Entrar

Vender ouro: como negociar objetos pessoais

Saiba a diferença entre as duas expressões, além de dicas para ter mais qualidade de vida e saúde financeira.

Pepitas de ouro e Flakes na panela

Publicado em: 28 de junho de 2023

Autora: Sara Moreira


Vender ouro, a partir de joias pessoais, é algo comum. Afinal, isso pode acontecer por diversos motivos: buscar renda extra, quitar dívidas ou até se desfazer de itens que não se quer usar – uma aliança de ouro de um antigo relacionamento, por exemplo.

Como estamos falando de um metal precioso e de valor no mercado, é preciso entender exatamente como funciona o procedimento para vender objetos de ouro – aliás, a segurança é um item indispensável.

A seguir, vamos entender em detalhes como vender ouro de forma segura e confiável.

Como é definido o preço do ouro

Antes de vender ouro, o primeiro passo é entender como funciona a definição de preços. Desse modo, a pessoa evita cair em golpes, em que a compra é feita por preços muito abaixo do mercado.

 Existe a chamada cotação do ouro – no caso da venda de objetos pessoais, ela é baseada no preço atual do ouro no mercado internacional. No dia em que produzimos esse conteúdo, o grama do ouro estava valendo R$299,50. Essa cotação pode mudar diariamente, e basta fazer uma pesquisa rápida na internet para saber qual é.

No entanto, o preço de venda de objetos pessoais de ouro também leva em consideração outros fatores, o que torna os preços maiores ou menores que a cotação do dia.

Os fatores que também serão avaliados pelo comprador são:

  • ●     Peso e pureza: o comprador verificará o peso dos objetos e determinará a pureza do ouro presente (os quilates). Isso é feito geralmente por meio do uso de ácidos de teste ou equipamentos especializados.
  • ●     Valor estético: o valor estético é levado em consideração para objetos como joias ou peças de arte. O design, a marca, a raridade e a condição geral do item podem influenciar o preço oferecido.
  • ●     Demanda e potencial de revenda: os compradores também consideram a demanda atual por certos tipos de objetos de ouro e seu potencial de revenda. Itens populares e procurados podem ter um valor adicional.

Assista | 5 ideias atualizadas de como fazer renda extra em 2023


Como vender ouro de forma segura e por um bom preço

Agora que entendemos como funciona a definição do preço ou ouro para ser vendido, confira dicas essenciais para garantir uma boa negociação – e de forma segura:

  1. Separe as peças de ouro para vender

    Antes de vender ouro, separe todos os objetos para apresentar ao possível comprador: coloque todos os anéis juntos, assim como colares, pulseiras, brincos, fivelas e outros itens.

    Também separe as peças inteiras das que estão quebradas e partidas – alguns compradores também negociam a compra desses itens, já que a peça poderá ser derretida e transformada em outro objeto para revenda.


  2. Escolha um comprador confiável

    Procure um comprador de ouro respeitável e confiável. Por isso, pesquise muito sobre a reputação da empresa ou da pessoa antes de fazer negócio.

    Leia avaliações, verifique se eles têm licenças e veja se há reclamações registradas contra eles. Isso ajudará a garantir que esteja lidando com um comprador legítimo e que não caia em golpes.

     

  3. Obtenha várias cotações

    Essa dica de vender ouro "vale ouro": ao levar os itens para fazer a cotação, não aceite a primeira oferta que receber. Entre em contato com diferentes compradores de ouro para obter várias cotações. 

    Isso permitirá que você compare as ofertas e escolha a melhor opção. Lembre-se de que compradores respeitáveis devem fornecer cotações gratuitas e sem compromisso.

     

  4. Proteja sua segurança pessoal

    Ao encontrar-se com um comprador para concluir a venda, tome precauções para garantir sua segurança pessoal. Considere encontrar-se em um local público seguro ou, se possível, em uma loja de compra e venda de ouro respeitável. Evite revelar informações pessoais sensíveis durante o processo de venda. Outra dica de segurança é ir acompanhado de outra pessoa da sua confiança.

     

  5. Documente toda a transação

    Ao vender ouro, também para garantir a segurança e evitar disputas futuras, documente toda a transação. Na prática, tire fotos de todos os objetos de ouro antes de vendê-los e mantenha cópias de todas as comunicações e recibos relacionados à venda.


  6. Tenha expectativas realistas

     Lembre-se de que o valor oferecido pelos compradores de ouro geralmente será menor que o valor de varejo dos objetos. Os compradores de ouro precisam obter lucro ao revender o ouro – portanto, prepare-se para receber uma oferta inferior ao valor de mercado. Porém, sempre negocie antes de fechar negócio.

     

    Leia também | Estratégia financeira: como controlar as finanças

Está com dívidas? Busque ofertas de negociação com até 90% de desconto

Pelo Serasa Limpa Nome, você pode ter até 90% para negociar dívidas. O processo leva só três minutos, sem precisar sair de casa. É possível negociar pelo site, aplicativo (iOS e Android) ou WhatsApp (11) 99575-2096.

Confira o passo a passo para negociar pelo site ou app:

  1. Confira suas dívidas negativadas e contas em atraso

    O primeiro passo é criar seu cadastro gratuitamente no Serasa Limpa Nome. Ao informar seus dados, um login de acesso será gerado para você consultar seu CPF e verificar dívidas ou contas em atraso.

  2. Selecione os acordos disponíveis

    As empresas com as quais você mantém ou manteve relacionamento podem disponibilizar ofertas de acordo na plataforma, que você pode consultar já na tela inicial. Para aceitar a oferta, basta clicar nela e confirmar. Um boleto será gerado para pagamento.

  3. Pague o boleto

    Após pagar o boleto, logo você receberá a confirmação por e-mail e no ambiente da plataforma. Todo esse procedimento é realizado de forma 100% segura e com o consentimento das empresas parceiras.