Cheque devolvido: entenda o motivo 11 e como evitar esse problema
Cheque devolvido: entenda o motivo 11 e como evitar esse problemaData de publicação 21 de novembro de 20244 minutos de leitura
Publicado em: 26 de junho de 2024
Categoria Carteira DigitalTempo de leitura: 6 minutosTexto de: Time Serasa
O termo broker ficou mais conhecido nos últimos anos, com a popularização do mercado de ações. Um broker é uma organização ou pessoa que atua em negociações fazendo a ponte entre quem quer vender e quem quer comprar.
Entenda como atua esse profissional no mercado financeiro e como ele pode auxiliar quem quer investir.
Na tradução do inglês, a palavra broker significa corretor ou intermediário. É uma organização ou um agente que faz o papel de conectar quem quer vender e quem quer comprar, facilitando negociações.
É a função do corretor de imóveis e do corretor de seguros, por exemplo. No mercado de ações, o profissional que atua nas corretoras financeiras ficou conhecido pela expressão em inglês. Por isso, no Brasil, quando alguém fala em broker, normalmente está se referindo a um operador de corretora de valores.
Leia também | Como o benchmark influencia nos investimentos
No mercado de ações, pessoas físicas ou jurídicas que querem investir não têm acesso direto à bolsa de valores. O agente ou instituição autorizado a intermediar essas operações é o broker, indispensável nas negociações.
Uma corretora de valores, portanto, já é um broker por significado. No dia a dia do mercado financeiro, é chamado de broker o profissional que atua na mesa de operações da corretora. Ele participa da compra e venda de ações e age como uma espécie de consultor, organizando a negociação e auxiliando no processo de investimentos dos clientes.
No Brasil, a carreira de broker exige um certificado especial e conhecimento do mercado financeiro. Não é preciso ser graduado no ensino superior, mas é fundamental ter a Certificação de Agente Autônomo de Investimentos (AAI).
Para o certificado, é necessário fazer um curso específico e ser aprovado em um exame da Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Imobiliários, Câmbio e Mercadorias (ANCORD). A prova é composta por 80 questões objetivas ligadas ao mundo dos investimentos, e é preciso acertar pelo menos 70%.
Hoje a maior parte das corretoras financeiras dá aos investidores acesso ao home broker: uma plataforma digital que permite a compra e venda de ativos. Dessa forma, uma pessoa física pode fazer negociações de casa.
O sistema permite que o investidor possa monitorar o desempenho das ações, conferir cotações e negociar ativos.
A corretora de valores continua como intermediadora financeira, mas pelo site da corretora o cliente tem autonomia para emitir ordens de compra e venda.
Essa ferramenta, no entanto, é indicada para os correntistas que estão mais familiarizados ao mercado de ações.
Para quem está começando a investir e não quer operar sozinho, a indicação é começar pelo sistema chamado mesa de operação, gerenciado por um broker da corretora – o profissional que dá suporte ao cliente na avaliação de riscos.
Leia também | Como usar um simulador de investimentos
Dealer é outro termo do mercado financeiro, que tem diferentes significados no Brasil e nos Estados Unidos. Lá, o dealer se refere a uma pessoa ou empresa que faz negociações na bolsa por conta própria.
No Brasil, dealer é a instituição que trabalha como intermediária do Banco Central no mercado aberto. São bancos ou corretoras credenciados que atuam nas transações de títulos públicos que financiam o governo. Essas negociações regulam a liquidez do mercado financeiro e influenciam a política monetária do país.
O Serasa Ensina é o canal da Serasa no YouTube, criado para descomplicar a educação financeira, por meio de centenas de conteúdos atualizados toda semana. Os vídeos ajudam você a cuidar do dinheiro, negociar dívidas, proteger-se contra fraudes, aumentar o Serasa Score, economizar na rotina, organizar as finanças e muito mais.
Data de publicação 21 de novembro de 20244 minutos de leitura
Data de publicação 21 de novembro de 20244 minutos de leitura
Data de publicação 21 de novembro de 20246 minutos de leitura