Número do cartão de crédito: o que é, como consultar e medidas...
Número do cartão de crédito: o que é, como consultar e medidas de segurançaData de publicação 21 de novembro de 20244 minutos de leitura
Publicado em: 20 de maio de 2024
Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
A taxa referencial (TR) é uma taxa de juros utilizada como referência para diversos tipos de operações e aplicações financeiras. Ao longo dos anos, sua relevância tem diminuído, mas ainda segue ajudando no cálculo da remuneração de alguns investimentos no país.
A TR foi criada em 1991 para tentar conter a alta inflação. Nesse cenário, a TR funcionava como taxa de referência para os juros praticados na época, o que ajudava a conter os reajustes automáticos de preços e salários, muito comuns nesse período.
Atualmente, a TR é usada como indicador para atualizar e corrigir valores de alguns investimentos e financiamentos.
Até 2018, os valores da TR e da Taxa Básica Financeira (TBF) eram definidos pela média das taxas dos certificados de depósito bancário (CDB) e dos recibos de depósitos bancários (RDB) prefixados nos últimos 30 dias.
Com o passar dos anos, os CDBs e os RDBs prefixados perderam sua popularidade. Diante dessa mudança, foi preciso encontrar uma nova forma de calcular a TR e a TBF que refletisse a realidade do mercado.
A partir de 2018, a TBF passou a ser calculada com base nas taxas das Letras do Tesouro Nacional (LTN), que são títulos públicos do Governo Federal. O Banco Central do Brasil calcula a média das taxas de juros das LTNs negociadas no mercado secundário — ambiente em que investidores compram e vendem títulos.
Depois de a TBF ser calculada, o Banco Central aplica seu valor em uma fórmula para obter a TR. A fórmula garante que a TR seja sempre um pouco menor que a TBF.
Como a TR é calculada diariamente pelo Banco Central usando a TBF do dia, temos a TR de valor diário e mensal.
O valor diário da TR pode ser consultado na Calculadora do Cidadão, disponível no site do Banco Central.
Quando a TR foi criada, o Banco Central decidiu que ela nunca poderia ser negativa. Portanto, se ela cai muito e chega perto de zero, é automaticamente zerada. A regra foi criada para que os rendimentos que usam a TR como referência não percam valor caso a taxa fique negativa.
Quando a TR está zerada, os investimentos passam a ser corrigidos por outros índices, como a taxa Selic, por exemplo.
Após a consolidação do Plano Real, lançado em 1994, a economia se estabilizou, o que fez a TR diminuir gradativamente seu valor. Em 2023, o acumulado de janeiro a dezembro foi de 1,76%.
A TR ditava as atualizações monetárias em investimentos e contratos. Praticamente todos os financiamentos imobiliários, por exemplo, tinham seus valores indexados à taxa.
Com o passar do tempo, novos indicadores — como o Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) — ganharam destaque e assumiram o papel principal na atualização monetária. No entanto, a taxa ainda atua como referência para aplicações financeiras populares.
Por ser uma taxa de juros de referência, a TR influencia o rendimento de algumas aplicações, como:
Desde maio de 2012, o rendimento da poupança é definido pela TR e pela taxa Selic. Como a rentabilidade da TR muda todo mês, ela tem menos impacto no quadro geral no rendimento desse investimento.
O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) divulgou, no dia 8 de maio de 2024, que a taxa Selic está em 10,50%. Por esse motivo, a poupança está rendendo 0,5% ao mês + TR do dia de aniversário da conta.
Criado em 1960, o FGTS garante que os trabalhadores de carteira assinada pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) tenham uma reserva financeira.
Todo mês o empregador realiza o depósito de 8% do valor do salário do empregado na conta do FGTS. Esse dinheiro rende 3% ao ano + TR.
Um título de capitalização é como uma mistura de poupança e loteria, em que, ao depositar um valor, a pessoa participa de sorteios de prêmios. Mas ele não é considerado um investimento.
Por considerar o valor da TR, é comum que as pessoas pensem que o título de capitalização rende como a poupança. Mas ele pode render menos, pois não oferece juros. Seu rendimento depende totalmente da taxa.
Em contratos que utilizam a TR para atualizar o saldo devedor, o valor devido ao banco aumenta de acordo com a variação da taxa. Isso significa que, mesmo pagando as parcelas do financiamento imobiliário em dia, deve-se pagar um valor maior ao final dele.
O Serasa Ensina é o canal da Serasa no YouTube, criado para descomplicar a educação financeira, por meio de centenas de conteúdos atualizados toda semana. Os vídeos ajudam você a cuidar do dinheiro, negociar dívidas, proteger-se contra fraudes, aumentar o Serasa Score, economizar na rotina, organizar as finanças e muito mais.
Data de publicação 21 de novembro de 20244 minutos de leitura
Data de publicação 21 de novembro de 20244 minutos de leitura
Data de publicação 18 de novembro de 202411 minutos de leitura