Número do cartão de crédito: o que é, como consultar e medidas...
Número do cartão de crédito: o que é, como consultar e medidas de segurançaData de publicação 21 de novembro de 20244 minutos de leitura
Publicado em: 16 de maio de 2024
Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
Uma alimentação saudável é essencial para o bem-estar físico e mental de qualquer pessoa. Embora geralmente seja associada a custos elevados, isso nem sempre é verdade. As frutas da estação são um exemplo disso. Além de serem mais baratas, oferecem diversos benefícios à saúde e podem ser incorporadas de diversas formas na alimentação diária.
Entenda por quê.
As frutas da estação são aquelas colhidas no tempo certo, de forma natural, respeitando sua sazonalidade. Isso as torna mais acessíveis e saudáveis, sem interferências químicas ou humanas excessivas, o que contribui para uma alimentação saudável. Como essas frutas costumam ter oferta maior, o preço tende a ser menor em comparação com as frutas fora de época. Assim, além de saudáveis, são opções econômicas.
O Brasil tem uma variedade enorme de frutas que variam conforme o clima e a região do país. Por exemplo:
Verão | Melancia, manga, banana, coco verde, caju, jaca, abacaxi, maracujá, maçã, laranja, figo, goiaba, uva, limão, pera, ameixa, pitanga. |
Outono | mamão, abacate, caqui, figo, kiwi, laranja, maçã, limão, banana, pera, graviola, uva, manga. |
Inverno | abacaxi, laranja, mexerica, morango, caju, kiwi, carambola, maçã, pera, limão. |
Primavera | cereja, framboesa, lichia, pêssego, melão, melancia, graviola, banana-prata, caju, abacaxi, mamão, romã, tangerina, uva, damasco, manga, jaca, jabuticaba, figo, amora, morango, pitanga. |
Além do preço mais acessível, há outros benefícios que as frutas da estação também oferecem. Conheça alguns deles.
Frutas colhidas no tempo certo têm mais nutrientes essenciais para a saúde, como vitaminas, minerais e antioxidantes. Isso acontece porque elas amadurecem de forma natural e não são submetidas a processos artificiais para acelerar o amadurecimento.
Fora da estação ideal de plantio, as frutas costumam ser cultivadas em estufas e podem exigir a adição de agrotóxicos, pesticidas e fertilizantes para seu desenvolvimento, o que pode afetar o seu valor nutricional.
Frutas como laranja e acerola, típicas do inverno, por exemplo, são ricas em vitamina C, que fortalece o sistema imunológico. Frutas vermelhas, como morango e cereja, abundantes na primavera, são conhecidas por suas propriedades antioxidantes.
Frutas da estação também podem apresentar um sabor mais intenso e fresco, pois são colhidas no momento ideal de maturação. Assim, não são utilizados hormônios que forçam a planta a dar frutos fora da época ideal. Além disso, elas também não precisam ser transportadas por longas distâncias, o que ajuda a preservar seu sabor natural.
As frutas da estação também são mais sustentáveis, já que seguem seu processo natural de desenvolvimento, sem a necessidade de forçar essa produção com uso de substâncias e produtos químicos.
Além disso, é possível dar tempo ao solo para que recupere os nutrientes de forma natural entre um cultivo e outro. Isso não só gera alimentos mais saudáveis, como também reduz consideravelmente o impacto ambiental
Por serem frescas, as frutas da estação costumam ser vendidas a menores distâncias dos locais onde são cultivadas. Isso permite que os consumidores possam contribuir para a economia local, comprando dos pequenos produtores que atuam na própria região.
Leia também | 10 maneiras de economizar no supermercado
Existem várias maneiras de incluir as frutas da estação na alimentação diária e, com isso, garantir um consumo saudável e saboroso.
A opção mais óbvia é consumi-las in natura, ou seja, ao natural, como lanche ou sobremesa, mas também é possível adicioná-las junto a saladas, sucos, vitaminas, geleias, bolos e tortas. Em dias quentes, uma boa ideia é congelar algumas frutas para o preparo de sorvetes ou picolés naturais.
O Serasa Ensina é o canal da Serasa no YouTube, criado para descomplicar a educação financeira, por meio de centenas de conteúdos atualizados toda semana. Os vídeos ajudam você a cuidar do dinheiro, negociar dívidas, proteger-se contra fraudes, aumentar o Serasa Score, economizar na rotina, organizar as finanças e muito mais.
Data de publicação 21 de novembro de 20244 minutos de leitura
Data de publicação 21 de novembro de 20244 minutos de leitura
Data de publicação 18 de novembro de 202411 minutos de leitura