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Dia Nacional do Surdo destaca a acessibilidade como um dos caminhos para inclusão social e financeira

Lembrado em 26 de setembro, Dia Nacional do Surdo ressalta a educação financeira como um dos pilares para a autonomia e bem-estar da comunidade.

Publicado em: 13 de setembro de 2024

Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 10 minutos

Texto de: Time Serasa

Mulher surda usando a língua de sinal

Imagine que você está com dúvidas quanto a um serviço, mas ao tentar atendimento, ninguém fala a mesma língua que você e, portanto, é impossível se comunicar. Essa situação é bastante comum na vida de pessoas da comunidade surda – que, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), soma cerca de 10 milhões de brasileiros.

O Dia Nacional do Surdo, no Brasil, é lembrado em 26 de setembro, oficializado por meio do decreto de lei nº 11.796, em 2008, e foi escolhido por marcar a fundação da primeira escola de surdos no país: o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).

A data evidencia a acessibilidade e o respeito à diversidade como um dos caminhos para garantir que as pessoas possam viver e ter acesso a serviços básicos do dia a dia sem distinção. Entre esses serviços, destaca-se a educação financeira, pilar fundamental para a autonomia e o bem-estar, que oferece ferramentas que permitem que pessoas surdas e com deficiência auditiva possam ter uma vida financeira estável e segura.

A falta de acesso a materiais financeiros adaptados em língua de sinais pode dificultar e resultar em desafios adicionais para a comunidade surda. Portanto, é fundamental promover a educação financeira inclusiva para que todas as pessoas possam participar plenamente da economia e garantir sua independência financeira.

Como funciona o atendimento em Libras da Serasa

Para auxiliar a comunidade surda no atendimento à negociação de dívidas, oferta de crédito e proteção de dados pessoais, a Serasa oferece atendimento gratuito e exclusivo para usuários da comunidade surda que se comunicam pela Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Por meio de videochamada, o atendimento com tradução simultânea de Libras permite que pessoas surdas ou com deficiência auditiva tenham autonomia e estejam incluídas na sociedade.

Parceria Serasa e ICOM

A equipe de atendimento da Serasa conta com intérpretes habilitados para fazer o contato entre consumidores surdos e centrais de atendimento de empresas públicas e privadas - que ocorre em função de uma parceria com o ICOM, uma plataforma de atendimento em Língua de Sinais.

Assista | ICOM E SERASA | SUA VIDA FINANCEIRA MAIS SAUDÁVEL

Encantar é incluir

A Serasa já soma mais de 433 atendimentos utilizando a tradução simultânea por videochamada em parceria com o ICOM. Os intérpretes especializados têm facilitado o contato entre consumidores surdos e agentes de atendimento, garantindo uma comunicação eficaz e sem obstáculos.

No último ano, um atendimento se destacou entre a equipe da Serasa. A Vanessa, consumidora da cidade de Sumaré, em São Paulo, havia enfrentado dificuldades para acessar nossos serviços devido à comunicação. Com o canal exclusivo para atendimento em libras, foi possível resolver seu problema de forma eficiente e inclusiva.

Para expressar o carinho e reconhecimento pela confiança depositada por Vanessa no jeito Serasa de fazer acontecer, o time entrou em ação com o projeto SeEncante, uma iniciativa da Serasa focada em proporcionar a melhor experiência de atendimento aos consumidores. Foram enviados mimos, como planner, xícara, caneta, chaveiro, entre outros itens, com o intuito de tornar o dia da consumidora ainda mais especial.

Encantar é incluir, e na Serasa, nos comprometemos em fazer com que todas as pessoas se sintam bem-vindas.

Como acessar o atendimento em Libras da Serasa

O atendimento em Libras da Serasa é gratuito, em vídeo e exclusivo para pessoas surdas. Está disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Siga o passo a passo para acessar:

  1. Com a ajuda de um celular ou computador, acesse a Central de Ajuda da Serasa pelo site ajuda.serasa.com.br;

  2. Desça a página até encontrar a área “Acessibilidade para quem precisa” e escolha a opção “Clique para chamar o intérprete” para iniciar o atendimento;

  3. Aguarde uma notificação aparecer na sua tela para confirmar que você será direcionado para outra página e escolha a opção “Clique para continuar”;

  4. Na nova página, o atendimento em libras será iniciado automaticamente. Certifique-se de que a câmera do seu computador ou celular esteja habilitada para que a videochamada ocorra.

Central de Ajuda

Saiba mais sobre a Central de Ajuda da Serasa e tire todas as suas dúvidas.

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