Receitas de doces de Natal para vender: embale, divulgue e luc...
Receitas de doces de Natal para vender: embale, divulgue e lucre!Data de publicação 10 de dezembro de 20245 minutos de leitura
Publicado em: 10 de dezembro de 2024
Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
Não importa se faltam dias, semanas ou meses: planejar o Natal com antecedência pode trazer economia, organização e paz. E então, faltam quantos dias para o Natal?
Esse cronômetro responde a pergunta:
0
0
Horas
:
0
0
Minutos
:
0
0
Segundos
O Natal é uma das épocas mais aguardadas do ano, mas fazer com que tudo saia como desejado pode ser desafiador e trazer estresse. Por isso, nada como planejar tudo com antecedência para fugir da pressa e da corrida contra o tempo e as lojas lotadas.
Confira aqui bons motivos para antecipar as compras do Natal e como fazer isso.
Todos os anos, o Natal é comemorado no mesmo dia. No mundo inteiro é assim. Mas a cena da correria nas lojas e supermercados, as grandes filas e os produtos faltando, não muda: a maioria das pessoas prefere deixar tudo para a última hora.
O resultado é uma mistura de coisas a fazer: cuidar da decoração, organizar a ceia, comprar presentes, celebrar com amigos e colegas, fazer amigo secreto, planejar o Réveillon e as férias, finalizar prazos, trabalhar… ufa. Um caos.
Mas a verdade é que nada precisa ser assim. Tudo pode acontecer de forma mais tranquila se houver planejamento antecipado para proteger o bolso - e a cabeça. Afinal, quanto mais cedo começarem os preparativos, mais tempo terá para pesquisar preços, comparar opções, fazer escolhas inteligentes e curtir a magia dessa época de forma despreocupada e sem pressão.
O Natal pode ser uma das épocas que mais geram despesas, especialmente se elas não forem cuidadosamente planejadas. Entre presentes, decoração, alimentos, roupas novas e viagens, os custos podem rapidamente sair do controle.
Por isso, organizar tudo com antecedência permite criar um orçamento detalhado e evitar gastos desnecessários. O primeiro passo pode ser, justamente, anotar todos os itens que farão parte do Natal em cada ano: lista de presentes, ingredientes para a ceia, enfeites e quaisquer outros itens essenciais. Com isso em mente, basta definir um valor máximo de gastos para cada categoria. E manter-se fiel a ele.
Além disso, poupar um pouco por mês também pode aliviar o impacto financeiro que vem junto com dezembro. Separar uma pequena quantia por semana para um "fundo de Natal" é uma estratégia simples e eficaz. Outra dica é priorizar pagamentos à vista, evitando acumular dívidas no cartão de crédito que podem comprometer as finanças do próximo ano.
Planejar cedo também permite aproveitar promoções e evitar a alta demanda de última hora, quando lojas e serviços estão mais sobrecarregados. Além disso, ter tempo para pensar nos detalhes pode levar a ideias criativas para presentes personalizados, decoração artesanal ou menus diferenciados para a ceia.
Não importa se faltam 10 meses, meio ano ou um mês. Começar a organizar o Natal aos poucos e o quanto antes só traz benefícios: reduz o estresse, evita imprevistos e transforma todo o processo em algo mais prazeroso de se viver.
Além disso, quanto mais organizada a pessoa estiver, mais ela poderá se concentrar no que realmente importa: celebrar os momentos especiais com as pessoas que ama. Ao fazer tudo com antecedência, é possível transformar o Natal em uma celebração tranquila, significativa e repleta de boas lembranças.
Por isso, deixar tudo para a última hora ou, então, ficar de olho no calendário e se perguntando “faltam quantos dias para o Natal” só ajuda a aumentar o estresse. Aproveite este tempo para colocar a mão na massa.
Faltam quantos dias para o Natal? Não importa. Confira algumas dicas simples de como começar a organizar a data o quanto antes.
Divida as tarefas em etapas, que podem ser separadas em meses. Em outubro, por exemplo, começa o planejamento da decoração. Já em novembro é hora de colocar no papel a lista de presentes - e até aproveitar a Black Friday para fazer as compras de Natal. E em dezembro, dá para se concentrar na ceia e nos eventos sociais.
Fazer uma lista de presentes antecipada é importante não só para economizar, mas também para ter mais tempo para entender o que pode ser um bom presente para a pessoa ou o que ela deseja ganhar.
Com isso, o dinheiro empregado na compra terá uma eficiência melhor pois terá mais chance de ser usado. Além disso, também é possível acompanhar as promoções e escolher o melhor momento para a compra.
O planejamento antecipado também garante tempo suficiente para avaliar os enfeites que se tem em casa para decoração de Natal. E fazer isso aos poucos, sem pressa. Essa estratégia ajuda a evitar compras desnecessárias e, até mesmo, duplicadas.
Até o cardápio da ceia de Natal pode ser planejado com antecedência, se houver organização. Pensar naquilo que pode ser preparado e, em alguns casos, até comprar itens não perecíveis antes da hora pode trazer economia e fugir do pico da demanda. Deixe para dezembro apenas os ingredientes frescos.
O Serasa Ensina é o canal da Serasa no YouTube, criado para descomplicar a educação financeira, por meio de centenas de conteúdos atualizados toda semana. Os vídeos ajudam você a cuidar do dinheiro, negociar dívidas, proteger-se contra fraudes, aumentar o Serasa Score, economizar na rotina, organizar as finanças e muito mais.
Data de publicação 10 de dezembro de 20245 minutos de leitura
Data de publicação 10 de dezembro de 202413 minutos de leitura
Data de publicação 10 de dezembro de 202410 minutos de leitura