Cobrança extrajudicial: o que é, como funciona e como evitar
Cobrança extrajudicial: o que é, como funciona e como evitarData de publicação 18 de novembro de 202411 minutos de leitura
Publicado em: 26 de fevereiro de 2024
Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
Ir ao cinema ou entrar em shows pagando meia-entrada, viajar de graça ou pagando menos para outros estados, ter isenção de taxa no Enem. Esses são apenas alguns dos benefícios garantidos a jovens de baixa renda por meio de um programa direcionado especificamente a eles: o ID Jovem.
Desde 2016, quando o programa foi criado, mais de 3,6 milhões de jovens já aproveitaram as oportunidades oferecidas sem pesar no bolso.
Entenda aqui o que é o ID Jovem, quem tem direito e como se cadastrar no programa.
A Identidade Jovem – ou simplesmente ID Jovem – é um benefício que amplia o acesso de jovens de baixa renda a ações de arte, cultura, educação, esporte e lazer. São momentos de aprendizagem e entretenimento que nem sempre eles conseguiriam ter acesso devido às limitações da renda da família.
Na prática, o ID Jovem é uma carteirinha digital emitida gratuitamente pelo Governo Federal que pode ser apresentada em alguns momentos para comprovar a condição social do portador. Com isso, ele consegue usufruir de alguns direitos e benefícios previstos no programa e que foram criados pelo Decreto 8.537/2015, a partir dos direitos previstos no Estatuto da Juventude (Lei nº 12.852/2013).
Leia também | Como conseguir desconto em passagem de ônibus
Com o ID Jovem, os usuários conseguem ter acesso a diversos benefícios – alguns gratuitos, outros com redução de valor.
Por exemplo:
Leia também | Como economizar em viagens: oito dicas práticas
No entanto, não é qualquer pessoa que pode se inscrever no ID Jovem. Para ser beneficiário, é necessário atender alguns requisitos socioeconômicos. São eles:
E o principal: não é necessário estar estudando, nem apresentar nenhum vínculo estudantil. Basta cumprir os requisitos exigidos para ser aceito e emitir a carteirinha.
Leia também | Saiba como emitir a segunda via do boleto do FIES
Após certificar-se de que se enquadra nos critérios para cadastro no ID Jovem, basta fazer o pedido da carteira pela internet. Antes disso, porém, é preciso confirmar se a família está cadastrada no CadÚnico e com as informações atualizadas, já que sem isso não será possível nem mesmo fazer o pedido da carteirinha. Isso porque a emissão do documento está vinculada ao Número de Identificação Social (NIS), que é justamente o que confirma o cadastro ou não da família no sistema.
Para fazer ou atualizar o CadÚnico, a pessoa responsável pela família precisa ir até uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e apresentar documentos pessoais (RG, CPF e título de eleitor), certidão de casamento ou nascimento, comprovante de residência, Carteira de Trabalho e o NIS, que pode ser encontrado no Cartão Cidadão, extrato do FGTS ou sua Carteira de Trabalho.
Com o CadÚnico em mãos, conheça o passo a passo para emitir o ID Jovem:
Depois de emitido, basta imprimir o documento disponibilizado ou, então, utilizar a versão online disponível pelo app, já que o documento é digital.
O ID Jovem tem validade de até 180 dias. Passado esse prazo, é necessário atualizar as informações no site ou app e emitir um novo documento, com novo prazo de validade.
Leia também | Como atualizar Cadastro Único pela internet: veja as dicas!
O Serasa Ensina é o canal da Serasa no YouTube para ajudar a descomplicar sua vida financeira. Ele traz centenas de conteúdos para ajudar a cuidar do dinheiro, negociar dívidas, proteger-se contra fraudes, aumentar o Serasa Score, economizar na rotina e organizar as finanças.
Data de publicação 18 de novembro de 202411 minutos de leitura
Data de publicação 18 de novembro de 20249 minutos de leitura
Data de publicação 18 de novembro de 20249 Minutos de leitura