Número do cartão de crédito: o que é, como consultar e medidas...
Número do cartão de crédito: o que é, como consultar e medidas de segurançaData de publicação 21 de novembro de 20244 minutos de leitura
Atualizado em: 30 de julho de 2024
Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
A conta salário é um tipo de conta bancária que existe exclusivamente para que as pessoas trabalhadoras recebam o pagamento pelos serviços prestados. E uma dúvida muito comum é sobre como transferir dinheiro da conta salário para a conta corrente.
Neste artigo, entenda como fazer isso. E mais: saiba a diferença entre conta salário e conta corrente, conheça métodos diferentes e passo a passo para fazer a transferência de dinheiro e fazer portabilidade bancária.
Conta salário é um tipo de conta em banco que surgiu especialmente para o recebimento de salários, vencimentos, aposentadorias, pensões e outros benefícios.
Ou seja, ela é aberta exclusivamente a pedido do empregador, não sendo possível receber pagamento de outras fontes que não seja da empresa que abriu a conta originalmente.
Por ser uma conta exclusiva para o pagamento de salário, tem movimentação restrita. É por isso que muita gente tem dúvidas sobre como transferir dinheiro da conta salário para a conta corrente.
Conta salário e conta corrente são contas bancárias disponibilizadas para pessoas físicas. No entanto, elas têm muitas diferenças, tanto em relação ao objetivo quanto a suas funcionalidades.
Outra possibilidade de conta é a conta digital, fornecida por bancos digitais, que geralmente não cobram taxas para transações.
Ou seja, em qualquer uma das duas possibilidades é preciso ser titular das duas contas.
O passo a passo para fazer uma transferência costuma variar entre as instituições. De forma geral, basta seguir estes passos:
Acesse a conta salário pelo computador ou aplicativo ou por meio de um caixa eletrônico.
Faça login (autenticação), com dados da conta e senha ou biometria;
Siga os comandos até a opção “transferências” e selecione a opção "Entre contas" ou "Transferência interna";
Escolha as contas (origem é a conta salário, destino é a conta corrente onde quer receber o dinheiro);
Informe o valor que deseja transferir e lembrar de verificar se existe algum limite mínimo ou máximo para a transferência;
Revise os dados e confirmar a operação;
Salve ou imprimir o comprovante.
Para receber o dinheiro que cai na conta salário de forma automática na conta corrente é preciso solicitar ao banco o serviço de portabilidade de salário.
Para ficar claro, a portabilidade de salário é um direito que o trabalhador tem de receber o pagamento mensal no banco que desejar – inclusive um banco 100% digital.
A conta salário não deixa de existir e o empregador vai continuar depositando o pagamento no mesmo banco, mas a transferência para uma nova conta será automática todo mês.
O passo a passo para fazer essa solicitação, na instituição em que se deseja receber o salário, é o seguinte:
Escolha o banco em que deseja receber (geralmente a portabilidade pode ser solicitada pela internet);
Se não tiver conta aberta, entregue os documentos solicitados pelo banco para a abertura;
Aguarde enquanto o novo banco encaminha a solicitação de portabilidade junto à instituição que originalmente detém a conta-salário.
Pronto! O pedido será processado em até 10 dias úteis, sem qualquer custo. Após esse prazo, o próximo pagamento já será automaticamente transferido para a conta indicada pelo trabalhador.
Leia também | Como funciona o sistema da portabilidade bancária
Confira outras questões relacionadas à como transferir dinheiro da conta salário para conta corrente:
Não, quem possui apenas uma conta salário não consegue receber depósitos de terceiros na conta.
Nesse caso, é mais apropriado ter uma conta corrente, onde é possível fazer todos os tipos de transações, como receber transferências, fazer depósitos e pagamentos, entre outras operações, ou até mesmo uma conta poupança.
Sim. Depois que a portabilidade é solicitada e finalizada, o salário cai na nova conta no mesmo dia em que o empregador faz o depósito na conta salário original.
Entretanto, se o pagamento for efetuado após as 17h ou em um fim de semana, ele cairá na conta no dia útil seguinte.
Leia também | Portabilidade de dívida do cartão de crédito
O Serasa Ensina é o canal da Serasa no YouTube, criado para descomplicar a educação financeira, por meio de centenas de conteúdos atualizados toda semana. Os vídeos ajudam você a cuidar do dinheiro, negociar dívidas, proteger-se contra fraudes, aumentar o Serasa Score, economizar na rotina, organizar as finanças e muito mais.
Data de publicação 21 de novembro de 20244 minutos de leitura
Data de publicação 21 de novembro de 20244 minutos de leitura
Data de publicação 18 de novembro de 202411 minutos de leitura