Número do cartão de crédito: o que é, como consultar e medidas...
Número do cartão de crédito: o que é, como consultar e medidas de segurançaData de publicação 21 de novembro de 20244 minutos de leitura
Publicado em: 29 de agosto de 2022
Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
No dia 26 de julho, comemoramos o Dia das Avós. Uma data simbólica, mas que nos faz lembrar com carinhos dessas pessoas queridas. Pode ser sua avó “de sangue” ou “avó do coração”. Seja como for, é uma honra estar perto dessas mulheres experientes e que nos iluminam com sua sabedoria. Inclusive, muita sabedoria financeira.
E para falar sobre o nosso assunto preferido – economia pessoal – nós convidamos um grupo INCRÍVEL, as “Avós da Razão”. Gilda, Helena e Sonia formam esse trio divertido, experiente e muito atualizado. Populares nas redes sociais, elas debatem assuntos do momento e respondem com delicadeza, todas as perguntas de seus seguidores.
Depois de um bate-papo delicioso – que você poderá conferir no nosso Podcast – separamos algumas dicas financeiras que elas nos contaram. São muitos anos de experiência e muitas mudanças que elas viveram e viram acontecer. Desde o estilo de vida das mulheres até a própria economia brasileira.
Vamos conferir isso…
SEGUE QUE É SUCESSO!
Como consultar o Score na Serasa
Consultar CPF na Serasa online e grátis!
Como consultar o CPF pelo nome?
O que é a Consulta feita na Serasa?
4 passos simples para limpar o nome
Passar horas na fila do banco, definitivamente, é perda de tempo. As Avós da Razão destacam a facilidade em utilizar os aplicativos de bancos e a variedade de serviços online.
Elas moram em São Paulo e cumprem rigorosamente a quarentena. O aplicativo do banco tem sido uma verdadeira mão na roda nesse momento.
Olha só o que elas resolvem com o app do banco e que você também pode adotar na sua vida:
● Transferências bancárias;
● Verificação de extrato;
● Atendimento de especialista;
● Pagamento de boletos e muito mais.
Tudo isso por meio do celular e sem sair de casa.
Além de fazer pagamentos online, o trio de vovós também destaca a possibilidade de deixar as contas em débito automático. O que é ainda mais prático. Contas como de energia elétrica, água, gás, telefone e até a fatura do cartão de crédito podem utilizar esse recurso.
Dessa forma, não tem como se esquecer de fazer o pagamento ou até pagar duas vezes a mesma fatura. Acredite, isso acontece.
Para utilizar esse serviço, você precisa entrar em contato com o credor (companhia de energia, água, gás etc.) e informar o interesse em débito automático e seus dados bancários. Muitas empresas informam na conta os dados para inclusão da fatura no débito automático.
Depois disso, é necessário falar com o seu banco e autorizar o procedimento. Prontinho. Agora todos os meses essa conta será paga automaticamente (conforme a disponibilidade de dinheiro na sua conta).
A Gilda falou um pouco sobre o passado e como era dependente financeiramente do marido. Ele era o único que trabalhava remunerado (com salário), e ela trabalhava em casa cuidando do lar e das crianças. Inclusive, Gilda destaca essa grande mudança no papel das mulheres hoje em dia.
Mas você acredita que ela não tinha nem CPF? Isso mesmo, na época era opcional, e a Gilda utilizava o documento do marido. Somente quando veio o divórcio dos dois é que ela registrou seu Certificado de Pessoa Física (CPF).
Com esse número em mãos, ela pode abrir conta no banco, utilizar cheques e usufruir de vários benefícios e oportunidades.
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais de três milhões de brasileiros não possuem documentos. A última atualização desse número é de 2015. Cuide dos seus documentos, mantenha sempre atualizado e, se ainda não tiver, registre logo o seu.
Cheque é coisa do passado! As Avós da Razão contam que já utilizaram muito esse recurso, mas hoje o que ajuda mesmo é o cartão de crédito. Inclusive, muito necessário em compras pela internet. Alguns sites disponibilizam o pagamento através de boleto bancário, mas grande parte permite apenas o cartão de crédito.
Utilize com cautela e lembre-se dos nossos conselhos aqui do Serasa Ensina. O limite do seu cartão NÃO representa os limites para gastos no seu orçamento.
E se você ainda não tem cartão, é possível fazer o pedido através do Serasa Crédito. Todo o procedimento é online e não precisa sair de casa.
Dos mesmos criadores de “Leve a blusa porque vai esfriar”.
Vem aí: “Não empreste o seu cartão!”
Sabe aquele amigo que pediu o cartão de crédito emprestado? Então, a Helena emprestou o dela e caiu numa fria. A pessoa simplesmente não fez os devidos pagamentos e a dívida ficou no nome da bondosa Helena.
O que ela tira de aprendizado disso tudo? O cartão de crédito é de uso PESSOAL. O ideal é não emprestar, mas se fizer isso, avalie muito bem esse “amigo” e pense nos riscos.
Como dizer não e ainda assim ajudar o amigo/familiar?
● Seja honesto, diga que o cartão é de uso pessoal e você prefere não emprestar.
● Recomende o Serasa Crédito. Através da nossa plataforma, até quem está negativado pode conseguir cartão de crédito e empréstimo.
● Pergunte se existe alguma outra maneira de você ajudar.
● Diga que isso não afetará o relacionamento de vocês e está tudo certo.
Lembre-se: se você já passou por uma situação assim e tem alguma dívida pendente, pode negociar com desconto através do Serasa Limpa Nome. Basta o credor ser um dos nossos parceiros e você consegue resolver tudo na plataforma.
A Sonia fala um pouco, ainda espantada, sobre a criatividade dos golpistas. Ela já recebeu algumas ligações sobre falsos sequestros com membros da família. Infelizmente, isso é comum. Separamos algumas dicas caso isso aconteça com você:
● Mantenha a calma!
● Não informe o nome dos seus familiares. Por exemplo, perguntas do tipo “é a minha filha Maria?” somente ajudam os criminosos. Eles não sabiam o nome da sua filha e agora sabem. Com isso, fica mais fácil de gerar pânico em você e te convencer a realizar pagamentos.
● Desligue a ligação imediatamente.
● Entre em contato com seus familiares e verifique se estão bem.
● Em seguida, bloqueie o número que te ligou.
● Se por um acaso for um sequestro legítimo, lembre-se SEMPRE de informar a polícia.
Sendo muito experientes, Gilda, Helena e Sonia falam com propriedade sobre a importância desse recurso. A reserva de emergência é aquela quantia que vai te ajudar no caso de imprevistos no orçamento.
Pode ser o carro que quebrou, situações de doença, demissão ou qualquer outro acontecimento que não estava previsto. Esse valor não pode ser guardado junto de outros investimentos. Ele precisa estar separado, de preferência no banco e com possibilidade de fácil acesso.
Em termo técnicos, precisa ter alta liquidez. Significa que você poderá resgatar (sacar) esse dinheiro com facilidade.
Afinal de contas, imprevisto não avisa quando vai acontecer. É comum que essa reserva seja guardada na poupança.
A verdade é que nossa conversa com as Avós da Razão rendeu tudo isso e muito mais. O legal é que essas dicas foram testadas, provadas e aprovadas por elas diante de toda experiência que carregam. Temos um grande tesouro aqui. No Dia das Avós, sem dúvidas, o presente foi nosso e seu, querido leitor.
Data de publicação 21 de novembro de 20244 minutos de leitura
Data de publicação 21 de novembro de 20244 minutos de leitura
Data de publicação 18 de novembro de 202411 minutos de leitura