Número do cartão de crédito: o que é, como consultar e medidas...
Número do cartão de crédito: o que é, como consultar e medidas de segurançaData de publicação 21 de novembro de 20244 minutos de leitura
Atualizado em: 7 de novembro de 2024
Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 14 minutosTexto de: Time Serasa
Reforma de casa é um momento importante e que requer cuidados para conseguir repaginar o lar e deixar o ambiente mais confortável. Mas os problemas e, principalmente, os custos dessas mudanças podem ser desafiadores. Para superá-los, confira a seguir dicas para fazer uma reforma barata e criativa.
A primeira é uma reforma intensa, daquelas que quebram parede, trocam piso, produzem entulho e utilizam mão de obra específica. Também envolvem mais dinheiro e tempo.
Já a que utiliza a decoração tem foco em repaginar o espaço. Basta restaurar alguns móveis, pintar as paredes, melhorar a iluminação. Antes de optar por uma delas vale lembrar que cada uma terá custos e tempo que investidos diferentes.
É essencial que você defina a quantia a ser gasta. Essa será a base de todo o planejamento. Seja qual for o tipo de reforma, devemos fazê-la dentro da sua realidade financeira, evitando se endividar por falta de organização.
Um bom ponto de partida é salvar inspirações e ideias para iniciar a reforma da casa. Confira a seguir ideias para começar de vez uma reforma de casa:
Pode parecer óbvio, mas o truque de movimentar os móveis pode deixar os ambientes totalmente diferentes. Sem contar na economia financeira de ter um ambiente renovado sem precisar gastar fazendo isso.
Outra ideia é tentar reformar os móveis que já tem para dar outro estilo para a decoração. Uma simples pintura em um móvel mais antigo pode transformá-lo em um item novo.
Se os azulejos antigos incomodarem, uma solução é comprar uma tinta de azulejo especial para banheiros e cozinhas. Uma lata pode renovar completamente a aparência de banheiro em questão de horas.
Para reformas de banheiro mais profundas, porém, tome alguns cuidados. A cautela deve acontecer porque encanamentos e vazamentos costumam ser caros para consertar. Por isso, é melhor investir em materiais e mão de obra de mais qualidade do que arcar com um prejuízo futuro.
Um dos recursos decorativos mais econômicos e eficazes que existe é colocar mais verde nos cômodos. Além de beleza, as plantas trazem um ar mais fresco e aconchegante para qualquer local.
Essa dica é válida para todos os cômodos: sala, quarto, varanda e até banheiro. Caso tenha mais espaço, vale até fazer uma mini horta com os temperos preferidos, que podem ser muito úteis na cozinha. E esse fator também pode representar uma pequena economia na conta do mercado.
Precisando dar cores diferentes para suas paredes sem precisar pintar tudo, opte por papel de parede ou adesivos de azulejo. Essas são escolhas mais baratas do que usar tinta. Além disso, a alternativa abre diversas possibilidades de combinação.
Outra ideia super econômica é usar fita adesiva para fazer desenhos geométricos na parede. Aqui a ordem principal é criatividade. Escolha um estilo que mais combine e deixe a imaginação livre para criar algo único para sua casa.
Caso queira algo diferente das opções anteriores, existe a alternativa dos quadros. Com a combinação certa, é possível ter uma nova parede sem precisar de tintas ou adesivos.
Novamente a criatividade e o gosto para escolher opções que combinem com o restante dos ambientes é o essencial. Use imagens de referência para se inspirar.
Já pensou em modificar a decoração várias vezes ao mês sem gastar um real? É isso que permite uma parede pintada com tinta lousa.
Depois de pintar a parede, é possível preenchê-la da forma como bem deseja usando várias cores de giz. E o melhor: caso não goste do primeiro desenho, é só apagar e fazer outro.
Com essa opção ainda há o bônus de aproveitar para se organizar melhor, escrevendo tarefas do dia ou lembretes que ajudem sua rotina. Além disso, essa é uma ótima opção para distrair as crianças. Com parede de lousa elas podem desenhar qualquer coisa que será facilmente apagada depois.
O nome “Do it yourself” ou DIY é um conceito bem conhecido dos brasileiros. É o famoso “faça você mesmo”, a arte de transformar materiais baratos em itens extremamente úteis para casa. Isso vale para decoração de ambientes, entre outras coisas.
Uma dica valiosa é recorrer à na internet para buscar por “DIY + nome do item que se deseja renovar”.
Quando se pensa em reformar ou repaginar algum cômodo da sua casa, provavelmente, buscar inspiração na internet, seja no YouTube, Google Imagens ou em perfis no Instagram e Facebook é comum. Confira mais duas dicas para essa etapa do projeto.
Essa é uma rede social de imagens. Nela, é possível fazer pesquisas por temas, cores, palavras-chave, cômodos ou móveis específicos. A variedade de conteúdo é surpreendente.
Com a pesquisa feita, será perceptível algumas coisas em comum: objetos, cores e estilos. Reúna as imagens preferidas e construa o Painel Inspiração (também chamado de moodboard).
Esse painel ajuda a visualizar tudo o que se idealiza para o projeto, servindo de guia. Ele apenas auxilia a encontrar cores e objetos parecidos com esses, mas que caibam no orçamento.
A tecnologia permitiu a criação de diversos materiais. Com algumas buscas na internet, será possível encontrar uma alternativa mais barata para a sua ideia de reforma.
Confira algumas sugestões de substituição:
Material tradicional | Material inovador e econômico |
---|---|
Revestimento em gesso | Revestimento PVC 3D |
Levantar parede de tijolos | Fazer parede com drywall |
Usar vidro | Usar acrílico ou policarbonato |
Tinta colorida | Tinta branca + pigmento para cor |
Ao precisa trocar algum móvel, considere comprar usado. Além de ser mais econômico, é também uma forma de contribuir para o meio ambiente. Existem os tradicionais brechós e lojas de itens usados, mas também existem sites especializados nesses produtos.
Outra opção são grupos em redes sociais, como o Facebook, dedicados à venda de itens usados. São móveis, itens de decoração, eletrodomésticos até roupas.
Para ajudar na reforma, confira alguns canais do YouTube especializados no tema. Na lista, incluímos desde escritórios de arquitetura até criadores de conteúdo com talento para decoração e DIY. Confira:
Esse é um escritório de arquitetura localizado em Brasília. Além de se divertir com a Imira – arquiteta e apresentadora do canal – receba dicas profissionais para aplicar na sua reforma.
Recomendamos a playlist StudioM4 Transforma, são 16 reformas que custaram menos de 1000 reais em materiais.
Quem se identificou com o DIY vai gostar do canal do Matheus Ilt. Acompanhe a transformação de ambientes, dicas de decoração e como construir móveis com apenas algumas madeiras. Comece pelo vídeo da reforma deste banheiro, que vai surpreender.
O maior canal de arquitetura do Brasil tem muitos motivos para ocupar esse pódio. Patrícia Pomerantzeff é a arquiteta dona do escritório Doma Arquitetura e apresentadora do canal. Comece pelo vídeo sobre reformas baratas.
Para quem busca reformar e gastar pouco, o canal da Karla Amadori tem dicas de sobra. Mergulhe no universo do DIY e renove os ambientes da sua casa.
O canal Gui e Rafa tem inúmeras dicas e projetos acessíveis financeiramente. Além disso, os apresentadores tem criatividade para transforme também objetos, como uma vassoura em porta toalhas de banho, por exemplo.
Essas são apenas algumas ideias para economizar enquanto se redecora um ambiente. Mas se precisar de opções de crédito para fazer uma reforma de maior porte, procure ferramentas para buscar a melhor opção. Uma delas é a Serasa Crédito.
No Serasa Crédito você simula e compara ofertas de cartão de crédito, conta digital, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS de acordo com seu perfil financeiro. É tudo online e gratuito, nos canais oficiais da Serasa. Se houver ofertas para seu CPF, a contratação* leva poucos minutos.
*A análise de crédito é feita por parceiros; sem garantia de aprovação. Pesquise quantas vezes quiser, grátis e sem afetar o Serasa Score.
Data de publicação 21 de novembro de 20244 minutos de leitura
Data de publicação 21 de novembro de 20244 minutos de leitura
Data de publicação 18 de novembro de 202411 minutos de leitura