Cobrança extrajudicial: o que é, como funciona e como evitar
Cobrança extrajudicial: o que é, como funciona e como evitarData de publicação 18 de novembro de 202411 minutos de leitura
Publicado em: 29 de agosto de 2022
Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
A troca de carro é sempre um momento cheio de perguntas. Qual carro comprar? Quanto vão pagar no veículo atual? Onde vou conseguir o melhor negócio? E se você não tem o valor para comprar à vista, vai precisar de algum tipo de crédito. Aí vem outra pergunta: o que é melhor, o consórcio ou o financiamento de veículo?
Para te ajudar nesse momento, selecionamos alguns fatos que mostram a diferença entre financiar e fazer consórcio. Entenda qual é a melhor opção de crédito para você. Antes de mais nada, é importante saber como cada um funciona.
O financiamento é um tipo de crédito pessoal no qual é preciso informar ao banco com o que o dinheiro será usado. Neste caso, você precisa do valor para adquirir um automóvel. Existem linhas de crédito específicas para financiar a compra de veículos, o que pode diminuir um pouco os juros.
Então, o financiamento funciona como empréstimo pessoal, você recebe o dinheiro e paga as parcelas mês a mês. A diferença, é que o valor que receberá é o exato do veículo que será comprado.
O consórcio é um pouco diferente. Com ele, você se junta a outras pessoas para comprar os carros de cada um mês a mês. Sendo que cada pessoa passa uma pequena parte mensalmente. É como se primeiro o valor fosse poupado para depois comprar o carro à vista.
Neste tipo de crédito, são pessoas que se unem para comprar um bem, e cada um paga o valor que do que seja comprar. O bom dessa modalidade de crédito, é que não tem juros já que está pagando antes de receber o valor. Mas é preciso ficar de olho nas taxas de administração.
Como é um trabalho em equipe, todos os meses acontece um sorteio, no qual uma pessoa do grupo é selecionada para receber a carta de crédito. Ou seja, ela recebe o dinheiro para efetuar a compra. Quem não é contemplado no sorteio precisará continuar pagando para conseguir tirar o dinheiro.
Existe um fator que pode pesar na decisão entre financiar ou fazer um consórcio: o prazo. Ou seja, em quanto tempo você quer trocar de carro? É possível esperar ou a troca precisa ser imediata?
O financiamento é a melhor opção para quem quer ter o carro pra ontem. Mas, como dito lá em cima, ele tem juros. Então é fundamental colocar as contas na ponta do lápis e ver quanto será pago ao somar todas as parcelas. E, claro, procurar opções mais baratas de financiamento.
Agora, se a troca é planejada e dá para esperar um ou dois anos, o consórcio pode ser mais interessante. Isso porque não tem juros. Mas antes de sair correndo para comprar sua cota, compare as duas opções com valores na mão.
Simule opções de financiamento e de consórcio para ter certeza do quanto será pago até o final dos dois casos.
E aí, entendeu a diferença entre escolher um consórcio ou financiamento de veículo? Então, compartilhe esse texto com a galera! E se quiser mais dicas de como escolher o melhor crédito, se inscreva no canal do Serasa Ensina no YouTube.
Data de publicação 18 de novembro de 202411 minutos de leitura
Data de publicação 18 de novembro de 20249 minutos de leitura
Data de publicação 18 de novembro de 20249 Minutos de leitura