Número do cartão de crédito: o que é, como consultar e medidas...
Número do cartão de crédito: o que é, como consultar e medidas de segurançaData de publicação 21 de novembro de 20244 minutos de leitura
Publicado em: 21 de agosto de 2023
Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 3 minutosTexto de: Time Serasa
Na estação mais fria do ano é hora de pensar em novas receitas. Há opções simples, rápidas e econômicas para se fazer tanto de dia quanto à noite. Neste artigo, separamos uma lista com 5 receitas para o inverno que poderão agradar toda a família. Confira!
cozimento e economiza gás de cozinha. No dia seguinte, cozinhe o grão por 15 minutos em fogo baixo. Abra a panela de pressão e veja se está no ponto. Em uma panela à parte, coloque um pouco de azeite ou óleo e refogue a cebola e o alho até ficarem dourados.
Em seguida, adicione o feijão escorrido e os legumes cortados em cubos. Cubra com água e tempere com sal e pimenta a gosto. Tampe a panela e cozinhe por 15 minutos após pegar pressão. Desligue o fogo e aguarde sair toda a pressão. Sirva quente.
Em uma panela, refogue a cebola na manteiga até ficar transparente. Adicione o arroz e mexa por alguns minutos. Acrescente o caldo de legumes aos poucos, mexendo sempre até o arroz ficar cremoso. Acrescente a abobrinha, as ervilhas e cozinhe por mais alguns minutos até os legumes estarem macios. Tempere com sal e pimenta a gosto e, se preferir, acrescente queijo parmesão ralado antes de servir.
Leia também | Como fazer uma lista de compras econômica
Em uma panela de pressão, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho até dourarem. Adicione a carne e doure-a por todos os lados. Coloque o caldo de carne e tampe a panela. Cozinhe por cerca de 25 minutos em fogo baixo após pegar pressão. Abra o ensopado e adicione as batatas e as cenouras. Cozinhe por mais 10 minutos ou até os legumes ficarem macios. Tempere com sal e sirva quente.
Leia também | 10 maneiras de economizar no supermercado
Em uma panela, refogue o bacon no óleo até ficar dourado e crocante. Adicione a cebola e o alho e refogue novamente. Coloque o feijão cozido e acrescente água suficiente para obter a consistência de um caldo cremoso. Tempere com sal, pimenta e outros temperos de sua preferência. Deixe cozinhar por alguns minutos para apurar os sabores. Sirva o caldinho de feijão quente com cheiro-verde.
Leia também | Compra mensal ou semanal: o que vale mais a pena?
Em uma panela de pressão, acrescente um pouco de óleo, alho, cebola e sal. Deixe dourar. Em seguida, frite o bacon. Coloque a canjiquinha e o tomate picadinho. Acrescente água o suficiente para cozinhá-la. Logo que a panela começar a fazer barulho, baixe o fogo e cozinhe por 10 minutos. Sirva com feijão se preferir.
Leia também | Lista de compras de supermercado: como atender as crianças
Segundo a Comgás, maior distribuidora de gás natural do Brasil, há vários hábitos que ajudam a economizar o gás de cozinha, reduzir o valor da fatura e incentivar o consumo consciente. Saiba o que fazer na hora de preparar as receitas.
Sempre que a receita permitir, cozinhe os alimentos com a panela tampada, pois isso acelera o preparo das receitas. Além disso, evite cozinhar em panelas pequenas nos bocais grandes do fogão e vice-versa, pois isso gera desperdício de gás.
No inverno é comum o uso de panela de pressão para preparar várias receitas de caldos. A dica é deixar em fogo baixo sempre que a panela pegar pressão. Manter o fogo alto não apressa o cozimento da comida, apenas faz com que a água se evapore.
Ao preparar receitas com grãos como feijão, lentilha, grão-de-bico, ou leguminosas em geral, deixe-os de molho por algumas horas ou durante a noite. Isso reduz o tempo de cozimento. Além disso, a prática também torna os grãos mais fáceis de digerir e melhora a absorção de nutrientes.
A panela de pressão é uma ótima aliada para economizar tempo e gás ao cozinhar no inverno. Ela permite o preparo de sopas, feijoadas e outros pratos mais rapidamente, economizando no consumo de gás.
As cascas de legumes podem ser reaproveitadas para preparar caldos saborosos e nutritivos. Em vez de descartá-las, guarde-as em um recipiente no congelador. Quando tiver uma quantidade suficiente, faça um caldo caseiro adicionando água e temperos como cebola, alho, salsinha ou coentro.
Os alimentos da estação costumam ser mais abundantes e, consequentemente, mais baratos no mercado. No inverno, procure consumir ingredientes como batata, cenoura, abóbora, couve, brócolis e outros vegetais típicos dessa época do ano. Além de economizar, essa é uma maneira de apoiar a produção local e a sustentabilidade.
Leia também | Planejamento financeiro familiar: o que é e por onde começar
No preparo de receitas com carne, por exemplo, opte por cortes mais econômicos, como músculo, acém, coxão mole, ou frango com osso. Quando cozidos por mais tempo, ficam macios e saborosos, sendo ideais para sopas.
Data de publicação 21 de novembro de 20244 minutos de leitura
Data de publicação 21 de novembro de 20244 minutos de leitura
Data de publicação 18 de novembro de 202411 minutos de leitura