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Upcycling: a importância do movimento

O upcycling é um movimento que tenta mudar a mentalidade descartável do mundo. Saiba mais sobre ele.

Costureira alegre segurando um balde de garrafas plásticas recicladas. Designer mestiço segurando lixo de garrafas plásticas renováveis. Jovem alfaiate reciclando garrafas plásticas de seu estúdio

Publicado em: 19 de julho de 2023.

Autor: Sâmia Frantz


Pneus que viram pufes. Escadas que se transformam em estantes. Garrafas de vidro que passam a servir de luminárias. Pedaços de papelão que se tornam quebra-cabeça. Esses são exemplos de práticas de upcycling, movimento que busca encontrar novos usos, ainda mais valiosos, para materiais que perderam a utilidade anterior.

Confira neste artigo mais sobre o assunto.

O que é upcycling

Sem tradução para o português, o termo é fruto da atual tendência global à sustentabilidade e à preferência por práticas ambientalmente corretas. Essa tendência vem ganhando fôlego e visibilidade no mundo. Embora não seja uma prática nova, ainda é pouco difundida no Brasil.

O upcycling é uma prática sustentável que consiste em dar um novo propósito a materiais que seriam descartados. A partir dessa ideia, esses insumos se transformam em novos produtos de maior valor ou utilidade, ampliando seu ciclo de vida.

O conceito propõe que os resíduos sirvam de insumo para a produção de novos produtos, servindo de solução para problemas que por muito tempo foram deixados de lado. 

O principal elemento do upcycling é a criatividade. A verdadeira graça do conceito está justamente em explorar diferentes combinações de materiais para criar algo único e ainda mais valioso que antes. Um armário velho que ninguém tem coragem de jogar fora, por exemplo, pode virar uma peça de decoração ou até um sofá novinho. 

O processo de upcycling, portanto, é o que garante a continuidade do ciclo de vida desse objeto, num formato diferente do que era antes. Uma lógica circular, que projeta o material a um novo uso em vez de destiná-lo ao lixo. 

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A origem do termo upcycling

O termo surgiu em 1994, quando o ambientalista alemão Reine Pilz, em entrevista concedida a uma revista especializada em demolição e restauro, utilizou a expressão e criticou o crescente desperdício de resíduos de demolição na União Europeia e dizia que os países precisavam valorizar mais seus produtos. 

Oito anos depois, em 2002, o termo se popularizou. Ao trazê-lo novamente para discussão no livro Cradle to cradle: rethinking the way we make things (em português, Do berço ao berço: refazendo a maneira como fazemos as coisas), o arquiteto americano William McDonough e o químico alemão Michael Braungart passaram a defendê-lo como necessidade para fazer melhor uso dos materiais já existentes no mundo.

Desde então, o conceito vem se propagando e trazendo impactos a diferentes áreas de negócios.

cultivando vegetais em garrafas de água plásticas reciclada

Diferença entre upcycling e reciclagem

O upcycling e a reciclagem são duas abordagens diferentes em relação ao reaproveitamento de materiais descartados. Embora ambos tenham o objetivo de reduzir o desperdício e promover a sustentabilidade, há diferenças significativas entre eles.

A reciclagem, no caso, é um processo que transforma materiais já descartados em peças novas. Ela também depende de técnicas aprimoradas, processos químicos e físicos, auxílio de máquinas e alto consumo de energia para possibilitar que os produtos sejam transformados em outros. Afinal, para que isso aconteça, grande parte deles precisa ser desmontada, triturada, derretida ou processada, como é o caso de garrafas de plástico usadas para produzir novas garrafas ou outros produtos de plástico.

O upcycling, por sua vez, tem outra perspectiva. Diferentemente da reciclagem, a técnica promove a reutilização de materiais sem a necessidade de alterar sua forma original, nem de usar processos avançados para isso. A ideia é aproveitar algo que seria descartado para criar algo diferente, com novo uso e propósito a partir de interferências manuais, como limpeza, recortes, colagens e costuras. O próprio “up” do termo já dá essa ideia de aprimoramento. 

Ambas as abordagens são importantes para reduzir o desperdício e promover a sustentabilidade. Porém, cada uma tem vantagens e desafios específicos.

Benefícios do upcycling

Na prática, o upcycling é uma forma de evitar que materiais potencialmente úteis sejam descartados pelo ser humano. Também é um passo importante para a redução do consumo excessivo por novos produtos e, em consequência, das dívidas por consumismo que costumam vir junto com esse hábito.

A técnica contribui ainda para evitar a exploração da matéria-prima usada na criação de novos produtos. No caso do plástico, por exemplo, isso significa a exploração de menos petróleo. No caso da maneira, menos árvores derrubadas, e no caso do metal redução nos processos de mineração.

O upcycling também é capaz de diminuir a quantidade de poluentes gerados nos processos industriais de reciclagem e de entulho jogado em lixões e aterros sanitários. Justamente por essa pegada ambiental, o upcycling caminha lado a lado com outros movimentos de sustentabilidade na moda, como o eco fashion e o slow fashion, por exemplo.

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O uso do upcycling na moda

O upcycling vem sendo apontado como uma solução inteligente e necessária a diversas áreas da economia, mas especialmente à indústria da moda, que utiliza grande quantidade de energia, água, produtos químicos e exploração de outros recursos necessários em seu processo produtivo.

A indústria da moda é considerada a segunda mais poluente do mundo, atrás apenas da petrolífera. É o que aponta o estudo Fashion on Climatte, realizado em 2023 pela Global Fashion Agenda e a McKinsey. Segundo a pesquisa, mais de 92 milhões de toneladas de resíduos têxteis foram descartadas nos últimos anos, número que deve aumentar 60% até 2031, alcançando 140 milhões de toneladas.

Assim, diante dessa realidade, o upcycling surge como um freio a esses impactos. É também uma forma de estímulo para as pessoas darem nova vida às peças, buscando repaginá-las em vez de comprar além do necessário.

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