Material escolar barato: como pesquisar e economizar nessa compra
Pesquisa realizada pelo Procon-SP encontra diferença de preço de até 381% de um item para outro. Confira dicas para encontrar material escolar barato.
Autor: Fabiana Ramos
Publicado em 14 de dezembro de 2022
Pesquisa realizada pelo Procon-SP encontra diferença de preço de até 381% de um item para outro. Confira dicas para encontrar material escolar barato.
Entra ano, sai ano e a preocupação com as contas de janeiro permanecem. Como encaixar os gastos com impostos e educação dentro do orçamento familiar? Em período de inflação alta, muitas famílias se perguntam onde encontrar material escolar barato para os filhos.
O aumento nas mensalidades e no material escolar caro é motivo de inquietação para muitas famílias. Conversar com as crianças pode ajudar a evitar situações desconfortáveis nessa temporada de volta às aulas.
Assista também | Como economizar na compra do material escolar
Mensalidades mais caras
O Grupo Rabbit, consultoria especializada em educação, fez um levantamento nacional entre as escolas e verificou um aumento médio de 11% para as mensalidades no ano de 2023. O aumento é quase o dobro da inflação de 2022, que, segundo o Boletim Focus, tem previsão de 5,91%.
Apesar de não haver lei que estipule um teto para o valor cobrado, as escolas justificam esse aumento em razão dos preços elevados de eletricidade, gastos com tecnologia durante a pandemia, salários de professores e funcionários e crescimento da inadimplência.
O aumento do preço do material escolar
O mesmo acontece com o material escolar. De acordo com a Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares, o aumento no preço dos produtos deve variar entre 15% e 30%.
Inflação alta persistente e problemas na cadeia de suprimentos significam que os materiais de volta às aulas ficarão mais caros.
Os lápis, por exemplo, são feitos de cedro, e o preço da madeira atingiu recordes na pandemia. As folhas de papel são feitas de celulose, cujo preço disparou.
O plástico é um produto derivado do petróleo, que também teve aumento. Por ser uma matéria-prima fundamental de muitos produtos diferentes, o aumento do petróleo causa efeito inflacionário em diversos setores da economia.
Material escolar barato
Assim, mais do que nunca, a palavra de ordem é pesquisar. E mais: com o avanço da tecnologia e o aumento de lojas online, não é necessário nem sair de casa. A pesquisa pode ser feita toda pela internet.
Todos os anos vários Procons de diversos estados elaboram uma lista comparativa com o valor de diversos produtos constantes de listas de material escolar. No início de 2022, por exemplo, o Procon-SP encontrou diferenças de até 381% em uma caixa de massinha de modelar.
Aliás, o Procon-SP usou alguns sites para fazer a pesquisa:
- 1 - Amazon;
- 2 - Americanas;
- 3 - Gimba;
- 4 - Kalunga;
- 5 - Lepok;
- 6 - Livrarias Curitiba;
- 7 - Magazine Luiza;
- 8 - Papelaria Universitária.
Listamos aqui itens básicos para poder constatar a diferença de preços entre dois lojistas:
Dicas para economizar no material escolar
Ao chegar o fim de ano, é bom organizar o material escolar utilizado. Separe o que pode ser reaproveitado no ano seguinte do que precisa ir para o lixo ou para reciclagem. Isso evita compras desnecessárias. Com a lista em mãos, pode-se riscar dela o que será reutilizado.
Uma boa ideia também é se reunir com os pais da escola, ou em grupos escolares em redes sociais, e promover uma troca ou venda de livros e uniformes usados. Imagine a economia que pode ser feita com uma simples troca de livros!
Além de ser uma medida econômica que beneficia toda a comunidade escolar, ecologicamente falando, o planeta ainda se beneficia.
Outra dica interessante é a compra coletiva. Reúna-se com outros pais para uma compra em conjunto ou mesmo em atacado. Alguns estabelecimentos concedem bons descontos para compras em grandes quantidades.
