Cobrança extrajudicial: o que é, como funciona e como evitar
Cobrança extrajudicial: o que é, como funciona e como evitarData de publicação 18 de novembro de 202411 minutos de leitura
Publicado em: 20 de dezembro de 2023
Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 3 minutosTexto de: Time Serasa
A escolha de um plano de saúde para MEI é uma decisão que pode impactar diretamente a qualidade de vida do empreendedor e de seus familiares.
O que muita gente talvez não saiba é que contratar um plano de saúde como MEI pode ser mais vantajoso, pois algumas empresas oferecem descontos aos empreendedores.
Por isso, confira neste artigo as vantagens e os critérios para fazer a melhor escolha.
Plano de saúde para MEI é uma modalidade de assistência médica privada adaptada às necessidades específicas desse tipo de empreendedor.
Em vez de contratar um plano por meio do CPF (pessoa física), a contratação é feita pelo CNPJ do MEI, por isso costuma ser mais barata em alguns casos.
O microempreendedor individual, que atua de forma autônoma, pode contratar esse tipo de plano para garantir atendimento médico de qualidade, consultas, exames, internações e demais serviços de saúde – tanto para seus colaboradores quanto para familiares.
Até o momento, o MEI pode ter somente um funcionário contratado.
A importância de contar com um plano de saúde para MEI vai além da simples busca por assistência médica em casos de necessidade.
Esse benefício desempenha um papel importante na manutenção da saúde preventiva, contribuindo para a produtividade do empreendedor e minimizando impactos negativos decorrentes de problemas de saúde.
Por isso, um bom plano de saúde para MEI deve oferecer serviços como:
Leia também | Como escolher um plano de saúde
As normas que dizem respeito à contratação de plano de saúde para empresário individual (o que inclui o MEI) estão registradas na Resolução Normativa nº 557, de 14 de dezembro de 2022.
Para contratar um plano de saúde privado, o MEI deverá preencher os seguintes requisitos:
Além disso, o MEI precisa sempre estar com a documentação em dia, pois a operadora do plano de saúde pode exigir a comprovação do MEI em épocas de renovação do contrato.
Leia também | Seguro de vida: conheça o papel desse tipo de proteção
Na hora de escolher um plano de saúde para MEI, alguns critérios devem ser considerados para garantir que o empreendedor tenha acesso a serviços de qualidade que atendam às suas necessidades.
Por isso, antes de escolher o plano, verifique se ele se encaixa nos seguintes critérios:
Opte por um plano que ofereça uma cobertura abrangente, contemplando consultas médicas, exames laboratoriais, internações, cirurgias e demais procedimentos necessários. No caso de mulheres, também verifique o serviço de obstetrícia.
Uma cobertura completa proporciona maior tranquilidade ao empreendedor, assegurando que ele terá suporte em diversas situações de saúde.
Verifique a rede credenciada do plano de saúde para garantir que ela abranja profissionais e instituições de saúde próximos ao local de trabalho ou residência do MEI.
Existem planos de cobertura regional, estadual e nacional. Quanto mais ampla for a rede, mais o valor do plano aumentará. Porém, em alguns casos, pode ser uma boa solução, principalmente se o MEI costuma viajar muito.
Analise cuidadosamente os custos mensais, coparticipações e franquias do plano, comparando esses valores com os benefícios oferecidos.
Busque um equilíbrio entre um preço acessível e uma cobertura que atenda às suas necessidades específicas, evitando surpresas desagradáveis no orçamento.
Entenda os períodos de carência do plano de saúde, que são os prazos que o beneficiário precisa aguardar para utilizar determinados serviços.
Avalie se esses períodos são compatíveis com suas necessidades e, se possível, busque planos que ofereçam carências reduzidas ou isentas para procedimentos essenciais (como serviços de urgência e emergência).
Pesquise a reputação da operadora do plano de saúde, verificando a satisfação de outros beneficiários, a solidez financeira da empresa e sua capacidade de prestação de serviços.
Leia também | Como criar uma planilha de gastos mensais eficiente
Sim, é possível incluir familiares, dependentes e um funcionário no plano de saúde para MEI.
Ao incluí-los, o MEI proporciona a eles acesso aos mesmos benefícios e cuidados com a saúde que ele mesmo tem. Porém, verifique as condições para inclusão de dependentes – em alguns casos, será preciso pagar o valor de outro plano para incluí-lo no CNPJ do MEI.
Data de publicação 18 de novembro de 202411 minutos de leitura
Data de publicação 18 de novembro de 20249 minutos de leitura
Data de publicação 18 de novembro de 20249 Minutos de leitura