplos de Estados:
São Paulo
A segunda via da identidade no Estado de São Paulo pode ser solicitada presencialmente ou por meio do totem do Poupatempo. O Estado cobra uma taxa de R$47,96. Caso o cidadão opte por receber o documento pelos correios, terá de pagar mais R$9,09.
Nos totens de autoatendimento, a taxa cobrada pode ser paga por cartão de débito ou boleto bancário.
Em uma unidade do Poupatempo a pessoa paga a emissão do RG em dinheiro ou cartão de débito, e a taxa dos correios em dinheiro ou cartão de débito no Banco do Brasil.
Se o RG foi emitido antes de agosto de 2014, ou se precisa alterar os dados ou até mesmo solicitar a primeira via no Estado de São Paulo, a pessoa interessada no documento deverá agendar atendimento presencial.
Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro é possível tirar a segunda via simplificada do RG. O interessado pode fazer a solicitação no posto de atendimento. A taxa de emissão é de R$46,15. O prazo de entrega é de até sete dias úteis a partir da data do requerimento. Se a última via do RG foi impressa pelo Detran a partir do dia 5 de abril de 2019 e a data de emissão é de menos de 3 anos, dá para solicitar a segunda via pelo site do Estado.
Neste caso não há necessidade de agendamento, mas apenas seguir as dicas que separamos a seguir:
Pelo site
• Emita o boleto para o pagamento da taxa.
• Informe os dados solicitados.
• Compareça ao posto de atendimento selecionado para retirar o documento.
Pelo atendimento presencial
• Agende pelo site ou pelos telefones (21) 3460-4040, (21) 3460-4041 e (21) 3460-4042.
• Pague a taxa da segunda via.
• Compareça ao posto desejado para retirar o documento.
Santa Catarina
Para a emissão da segunda via do RG em Santa Catarina, o cidadão deverá:
• acessar o site do IGP de Santa Catarina;
• clicar em “Agendar atendimento para Carteira de Identidade”;
• escolher o município e o local desejados;
• selecionar o dia e horário desejado;
• informar os dados solicitados;
• escolher a forma de retirada do documento.
Também é importante pagar o valor da taxa de R$44,79. O prazo para a retirada do documento é de 5 a 20 dias úteis.
Há alguma novidade na nova carteira de identidade?
Desde julho de 2022, começou a ser disponibilizada a nova carteira de identidade nacional (CIN). De acordo com o Decreto nº 10.977 de 23 de fevereiro, o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) passou a ser adotado no RG.
As primeiras carteiras foram emitidas nos Estados de Rio Grande do Sul, Acre, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais e Paraná. No site do Governo Federal não constam informações referentes aos demais Estados.
Além disso, os novos RGs só serão emitidos para cidadãos que estiverem com o CPF atualizado. As pessoas que não tiverem ou estiverem com informações incorretas no CPF poderão recorrer aos canais de atendimento à distância da Receita Federal.
Mais esclarecimentos: procure informações no site da Polícia Civil do seu Estado ou no Detran.
Quer saber mais sobre a carteira de identidade? Conheça mais sobre o novo RG.
Data de publicação 21 de novembro de 20244 minutos de leitura
Data de publicação 21 de novembro de 20244 minutos de leitura
Data de publicação 18 de novembro de 202411 minutos de leitura