Receitas de doces de Natal para vender: embale, divulgue e luc...
Receitas de doces de Natal para vender: embale, divulgue e lucre!Data de publicação 10 de dezembro de 20245 minutos de leitura
Publicado em: 10 de dezembro de 2024
Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 13 minutosTexto de: Time Serasa
O Natal é mais do que uma celebração especial. É também a época que mais aquece o coração de crianças e adultos e que mais constrói memórias afetivas para a vida. E muito disso vem dos momentos vividos no Natal em família.
Por isso, confira aqui como planejar atividades que ficarão guardadas para sempre no coração de quem se gosta.
O Natal oferece uma oportunidade única de desacelerar e investir no que realmente importa: as relações. É o momento de fugir da rotina e da correria do dia a dia que, muitas vezes, limita os momentos em família.
Por isso, confira 11 ideias que ajudam a fortalecer os laços afetivos para viver um Natal em família inesquecível.
Montar o presépio e a árvore de Natal
Montar o presépio e a árvore de Natal pode ser uma atividade muito legal em família. É também uma oportunidade de mostrar às crianças as personagens do presépio e contar a história do nascimento de Jesus, o que ajuda a reforçar o significado religioso e simbólico do Natal.
Já em relação à árvore, uma boa ideia é adicionar um enfeite especial a cada ano - que pode estar relacionado à simbologia de algo significativo que aconteceu, como uma conquista ou um momento marcante, por exemplo. Isso pode, inclusive, se transformar em uma bela tradição familiar.
Tirar fotos divertidas do Natal em família
Separar um cantinho especial da casa para criar cenários temáticos de Natal pode não só deixar boas lembranças, como também eternizar aqueles momentos especiais. Dá para usar luzes pisca-pisca, uma árvore de Natal e qualquer elemento personalizado que represente a história ou os gostos da família.
Outra ideia é apostar nos acessórios, como chapéus de Papai Noel, tiaras com chifres de rena, óculos decorados e até confeccionar plaquinhas com frases engraçadas, do tipo "Fui bom esse ano!" ou "Cadê o Papai Noel?".
Para completar, essas fotos podem ser usadas nos anos seguintes como enfeites para a árvore da casa.
Escrever cartinhas para o Papai Noel
Escrever cartas para o Papai Noel é uma das tradições mais antigas do Natal. Ela vem acompanhada de muito significado e, por isso, envolver a família toda nesse processo pode tornar tudo ainda mais especial.
Por isso, programe um momento para reunir todos em volta da mesa. Separe papéis coloridos, canetas, lápis de cor, adesivos e outros materiais decorativos. Depois, incentive as crianças a não só listarem desejos materiais, mas também refletirem sobre o que realmente importa durante o Natal, desabafando sobre o que estão sentindo em seus corações. Para os adultos, esse pode ser o momento de anotarem suas metas, esperanças, aspirações e agradecimentos.
Também é possível guardar essas cartinhas para que, no futuro, elas possam resgatar boas memórias e até serem motivos de risada.
Criar enfeites natalinos
Em vez de optar por decorações prontas, incentive a produção manual dos enfeites natalinos e deixe a criatividade de cada um fluir. Uma ideia é fazer a decoração das bolas de Natal com tinta, glitter ou adesivos, por exemplo. Outra são as guirlandas, que podem ser criadas com papel colorido, fitas e outros materiais fáceis de encontrar. Também é possível confeccionar estrelas, sinos e corações com feltro ou EVA, adicionando pequenos detalhes com botões, pérolas ou lantejoulas.
Fazer um passeio para ver as luzes de Natal
A cidade inteira ganha um brilho especial quando o Natal se aproxima. As casas e os prédios se iluminam, as praças ganham decorações especiais e a rua se enche de vida com programações natalinas espalhadas pelos bairros.
Por isso, saia de casa. Num dia, leve a família para uma caminhada noturna pela vizinhança. No outro, faça o trajeto de carro para explorar áreas mais distantes. E para tornar o momento ainda mais envolvente, leve lanches leves, como biscoitos natalinos e chocolate quente em garrafas térmicas, criando um piquenique improvisado enquanto admiram as luzes.
