Número da Carteira de Trabalho pelo CPF
Precisa consultar a sua Carteira de Trabalho, mas não sabe o número? Não se preocupe! Confira abaixo como ter acesso ao documento pelo seu CPF
Publicado em: 09 de março de 2022.
Qual é o documento mais importante de nossas vidas, você arrisca dizer? É o CPF, mas a Carteira de Trabalho é considerada um documento de extrema importância também, afinal é onde consta todo o histórico de trabalho e da vida profissional de um trabalhador.
A CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) contém informações como remunerações, benefícios, salários, data de admissão e demissão dos contratos de trabalho, quem é o empregador, quais as funções exercidas pelo trabalhador, qual sua experiência profissional, e todos os demais dados relativos ao trabalho daquele profissional.
Desde setembro de 2019, a CTPS em formato de papel não é mais necessária para a contratação do trabalhador (salvo para os trabalhadores contratados por órgãos públicos e organismos internacionais). Basta que o trabalhador informe o seu número do CPF no momento da contratação, acessando a sua Carteira de Trabalho Digital. O empregador, por sua vez, em substituição às anotações realizadas na carteira física, irá prestar as informações no portal do eSocial.
Se por algum motivo você perdeu sua carteira e precisa urgentemente do número dela, esse texto é para você. Descubra como consultar os números da carteira de trabalho usando o CPF e alguns outros dados.
Como descobrir o número da Carteira de Trabalho?
Caso o trabalhador já possua a Carteira de Trabalho Digital, é fácil, já que o número da carteira digital é o mesmo do seu CPF.
Para quem ainda tem a carteira física, é necessário seguir um passo a passo, porém, é possível fazer isso sem sair de casa.
Passo a passo
Você vai precisar dos seguintes dados para fazer essa consulta:
Nome completo
CPF
Data de nascimento
Número do NIS
Nome completo da mãe
Não sabe o número do NIS? Então confira esse texto para consultar o número. O NIS e PIS possuem o mesmo número, então encontrando um, você descobre o outro.
Acesse o site da Caixa Econômica Federal;
Insira o número do NIS (PIS/ PASEP) e a senha solicitada;
Se você ainda não tem uma senha para acessar seu cadastro na Caixa, clique em “cadastrar senha” e siga os passos. Você precisará ter em mãos a senha do seu Cartão Cidadão. Caso não lembre a senha também, você precisará do número do Título de Eleitor.
Para consultar o número do seu Título de Eleitor, siga o passo a passo. Depois disso, volte e faça o login.
Clique em “Extrato Completo” na aba do FGTS;
Na aba que abrirá, você irá conseguir ver o número da sua carteira de trabalho e outros dados. Cada vez que você emitir uma Carteira de Trabalho o número dela se altera, portanto se você tirou a 2ª via, o número é diferente da 1ª. Os dígitos do PIS não são alterados.
E aí, entendeu? Se ajudamos você, deixe nos comentários.
Conheça nosso canal no Youtube Serasa Ensina e se inscreva. 🙂