O que é API de pagamento
Conheça esse recurso que automatiza as transações financeiras e pode funcionar para outras atividades.
Publicado em: 11 de agosto de 2023
Autora: Marlise Brenol
O termo API é a sigla para Interface de Programação de Aplicações. API de pagamentos é um conjunto de protocolos que facilitam a integração das funções de um software de aplicações para transações financeiras. Conheça mais sobre esse recurso.
API de pagamento: como funciona
As APIs são soluções que permitem o pagamento online de diversas formas diferentes. Elas ajudam os varejistas a automatizar os processos de venda e entrega, por exemplo, proporcionando uma experiência mais confiável.
No mercado brasileiro, o crescimento do comércio eletrônico levou ao aumento da oferta de serviços para esse setor, incluindo várias opções de API de pagamento online. Essas alternativas são APIs de transações únicas até APIs de pagamento recorrente, ideais para empresas que oferecem serviços frequentemente adquiridos pelos clientes.
Com o crescimento das vendas online, o uso de links de pagamento também se popularizou, especialmente após a pandemia de covid-19. Os links de pagamento são enviados aos clientes por meio de diferentes canais e fornecem um formulário para preencher as informações de pagamento escolhidas.
Leia também I Celular como maquininha: conheça essa forma de pagamento
Como são as APIs de pagamento com cartão de crédito
Uma API de pagamento de cartão de crédito é uma interface que integra um sistema de pagamento de cartão de crédito a uma plataforma ou aplicação de comércio eletrônico. Essa API possibilita que comerciantes aceitem pagamentos de clientes por meio de cartões de crédito de forma rápida, segura e automatizada.
Ao implementar uma API de pagamento de cartão de crédito em um site de comércio eletrônico, os clientes podem inserir os detalhes do cartão de crédito durante o pagamento. É o caso dos serviços PayPal, Square e Stripe, por exemplo. A API criptografa os dados financeiros para garantir a segurança durante a transmissão.
A comunicação com a instituição financeira para processar pagamentos, verificar a validade do cartão e a disponibilidade de limite de crédito é feita pela própria aplicação. Com esses passos realizados é concretizada a aprovação da transação. Caso tudo esteja em ordem, a API realiza a confirmação da transação ao comerciante e ao cliente, autorizando a conclusão da compra.
Essa integração automatizada por meio da API de pagamento de cartão de crédito agiliza o processo de compra, reduzindo a possibilidade de erros e fraudes, além de proporcionar uma experiência de pagamento conveniente e confiável para os clientes.
Leia também I Confira 5 ideias de empreendedorismo para ter seu negócio próprio
Assista I O que é a Carteira Digital Serasa
Como escolher a melhor API de pagamento
Nem sempre a escolha da API de pagamento será uma decisão fácil, porque existem muitas opções no mercado. Porém, é preciso entender o funcionamento para a aplicação obter sucesso no negócio online. Confira 5 critérios a serem considerados na avaliação e escolha:
Funcionalidades oferecidas: verifique quais funcionalidades a API de pagamento oferece e se elas atendem ao negócio em questão. Além do processamento de pagamentos com cartão de crédito, procure recursos adicionais, como suporte a outras formas de pagamento, pagamentos recorrentes, integração com carteiras digitais, entre outros.
Segurança: certifique-se de a API de pagamento oferecer recursos de segurança robustos para proteger as informações sensíveis dos clientes. Procure recursos como criptografia de dados, tokenização e conformidade com os padrões de segurança da indústria.
Facilidade de integração: verifique se a API de pagamento é fácil de integrar a qualquer site ou plataforma de comércio eletrônico. APIs bem documentadas e com suporte a diferentes linguagens de programação facilitam a implementação e reduzem o tempo de integração.
Taxas e custos: analise as taxas e custos associados ao uso da API de pagamento. Verifique as taxas de transação, taxas de conversão de moeda e eventuais custos adicionais, como taxa de setup ou mensalidade.
Suporte ao cliente: escolha uma empresa de API de pagamento com suporte ao cliente de forma eficiente e rápida. É importante ter um canal de suporte para resolver problemas ou esclarecer dúvidas em tempo hábil.
Ao considerar todos esses critérios, é possível fazer uma escolha mais adequada da melhor API de pagamento. Procura optar por contratos de experiência antes de negociar fidelização em taxas menores e prazos mais largos.
Leia também I Segurança de dados: o que é e como funciona
Passo a passo para uso de uma API de pagamento
A API de pagamento garante segurança e rapidez no tratamento das informações durante o processo de compra em uma loja de e-commerce. A tecnologia da API é incorporada ao processo de checkout da loja virtual. Confira como ela funciona para o consumidor.
Carrinho de compras
Nessa etapa, o cliente vai enxergar listados os itens adquiridos na loja online.
Escolha do método de pagamento
O cliente fornece as informações pessoais e de entrega e escolhe o método de pagamento (boleto bancário, Pix, cartão de crédito/débito ou QR Code).
Recebimento dos dados
A API de pagamento recebe os dados da compra criptografados.
Interpretação dos dados
Os dados são interpretados para validação do método de pagamento, como checagem do limite do cartão de crédito com o banco emissor.
Confirmação da compra
Em questão de segundos, a API de pagamento envia uma confirmação automática da compra para o cliente sem sair da plataforma de e-commerce.
Leia também I Saiba como gerar link de pagamento
Conheça a Carteira Digital Serasa
Por falar em pagamento online, a Carteira Digital Serasa tem tudo que você precisa para pagar contas online em um só lugar, de forma fácil, rápida e segura. Conheça as funcionalidades:
- ● Recarga de celular.
- ● Pagamentos de boletos diversos.
- ● Pagamento de acordos no Serasa Limpa Nome.
- ● Pagamento de débitos veiculares.
Para acessar: