Limpar o histórico na Serasa é um bom negócio?
Excluir dados de consulta ao histórico do cadastro da Serasa é possível, mas não significa melhora no Score. Pelo contrário, pode ter consequências indesejadas. Entenda
Autor: Marlise Brenol
Publicado em 24 de novembro de 2022
A melhor forma de ter um bom histórico financeiro é manter o equilíbrio nas finanças ao longo dos anos. Nem sempre é possível, e no Brasil o endividamento é um problema social. De acordo com o mapeamento da Serasa, havia mais de 68 milhões de inadimplentes no país em setembro de 2022. A pesquisa apontou ainda o impacto emocional da dívida, que gera um sentimento de vergonha. É essa sensação que leva muitas pessoas a desejar limpar o histórico na Serasa. Mas será que essa é uma boa opção?
A pesquisa realizou 5.225 entrevistas online com consumidores da base de endividados da Serasa de diferentes idades, regiões, raças ou etnias. Os achados sobre o impacto emocional causado pelas dívidas foram muito significativos. A relação com o dinheiro afeta não só o bolso e a conta bancária, mas também as relações pessoais, familiares e de trabalho. A tendência de quem contraiu dívidas, mesmo que já as tenha quitado, é querer apagar os registros desse período tão sofrido.
Uma das formas mais buscadas de apagar o período de endividamento é limpar o histórico de consultas na Serasa. O histórico da vida financeira do consumidor fica armazenado em um banco de dados administrado pela Serasa, mas pertence ao titular. Então, se o consumidor quiser apagar, ele pode solicitar essa operação. O que nem todos sabem é que limpar o histórico na Serasa pode ser ainda mais prejudicial.
Assista I Excluir histórico de consultas do Serasa
Depois da exclusão do histórico de consultas, o Serasa Score pode sofrer uma queda. A pontuação de crédito da Serasa é calculada com base em uma série de categorias que compõem os critérios de avaliação do comportamento de consumo. Se a base de cálculo perde informações, a análise ficará prejudicada.
O fato é que as consultas recorrentes ao CPF influenciam no cálculo do Score. Por exemplo, quando o Score tem alguma oscilação negativa, a queda permanece na pontuação por um período. Mas essa oscilação tende a ser revertida conforme as contas vão sendo pagas em dia, e a quantidade de consultas deixa de influenciar negativamente a pontuação.
Leia também I Limpar consultas no meu CPF é possível
As desvantagens de apagar o histórico de consultas na Serasa Limpar o histórico de consultas que o mercado faz ao CPF do consumidor pode trazer uma vantagem imediata: o alívio emocional instantâneo após a decisão. A recompensa para quem toma essa decisão é mais psicológica do que real. Isso porque há desvantagem em jogo a longo prazo. Entre as consequências desabonadoras estão:
Desconfiança do mercado em relação ao consumidor Os bancos, fintechs e empresas que vendem produtos e serviços precisam de informações sobre o passado do consumidor para conceder empréstimo, aumentar limite de crédito e até aceitar compras parceladas. A consulta ao histórico de crédito permite um cálculo de risco e possibilita calibrar a oferta para elaborar propostas com maior ou menor taxa de juros, por exemplo. O histórico vai apresentar as transações feitas, pedidos de crédito e outros dados
Impacto negativo na pontuação de crédito A exclusão das consultas ao CPF tem um efeito negativo na pontuação do Score, e não positivo. Quanto mais informações sobre o consumidor o banco de dados da Serasa tiver, mais a pontuação do Score vai refletir a realidade. O histórico reúne o Cadastro Positivo, as dívidas, pagamentos de crédito, tempo de uso de crédito e as consultas feitas ao CPF. Se as informações são ocultadas, falta informação para a avaliação adequada. Na última atualização do Serasa Score, as consultas ao CPF para serviços de crédito representam 6% do cálculo total, que vai de zero a 1000 pontos. Isso significa que a variação máxima para esse critério é de 60 pontos e a oscilação tende a ser recuperada a longo prazo
Saiba como bloquear a consulta sem excluir o histórico
Se o consumidor deseja bloquear a consulta para o mercado, não precisa excluir. A Serasa oferece um serviço chamado Lock&Unlock que possibilita ao titular a escolha sobre autorizar ou não a consulta ao seu Score. Ao bloquear a consulta, o usuário tem maior controle de quem acessa suas informações.
O serviço pode reduzir as chances de variações no Score quando a pessoa não está em busca de crédito. Funciona também como uma medida protetiva de segurança digital. O bloqueio pode ser um indicativo para o mercado de que o consumidor não está em busca de crédito. O bloqueio ou desbloqueio acontecem em tempo real e podem ser feitos quantas vezes o consumidor quiser.
O benefício é que o titular fica no controle e pode decidir quando e como quer que as consultas ao Score sejam realizadas. No momento em que o consumidor decidir buscar crédito, ele poderá deixar a consulta desbloqueada e, em seguida, bloquear outra vez.
Para acessar o Score Serasa e consultar a situação do CPF, basta fazer um cadastro no site ou no aplicativo da Serasa, seguir os passos e tomar conhecimento dos dados disponíveis. Estar consciente destas informações é fundamental para a tomada de decisão. Para consultar o Serasa Score, siga o passo a passo:
• Baixe o app da Serasa (Android e iOS) ou acesse o site.
• Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis.
• Faça o login.
• Pronto! Depois de fazer o login, seu Serasa Score aparecerá na tela.
Leia também I Pontuação de crédito: o que é e como consultar
Monitore o seu CPF com o Serasa Premium
Para ficar no controle da sua vida financeira, é importante acompanhar tudo que acontece com os seus dados. Você pode fazer isso com o Serasa Premium, serviço de assinatura da Serasa que faz o monitoramento 24 horas por dia de seu CPF e CNPJ, como consultas, Score, negativações e muito mais.
Só com a conta Premium, você tem atendimento exclusivo na Serasa e controla se seu Score pode ou não ser consultado pelo mercado. A assinatura Premium inclui o serviço Lock&Unlock. A Serasa também avisa sempre que:
• seu CPF e CNPJ for consultado;
• seu Serasa Score variar;
• seus dados vazarem na Dark Web.
Leia também I Conheça o Serasa Premium