Como interpretar o demonstrativo de pagamento?
Como interpretar o demonstrativo de pagamento?Data de publicação 15 de abril de 202514 minutos de leitura
Publicado em: 22 de abril de 2025
Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 5 minutosTexto de: Time Serasa
O Ministério de Minas e Energia pretende aplicar uma nova tarifa grátis de energia, isentando as famílias que fazem parte do Cadastro Único e que consomem até 80 quilowatts/hora (kWh) por mês.
A proposta é ampliar o número de beneficiários da Tarifa Social de Energia Elétrica, que isenta e dá descontos na conta de luz para algumas famílias. As regras da nova tarifa alcançariam 60 milhões de brasileiros. A medida ainda precisa ser encaminhada para avaliação e aprovação do Congresso Nacional antes de começar a valer.
Entenda a seguir quais as mudanças previstas pelo projeto e quem poderá ser beneficiado.
Consumo mensal | Percentual de desconto |
---|---|
Até 30 KWh | 65% |
De 31 KWh a 100 KWh | 40% |
De 101 KWh a 220 KWh | 10% |
O projeto de isenção da tarifa abrange principalmente as famílias inscritas no Cadastro Único. Ele funciona como um banco de dados que permite o acesso a várias programas sociais do governo federal, como o Bolsa Família.
Vale lembrar quem pode se inscrever no CadÚnico:
A tarifa social tem abrangência nas áreas urbanas do país. O programa Luz para Todos se destina exclusivamente a levar energia às pessoas no meio rural e também à população que vive em regiões remotas da Amazônia Legal.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), hoje 99,8% da população brasileira tem acesso à energia elétrica.
Leia também | Saiba quem tem direito ao Auxílio-Gás
O projeto de ampliação da tarifa social deve custar R$ 4,5 bilhões ao ano para o setor. Essa medida impactaria em um aumento inicial de 1,4% na conta dos demais consumidores. Entretanto, esse custo seria gradualmente compensado por outras mudanças previstas em uma reforma do setor elétrico.
A ampliação da tarifa social faz parte de um dos eixos do projeto de reforma do sistema elétrico, elaborado pelo Ministério de Minas e Energia.
A reformulação prevê três pontos principais:
Justiça tarifária: este é o eixo que pretende ampliar a tarifa social e isentar as famílias do CadÚnico.
Liberdade para o consumidor: abertura do mercado para que os clientes possam escolher os fornecedores de energia.
Equilíbrio do setor: diminuição de subsídios na conta para poder bancar a tarifa social. O consumidor de baixa tensão pode deixar de ter desconto na compra de energia incentivada (como solar e eólica).
A Serasa investe em educação financeira e produz vários conteúdos para quem deseja entender os benefícios aos quais tem direito.
O Serasa Ensina é o canal da Serasa no YouTube, criado para descomplicar a educação financeira, por meio de centenas de conteúdos atualizados toda semana. Os vídeos ajudam você a cuidar do dinheiro, negociar dívidas, proteger-se contra fraudes, aumentar o Serasa Score, economizar na rotina, organizar as finanças e muito mais.
Data de publicação 15 de abril de 202514 minutos de leitura
Data de publicação 15 de abril de 20256 minutos de leitura
Data de publicação 10 de abril de 20257 minutos de leitura