Entrar
Navegação do blog
  1. Blog
  2. Tabela Organizacao Financeira

Tabela de organização financeira: como funciona

Antes de empreender, é essencial entender e organizar o orçamento pessoal para evitar problemas.

Publicado em: 25 de novembro de 2024

Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 9 minutos

Texto de: Time Serasa

pessoa mexendo em uma tabela no notebook

Quando mantemos as contas em ordem, conseguimos ter uma visão clara dos gastos e ganhos, o que possibilita tomar decisões mais conscientes sobre o uso do dinheiro.

Além disso, uma boa organização financeira ajuda a realizar sonhos e objetivos de vida com mais facilidade. Seja para comprar a casa própria, fazer uma viagem ou começar a empreender, o planejamento é base para transformar esses planos em realidade. E uma tabela de organização financeira é a ferramenta ideal para isso.

Assista | Como manter o orçamento saudável

Como criar uma tabela financeira eficiente

Uma tabela de organização financeira bem estruturada é a base para um controle eficaz das finanças. Ela permite visualizar os gastos, identificar oportunidades de economia e alcançar os objetivos financeiros.

  • Para criar uma tabela financeira eficiente para controlar os gastos e começar o planejamento para empreender, defina as seguintes categorias:
  •  
  • ●     Receitas: adicione as subcategorias de “salário”, “renda extra”, “investimentos" e “outras entradas".
  • ●     Despesas fixas: adicione "aluguel/prestação da casa”, “contas básicas (água, energia, gás e internet)”, “alimentação básica”, “transporte” (combustível ou transporte público), “plano de saúde”, “educação”, “seguros”, “fatura do cartão de crédito”, “pagamento de dívida” e outros tipos de despesas recorrentes que tiver.
  • ●     Despesas variáveis: adicione “alimentação fora de casa”, “lazer e entretenimento”, “roupas e acessórios”, “cuidados pessoais”, “presentes”, “manutenção” (casa e/ou veículo), “impostos anuais” (IPTU, IPVA, entre outros) e demais despesas variáveis que tiver.
  • ●     Investimentos e poupança: inclua “reserva de emergência”, “investimentos de curto prazo”, “investimentos de longo prazo” e “poupança para empreender”.
  • ●     Metas para empreender: inclua “capital inicial necessário”, “custos de abertura do negócio”, “equipamentos/infraestrutura”, “estoque inicial”, “divulgação” e “capacitação profissional”.

 

Caso não tenha familiaridade em criar uma tabela financeira, utilize uma pronta e adapte-a para suas necessidades. Salve uma cópia da Tabela Financeira da Serasa e a utilize como base para criar uma personalizada. Também é possível anotar os gastos descritos em um caderno.

Leia também | Trabalhar com internet: 5 ideias para ter renda extra online

Tabela Financeira Serasa

Salve uma cópia da nossa planilha e organize suas finanças


Quer guardar dinheiro para realizar um sonho, trocar de carro ou ainda quitar aquela dívida que tira seu sono?

Não importa o motivo, a Serasa está com você! Clique no botão abaixo e salve uma cópia da nossa planilha financeira e mantenha a organização das finanças sempre em dia.

Usando sua tabela para planejar o mês

Feita a tabela de organização financeira, como utilizá-la? Da seguinte maneira:

  1. Preencha os campos

    Coloque os valores em cada categoria criada.

     

  2. Analise os gastos

    Identifique quais categorias estão consumindo a maior parte do orçamento e pense se poderia ter evitado alguma despesa variável. Depois de utilizar a tabela por alguns meses, será possível comparar os dados dos meses anteriores e cortar gastos supérfluos.

     

  3. Crie um orçamento

    Estabeleça uma meta de quanto deseja economizar para começar a empreender e realizar outras metas financeiras. Criar um limite de gastos para as despesas variáveis ajuda a começar a economia.

    Lembre-se que o orçamento deve ser alcançável. O ideal é realizar pequenas mudanças e ir ajustando ao longo do tempo.

     

  4. Atualize regularmente

    De preferência, atualize a tabela sempre que gastar dinheiro. Anote as despesas em cada categoria com detalhes (o pagamento foi no cartão, dinheiro, à vista ou parcelado). 

Ferramentas digitais para organização financeira

Os aplicativos também são uma grande ajuda no gerenciamento do orçamento, podendo ser utilizados em conjunto com a tabela de organização financeira. Alguns exemplos:

  1. Carteira Digital Serasa Android e iOS

    O aplicativo da Serasa oferece diversos serviços para manter as finanças em dia, como:

    -      Função Minhas Contas, que mostra todas as contas registradas no CPF, sendo possível quitá-las com um único pagamento.

    -      Possibilidade de quitar dívidas com desconto do Serasa Limpa Nome.

    -      Quitar débitos veiculares.

    -      Pagamento de boletos.

     

  2. Mobills Android, iOS e web

    O Mobills permite a organização de ganhos e gastos em categorias, cadastrar cartões de crédito, definir metas financeiras, entre outras atividades. Também é possível ter acesso a um gráfico mensal, que ajuda a entender o orçamento de forma visual.

     

  3. Organizze Android, iOS e web

    O Organizze possibilita gerenciar o orçamento mesmo sem ter conexão à internet. Outro diferencial é definir um valor limite para cada categoria de despesa, o que ajuda a economizar.


  4. Orçamento Fácil Android, iOS e web

    O Orçamento Fácil se destaca pela possibilidade de customizar sua página inicial para mostrar as informações de orçamento mais relevantes para o usuário. Outro recurso disponível é a criação de lembretes para não esquecer de adicionar as transações realizadas no dia — o que ajuda a manter o orçamento sempre atualizado.

     

  5. Money LoverAndroid, iOS e web

    Além de ser possível organizar os gastos em categorias, o Money Lover permite a criação de novas categorias que se encaixam na rotina do usuário. Com o “Modo viagem”, registre os gastos em moedas estrangeiras. E ainda configure lembretes para não atrasar o pagamento de contas.

Quite as dívidas que pesam o orçamento com o Serasa Limpa Nome

O Serasa Limpa Nome é a maior plataforma de renegociação de dívidas no país, com descontos de até 90% nos débitos e opções de parcelamento. O serviço é gratuito e a negociação pode ser feita em apenas três minutos nos canais oficiais da Serasa: site, app (iOS e Android), WhatsApp (11) 99575-2096 ou nas agências dos Correios espalhadas pelo país.  

Para negociar online:  

  • ●     Acesse o Serasa Limpa Nome ou o aplicativo e informe seu CPF e senha.  
  • ●     Confira sua dívida na tela e clique em Negociar.   
  • ●     Escolha a melhor opção de pagamento (Pix ou boleto, por exemplo) e o número de parcelas (caso opte pelo parcelamento).   
  • ●     Confirme as condições escolhidas e pronto!   
Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados