Pensando em viajar? Saiba como está o dólar turismo hoje
Hora de subir no avião para férias no exterior? Antes de viajar, é necessário conferir como está a situação do dólar turismo hoje.
Publicado em 06 de setembro de 2022
Chegou a hora de fazer as malas e entrar no avião? As tão sonhadas férias, porém, exigem planejamento. Antes do embarque, é necessário pensar no custo e reservar o dinheiro a ser levado na bagagem. Se a viagem for ao exterior, é preciso conhecer a situação do dólar turismo hoje.
Independentemente do destino no exterior, os gastos são geralmente calculados a partir do dólar, fator que impacta diretamente o planejamento. A variação do dólar tem relação com a valorização e a desvalorização da nossa moeda, o real. Há uma série de fatores que influenciam esse sobe e desce, portanto é preciso atenção.
O planejamento começa por conhecer a diferença entre o dólar comercial e o dólar turismo, bem como o impacto antes, durante e até depois de uma viagem internacional. Também é importante conhecer como atuam as taxas envolvidas e os processos de compra e venda dessa moeda que está em crescente valorização.
O que é dólar turismo
O dólar turismo representa a moeda utilizada por pessoas físicas que farão uma viagem ao exterior ou que pretendem comprar produtos e serviços em sites internacionais. Essa regra é válida para cursos, passagens aéreas, roupas, perfumes e muito mais. A cotação é baseada no custo da moeda mais custos logísticos e operacionais. Há também a adição do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), que varia de acordo com o tipo de transação:
● em espécie – 1,1%;
● cartão de crédito – 6,38%;
● cartão de débito – 6,38%;
● transferências internacionais por meio de plataforma digital – 0,38%.
As taxas cobrem os custos com transporte, segurança, manutenção nos cofres, manutenção da loja ou serviço digital. Por esses motivos, o valor do dólar turismo costuma ser um pouco mais alto que o valor do dólar comercial. Vamos conhecer um pouquinho a diferença entre eles.
Qual a diferença entre dólar comercial e dólar turismo
O dólar turismo está diretamente ligado a viagens e compras internacionais, e o dólar comercial, como o nome já diz, refere-se às transações comerciais. Um bom exemplo é a compra e venda de mercadorias e serviços entre empresas.
O dólar comercial também é utilizado em grandes movimentações de importação e exportação de cargas. É a cotação utilizada nas ações do governo no exterior. Incluem-se aí empréstimos para brasileiros residentes em outros países, compras, negociações, e muito mais.
Como comprar e vender dólar?
Para uma boa transação de compra ou venda do dólar, é necessário atenção. Por exemplo, é preciso observar as quedas e altas do valor da moeda. Se você está com uma viagem marcada para os Estados Unidos, é bom observar por um período a variação e comprar o dólar turismo antes da viagem.
Mas, independentemente da circunstância, o local para viabilizar compras e vendas de dólar (ou de qualquer outra moeda estrangeira) é a casa de câmbio. Mas, ao buscar pela casa de câmbio ideal, certifique-se de que o estabelecimento é autorizado pelo Banco Central.
Vender ou comprar dólar no “mercado paralelo” pode gerar sérios problemas com a Receita Federal e as taxas mais baixas viram uma grande dor de cabeça. Um problema desnecessário. Ser autorizada pelo BC é uma exigência que toda casa de câmbio deve atender para realizar qualquer tipo de operação.
Vale a pena adquirir e guardar dólar?
O dólar é a moeda utilizada para balizar o mercado financeiro. Portanto, é sempre uma boa forma de investimento. Porém, para quem pensa em guardar dólar, o dinheiro em espécie pode não ser uma boa ideia para investimento em longo prazo. Por outro lado, caso você tenha uma viagem, é um investimento de curto prazo interessante.
O dólar como investimento de longo prazo pode gerar rentabilidade, mas não está entre as melhores opções do mercado financeiro. Além disso, quando armazenado em sua forma física, pode sofrer avaria do tempo. O dinheiro pode ser alvo de pragas domésticas ou outros tipos de acidente.
Guardar dólar em casa também pode ser perigoso, pois em caso de roubo ou furto não há nenhum tipo de garantia de resgate da quantia. Se você fizer essa opção, certifique-se de que possui um lugar confiável para armazenar, como um cofre com senha, e evite comentar com conhecidos em ambientes públicos.
Se você busca investimento de curto prazo, pode optar por observar a variação do dólar e realizar uma compra em período de tendência de baixa. Assim, caso sua meta seja uma viagem, você já vai guardando os dólares para os gastos previstos. É melhor sempre pagar à vista do que usar o cartão de crédito, pois no pagamento posterior incidirão também as taxas da operadora do crédito.
Agora, se o seu objetivo for vender em alta, é importante saber qual o melhor momento e também guardar as notas de compra para ter os cálculos precisos. Adquirir em casas de câmbio, corretoras ou mesmo em contas digitais com cadastro são as formas mais seguras de manter esse registro do investimento.
A recomendação é guardar um recibo junto com as notas, já que possivelmente haverá mais de uma data de aquisição. Há ainda a possibilidade de realizar essa compra via boleto, o que até facilita essa transação.
Se além de investir em dólar você pensa em fazer renda extra na moeda americana, preste atenção nesta dica! Entre as formas de ganhar dólar estão os aplicativos de smartphone que recomendam tarefas a serem cumpridas pelos cadastrados.
Portanto, se quer aumentar a renda ou ganhar um extra, você precisa conferir essa lista de aplicativos que ajudam a ganhar dinheiro! Também é possível se afiliar a algumas grandes empresas. Clique aqui e confira tudo!