Investimentos: o que é marcação a mercado?
Investimentos: o que é marcação a mercado?Data de publicação 28 de março de 20258 minutos de leitura
Publicado em: 17 de janeiro de 2025
Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 9 minutosTexto de: Time Serasa
Já é possível saber como funciona o Programa Acredita, divulgado pelo governo federal em abril de 2024 e sancionado em outubro do mesmo ano.
O “Acredita” pretende dar crédito a famílias inscritas no CadÚnico, renegociar dívidas de microempreendedores individuais (MEIs), microempresas e negócios de pequeno porte.
O Programa Acredita é um programa de desenvolvimento econômico lançado pelo Governo Federal em 2024, transformado na Lei nº 14.995/2024.
Para entender melhor como funciona o Programa Acredita, lançado pelo Governo Federal, é importante saber que ele foi dividido em quatro eixos principais:
Neste eixo do programa Acredita, o governo concederá acesso a microcrédito (empréstimos em quantias menores) a famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). Metade dessas concessões será destinada a mulheres.
O empréstimo aos inscritos no CadÚnico ocorrerá por meio da formalização da pessoa como microempreendedor individual (MEI). Nesse caso, não será preciso deixar de receber o Bolsa Família imediatamente.
Os recursos e as renegociações de dívidas serão destinados a MEIs, micro e pequenas empresas, com faturamento bruto anual de até R$ 4,8 milhões.
No terceiro eixo do Programa Acredita, famílias de classe média que não se enquadram em programas habitacionais (como o Minha Casa, Minha Vida), poderão ter acesso a crédito imobiliário. Isso será feito porque nem todas as famílias conseguem pagar um financiamento com as taxas de juros tradicionalmente cobradas pelos bancos.
A ideia é conceder incentivos ao mercado imobiliário e ao setor de construção civil para que haja mais ofertas de imóveis. Na prática, a Empresa Gestora de Ativos (Emgea) atuará como securitizadora no mercado imobiliário.
Essa securitização permitirá mais ofertas de imóveis, e os bancos conseguirão aumentar as concessões de financiamento imobiliário com taxas mais acessíveis para a classe média.
O quarto eixo do Programa Acredita tem o objetivo de incentivar investimentos estrangeiros em projetos sustentáveis no Brasil.
Leia também | O site do Serasa Limpa Nome é confiável?
Após entender como funciona o Programa Acredita, saiba que a lei foi sancionada em outubro de 2024 e, portanto, já está em vigor.
No entanto, os recursos ainda estão sendo alocados e, portanto, as empresas e instituições que desejaram participar precisarão aderir ao projeto – por exemplo, empresas que queiram investir em projetos sustentáveis ou fazer parcerias com os bancos para crédito imobiliário.
O Desenrola Pequenos Negócios, de renegociação de dívidas de empresas de até R$ 4,8 milhões de faturamento, já está em pleno funcionamento e termina até o dia 31 de dezembro de 2024. Para os produtores rurais com dívidas, o prazo de renegociação vai até 31 de dezembro de 2025.
Na página especial da Serasa sobre o Desenrola, você encontra maiores informações.
Para ter acesso ao crédito para pequenos negócios, entre em contato com as instituições financeiras parceiras – como a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil.
Para renegociação de dívidas no Desenrola Pequenos Negócios, entre em contato com as instituições financeiras (ou acesse o Serasa Limpa Nome para verificar a negativação do CNPJ).
O Serasa Ensina é o canal da Serasa no YouTube, criado para descomplicar a educação financeira, por meio de centenas de conteúdos atualizados toda semana. Os vídeos ajudam você a cuidar do dinheiro, negociar dívidas, proteger-se contra fraudes, aumentar o Serasa Score, economizar na rotina, organizar as finanças e muito mais.
Data de publicação 28 de março de 20258 minutos de leitura
Data de publicação 27 de março de 20258 minutos de leitura
Data de publicação 27 de março de 20258 minutos de leitura