Leia também | Material escolar barato: 5 dicas infalíveis para economizar
Atenção às exigências feitas pelas escolas
Os pais precisam prestar atenção à lista de material. De acordo com a Lei nº 12.886 de 26/11/2013, as escolas não podem solicitar a compra de materiais de uso coletivo, como material de higiene, de escritório ou de limpeza. Não podem também cobrar taxas para suprir despesas de água, luz ou telefone.
São também proibidas de exigir a aquisição de produto de marca específica. Apesar de poderem sugerir, não podem determinar a loja ou livraria em que o material deve ser comprado.
O consumidor deve sempre verificar se o estabelecimento pratica preço diferenciado em razão da forma de pagamento (dinheiro, cheque, cartão de débito, cartão de crédito) e escolher a forma que melhor se adéque à sua realidade.
O Procon-SP elaborou uma cartilha informando quais são os direitos das famílias em relação à lista de material escolar.
Material escolar e o bolso do brasileiro
Em 2023, espera-se que os gastos totais com a volta às aulas aumentem consideravelmente por conta das questões já relatadas.
Em 2019, uma pesquisa feita pela Picodi, site especializado em descontos e cashback, analisou produtos básicos e essenciais na lista de materiais escolares. Constatou-se que 22,22% do salário dos brasileiros é gasto com esses itens.
Uma grande diferença para outros países, como os Estados Unidos (3,97%), a França (3,88%) e a Arábia Saudita (3,62%), é que a compra do material escolar não afeta tanto o orçamento das famílias.
Como se planejar para o gasto extra
Não podemos nem chamar a compra de material escolar como gasto extra, não é? Embora seja um gasto pontual, acontece todo ano. Então, o ideal é se planejar para que não atrapalhe o orçamento pelo resto do ano.
Como fazer? É preciso calcular o valor total da lista de material e fazer uma provisão mensal ao longo do ano.
Por exemplo: se o gasto médio de uma família é de R$ 1.000 com o material escolar, basta dividir esse valor por 12 e separar R$ 84 todos os meses em uma poupança. Assim, ao chegar janeiro do próximo ano, o material escolar poderá ser pago à vista, o que pode render um belo desconto!
E quem não se planejou?
Quem não se planejou com antecedência precisa pensar em como comprar o material escolar agora. Organize o orçamento e veja se é possível encaixar algum valor extra que venha de um parcelamento de cartão de crédito ou até mesmo de empréstimo.
Caso precise de crédito para esse momento, a Serasa faz a busca do crédito ideal para o seu perfil. Basta acessar o Serasa Crédito, serviço da Serasa que pesquisa ofertas de cartão de crédito, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS para você de forma online e gratuita.
Com a plataforma, é possível buscar as melhores opções e compará-las sem precisar sair da casa. Havendo ofertas para seu CPF, a contratação leva poucos minutos.
Lembramos que não há garantias de que um empréstimo seja ofertado para seu CPF. A análise de crédito é feita 100% pelos nossos parceiros.
Veja como é fácil e rápido fazer a pesquisa e descobrir se existem ofertas de empréstimo disponíveis para você:
Acesse o Serasa Crédito Acesse o site do Serasa Crédito ou o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store, e informe seu CPF e senha. Se você ainda não tem cadastro, pode fazer na hora. É rápido e gratuito.
Complete seu perfil Ao concluir o login, clique em “atualizar perfil” e preencha com todos os dados solicitados. Isso ajudará você a encontrar as melhores alternativas de crédito.
Faça uma simulação Escolha o tipo de crédito que você procura: cartão, empréstimo ou empréstimo FGTS. O Serasa Crédito buscará ofertas para seu perfil junto às instituições financeiras parceiras
Confira e compare opções Se optou pela opção “empréstimo”, simule o valor desejado e confira as opções disponíveis, caso haja ofertas. Para conhecer mais cada opção, basta clicar em "Detalhes da oferta"
Finalize a contratação Após avaliar as opções disponíveis, se houver, é hora de escolher a oferta mais interessante. Clique em “Solicitar” e aguarde a análise. Em caso de aprovação de crédito, a contratação é finalizada de forma fácil e em poucos minutos. O acesso ao Serasa Crédito é gratuito. Assim, você pode buscar e comparar online as opções de crédito sempre que quiser, sem pagar nada por isso.