Entrar
Navegação do blog
  1. Blog
  2. Pib

PIB: o que é e qual a importância para a economia

O Produto Interno Bruto (PIB) é um indicador econômico que também reflete na vida financeira das pessoas.

Publicado em: 3 de outubro de 2024

Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 9 minutos

Texto de: Time Serasa

A sigla PIB para Produto Interno Bruto em português do Brasil escrita em dados de madeira. Uma calculadora e moedas brasileiras na composição.

PIB: o que é esta sigla tão citada nos noticiários? O Produto Interno Bruto (PIB) é um dos indicadores mais importantes da chamada macroeconomia, que analisa as variáveis econômicas de um país ou de uma região, de forma mais ampla.

Apesar de ser um índice usado em escala global, o PIB de um lugar afeta diretamente a prosperidade financeira dos seus habitantes e está ligado a oportunidades de crescimento. Entenda em detalhes o que é o PIB, como é calculado e de que forma este indicador influencia no dia a dia.

Assista | Tudo sobre inflação

PIB: o que é

O PIB é um indicador econômico usado para medir o crescimento da economia. É o resultado da soma de todos bens e serviços finais produzidos por uma região em um determinado período – normalmente em um ano, mas pode-se calcular o PIB por trimestre, por exemplo. O PIB também reflete as decisões da política monetária de um país.

É considerado um dos principais termômetros da economia, e leva em conta diversos setores produtivos, como agricultura e indústria. Este índice não fala sobre a riqueza acumulada de um lugar, mas é um indicador de fluxo de bens e produtos produzidos. Além do PIB do país, também costuma-se calcular o PIB de cidades e estados.

Importância do PIB para a economia

O PIB está diretamente relacionado ao crescimento econômico: quanto mais alto é o índice, maior é o consumo e o investimento naquela região. Consequentemente, maior é a chance de que os habitantes também tenham uma renda mais alta.

O cálculo constante do PIB permite medir o crescimento de um país a cada ano e fazer comparações entre as economias mundiais.

Como o PIB é calculado

  • O PIB é resultado de um cálculo complexo, feito por órgãos oficiais e divulgado periodicamente. No Brasil, quem calcula este índice é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base em dados e pesquisas oficiais, como:

  • ●     Balanço de Pagamentos do Banco Central;
  • ●     Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA);
  • ●     Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA);
  • ●     Pesquisa Anual de Comércio;
  • ●     Pesquisa Anual de Serviços;
  • ●     Pesquisa de Orçamentos Familiares;
  • ●     Pesquisa Industrial Anual.   


Cada país calcula o PIB na sua própria moeda. Para poder comparar a economia entre os países, os valores normalmente são convertidos para dólar.

Qual é o PIB do Brasil?

De acordo com o IBGE, o PIB do Brasil em 2023 foi de R$10,9 trilhões, o que representou um aumento de 2,9% em relação ao ano anterior. A previsão do governo, segundo projeções do Ministério da Fazenda divulgadas em julho de 2024, é que o crescimento do PIB em 2024 seja de 2,5%.

No último levantamento divulgado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), avaliando o PIB dos países no primeiro trimestre de 2024, o Brasil foi considerado a oitava maior economia mundial.

Confira a evolução do PIB brasileiro nos últimos 10 anos:

Fonte: IBGE

Qual a diferença entre PIB nominal e PIB real

  • Os economistas dividem o indicador em duas formas de cálculo: o PIB nominal e o PIB real.

  • ●     PIB nominal: considera unicamente o valor final dos produtos e serviços, mas não calcula se houve inflação no período. Dessa forma, um aumento considerável do PIB nominal de um país entre um ano e outro pode ser simplesmente resultado do aumento dos preços, sem relação com uma produção maior de riqueza.
  • ●     PIB real: esse cálculo mede o volume físico de produtos e serviços gerados, e considera os preços constantes em um determinado período, desconsiderando as variações de preço causadas por inflação ou deflação.

Leia também | O que é estagflação e como isso afeta a economia

O que é PIB per capita

A partir da definição do PIB é possível desenvolver várias análises e comparações. Uma das mais importantes é o cálculo do PIB per capita, que é a divisão do valor pelo número de habitantes. Ou seja, quanto corresponderia a cada um, se fosse possível dividir igualmente a riqueza produzida entre as pessoas que vivem naquele lugar. No Brasil, o PIB per capita em 2023 foi de R$50.193,72.

Para comparar o desempenho entre países ou entre cidades, é importante usar os dados do PIB per capita. Um país grande e populoso pode ter um PIB total alto, mas isso não significa necessariamente que o PIB per capita seja elevado, como é o caso da Índia. Em contrapartida, países pequenos que não têm uma economia relevante a nível mundial podem ter um alto índice de PIB per capita, como Luxemburgo, por exemplo.

Vale lembrar que o PIB per capita não deve ser o único indicador para comparar a qualidade de vida entre as populações. É importante considerar também índices como distribuição de renda e acesso à saúde e à educação.

Países com os maiores PIB per capita

PosiçãoPaís Valor anual em dólares
Luxemburgo 131.384
Irlanda 106.059
Suíça 105.669
Noruega94.660
Singapura88.447
Estados Unidos 85.373
Islândia 84.594
Catar 81.400
Dinamarca 68.898
10º Austrália66.589

Fonte: dados do PIB nominal divulgados pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) em abril de 2024.

Acesse o canal da Serasa no YouTube

O Serasa Ensina é o canal da Serasa no YouTube, criado para descomplicar a educação financeira, por meio de centenas de conteúdos atualizados toda semana. Os vídeos ajudam você a cuidar do dinheiro, negociar dívidas, proteger-se contra fraudes, aumentar o Serasa Score, economizar na rotina, organizar as finanças e muito mais. 

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados