Upcycling: a importância do movimento
O upcycling é um movimento que tenta mudar a mentalidade descartável do mundo. Saiba mais sobre ele.
Publicado em: 19 de julho de 2023.
Autor: Sâmia Frantz
Pneus que viram pufes. Escadas que se transformam em estantes. Garrafas de vidro que passam a servir de luminárias. Pedaços de papelão que se tornam quebra-cabeça. Esses são exemplos de práticas de upcycling, movimento que busca encontrar novos usos, ainda mais valiosos, para materiais que perderam a utilidade anterior.
Confira neste artigo mais sobre o assunto.
O que é upcycling
Sem tradução para o português, o termo é fruto da atual tendência global à sustentabilidade e à preferência por práticas ambientalmente corretas. Essa tendência vem ganhando fôlego e visibilidade no mundo. Embora não seja uma prática nova, ainda é pouco difundida no Brasil.
O upcycling é uma prática sustentável que consiste em dar um novo propósito a materiais que seriam descartados. A partir dessa ideia, esses insumos se transformam em novos produtos de maior valor ou utilidade, ampliando seu ciclo de vida.
O conceito propõe que os resíduos sirvam de insumo para a produção de novos produtos, servindo de solução para problemas que por muito tempo foram deixados de lado.
O principal elemento do upcycling é a criatividade. A verdadeira graça do conceito está justamente em explorar diferentes combinações de materiais para criar algo único e ainda mais valioso que antes. Um armário velho que ninguém tem coragem de jogar fora, por exemplo, pode virar uma peça de decoração ou até um sofá novinho.
O processo de upcycling, portanto, é o que garante a continuidade do ciclo de vida desse objeto, num formato diferente do que era antes. Uma lógica circular, que projeta o material a um novo uso em vez de destiná-lo ao lixo.
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A origem do termo upcycling
O termo surgiu em 1994, quando o ambientalista alemão Reine Pilz, em entrevista concedida a uma revista especializada em demolição e restauro, utilizou a expressão e criticou o crescente desperdício de resíduos de demolição na União Europeia e dizia que os países precisavam valorizar mais seus produtos.
Oito anos depois, em 2002, o termo se popularizou. Ao trazê-lo novamente para discussão no livro Cradle to cradle: rethinking the way we make things (em português, Do berço ao berço: refazendo a maneira como fazemos as coisas), o arquiteto americano William McDonough e o químico alemão Michael Braungart passaram a defendê-lo como necessidade para fazer melhor uso dos materiais já existentes no mundo.
Desde então, o conceito vem se propagando e trazendo impactos a diferentes áreas de negócios.
Diferença entre upcycling e reciclagem
O upcycling e a reciclagem são duas abordagens diferentes em relação ao reaproveitamento de materiais descartados. Embora ambos tenham o objetivo de reduzir o desperdício e promover a sustentabilidade, há diferenças significativas entre eles.
A reciclagem, no caso, é um processo que transforma materiais já descartados em peças novas. Ela também depende de técnicas aprimoradas, processos químicos e físicos, auxílio de máquinas e alto consumo de energia para possibilitar que os produtos sejam transformados em outros. Afinal, para que isso aconteça, grande parte deles precisa ser desmontada, triturada, derretida ou processada, como é o caso de garrafas de plástico usadas para produzir novas garrafas ou outros produtos de plástico.
O upcycling, por sua vez, tem outra perspectiva. Diferentemente da reciclagem, a técnica promove a reutilização de materiais sem a necessidade de alterar sua forma original, nem de usar processos avançados para isso. A ideia é aproveitar algo que seria descartado para criar algo diferente, com novo uso e propósito a partir de interferências manuais, como limpeza, recortes, colagens e costuras. O próprio “up” do termo já dá essa ideia de aprimoramento.
Ambas as abordagens são importantes para reduzir o desperdício e promover a sustentabilidade. Porém, cada uma tem vantagens e desafios específicos.
Benefícios do upcycling
Na prática, o upcycling é uma forma de evitar que materiais potencialmente úteis sejam descartados pelo ser humano. Também é um passo importante para a redução do consumo excessivo por novos produtos e, em consequência, das dívidas por consumismo que costumam vir junto com esse hábito.
A técnica contribui ainda para evitar a exploração da matéria-prima usada na criação de novos produtos. No caso do plástico, por exemplo, isso significa a exploração de menos petróleo. No caso da maneira, menos árvores derrubadas, e no caso do metal redução nos processos de mineração.
O upcycling também é capaz de diminuir a quantidade de poluentes gerados nos processos industriais de reciclagem e de entulho jogado em lixões e aterros sanitários. Justamente por essa pegada ambiental, o upcycling caminha lado a lado com outros movimentos de sustentabilidade na moda, como o eco fashion e o slow fashion, por exemplo.
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O uso do upcycling na moda
O upcycling vem sendo apontado como uma solução inteligente e necessária a diversas áreas da economia, mas especialmente à indústria da moda, que utiliza grande quantidade de energia, água, produtos químicos e exploração de outros recursos necessários em seu processo produtivo.
A indústria da moda é considerada a segunda mais poluente do mundo, atrás apenas da petrolífera. É o que aponta o estudo Fashion on Climatte, realizado em 2023 pela Global Fashion Agenda e a McKinsey. Segundo a pesquisa, mais de 92 milhões de toneladas de resíduos têxteis foram descartadas nos últimos anos, número que deve aumentar 60% até 2031, alcançando 140 milhões de toneladas.
Assim, diante dessa realidade, o upcycling surge como um freio a esses impactos. É também uma forma de estímulo para as pessoas darem nova vida às peças, buscando repaginá-las em vez de comprar além do necessário.
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