Preparar bolachas de Natal e outras receitas
A tradição das bolachas decoradas resiste ao tempo e ainda é mantida por muitas famílias nessa época do ano. Porque vai além de apenas cozinhar. É também uma forma de resgatar histórias, conectar gerações e criar momentos únicos para celebrar o espírito de Natal.
A receita tradicional leva ovos, farinha, açúcar e fermento, mas esses ingredientes podem ser substituídos e dar origem a novas versões. O formato do molde também varia: árvores de Natal, estrelas, bonecos de neve, anjos e Papai Noel. Depois de assar, ainda tem o momento da pintura, que pode ser feita com glacê, açúcar colorido, confeitos, chocolates ou estrelinhas comestíveis.
Leia também | Como fazer uma ceia de Natal gastando pouco
Trocar presentes feitos à mão
O Natal não é só consumo. Por isso, trocar presentes feitos à mão pode ser uma boa maneira de resgatar o verdadeiro significado da data, valorizando o tempo de dedicação e a criatividade de quem cria o presente. Algumas ideias podem envolver desde artesanatos simples, como uma vela decorada ou um item bordado, até projetos mais elaborados, como uma pintura ou uma peça de tricô. Ou, até mesmo, algo simbólico que tenha relação direta com quem receberá o presente, como um álbum de fotos com memórias compartilhadas ou um caderno de receitas da família.
Leia também | Como ter segurança nas compras de Natal pela internet
Fazer cartões de Natal
Enviar cartões de Natal pelo Correio já foi uma tradição muito forte no passado. Hoje, com o mundo mais digital, as famílias perderam o hábito. Mas resgatar a prática para acompanhar os presentes entregues pode dar um toque especial ao Natal em família.
Para isso, separe papéis coloridos, canetas, lápis de cor, adesivos e fitas e incentive cada pessoa a escrever mensagens personalizadas, desejos para o ano novo e lembranças de momentos compartilhados ao longo do ano. É possível criar desde designs mais elaborados, com desenhos e colagens, até opções minimalistas, valorizando mensagens escritas com capricho.
Assistir filmes natalinos
Assistir a filmes natalinos é uma maneira aconchegante de entrar no clima mágico do Natal em família. Por isso, prepare um dia para maratonar histórias temáticas. Separe um espaço confortável da casa e espalhe almofadas, cobertores e luzes suaves, como as pisca-piscas da árvore de Natal. E não esqueça da comida para criar uma experiência sensorial completa: prepare um lanchinho especial, com pipoca, confeitos coloridos, biscoitos de Natal, chocolate quente com marshmallows.
Colocar músicas de Natal para ressoar pela casa
Monte uma playlist de músicas natalinas e coloque para tocar nos dias que antecedem o Natal. Isso ajuda a despertar o espírito natalino e criar a atmosfera perfeita para fazer todo mundo entrar no clima. De “Jingle Bells” a “Noite Feliz” e "We Wish You a Merry Christmas", o que não faltam são opções para aquecer o coração e criar memórias duradouras.
Fazer ações voluntárias
O Natal não é só festividades e celebrações. É também um momento que desperta sentimentos bons nas pessoas, como a gratidão, a compaixão, a empatia e o espírito solidário. Por isso, uma boa ideia é transformar essas sensações em algo prático, participando de ações comunitárias de forma voluntária.
Um exemplo é separar alimentos, roupas ou brinquedos para doação. Outra é visitar abrigos, lares de idosos ou hospitais, para levar presentes simbólicos ou, então, apenas dedicar tempo para ouvir histórias, cantar canções natalinas ou simplesmente oferecer companhia a quem frequentemente se sente esquecido. Além disso, também é possível preparar e servir refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade.
O Serasa Ensina é o canal da Serasa no YouTube, criado para descomplicar a educação financeira, por meio de centenas de conteúdos atualizados toda semana. Os vídeos ajudam você a cuidar do dinheiro, negociar dívidas, proteger-se contra fraudes, aumentar o Serasa Score, economizar na rotina, organizar as finanças e muito mais.
Data de publicação 10 de dezembro de 20245 minutos de leitura
Data de publicação 10 de dezembro de 202410 minutos de leitura
Data de publicação 10 de dezembro de 202410 minutos de leitura