Carro ou Uber: o que considerar na hora de decidir
O que vale mais a pena: ter um carro ou usar Uber? Saiba como escolher.
Publicado em: 3 de agosto de 2023
Autora: Sâmia Frantz
Muita gente já desistiu de ter um veículo próprio para se locomover apenas por meio de aplicativos de transporte. Mas será que fazer essa troca realmente vale a pena? Afinal o que é melhor: carro ou Uber?
Carro ou Uber: qual é melhor?
Não existe resposta pronta para essa pergunta, tampouco resposta certa. Isso vai depender do perfil da própria pessoa que fará a escolha. Para quem se depara com esse dilema, é importante antes de tudo levar em consideração alguns fatores, como
- ● preferências e estilo de vida;
- ● frequência de uso de transporte;
- ● distância entre casa e trabalho;
- ● necessidades individuais;
- ● orçamento.
Tanto ter um veículo próprio como usar aplicativos de transporte tem vantagens e desvantagens.
Vantagens de ter carro próprio
Quase metade das casas brasileiras tem um carro na garagem hoje, segundo o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isso representa 36,9 milhões de residências.
São, afinal, muitas as vantagens de ter um automóvel próprio, e elas não podem ser desconsideradas na hora de escolher entre carro e Uber.
Autonomia
Ter carro próprio oferece a liberdade de ir e vir quando quiser. Ele está disponível para o motorista nos momentos em que ele desejar. Não é necessário esperar nem depender de horários, rotas predeterminadas ou disponibilidade de terceiros, por exemplo.
Flexibilidade
Ter automóvel próprio também permite que o motorista faça o percurso que desejar. Ele pode mudar de ideia, parar em diferentes lugares no caminho e carregar objetos pessoais sem restrições.
Conquista pessoal
Há décadas, o carro representa mais que um instrumento que leva seus ocupantes de um lugar ao outro. Ele também é um objeto de desejo e representa status pessoal. Ter um carro próprio, então, pode trazer a sensação de conquista individual.
Desvantagens de ter carro próprio
Ter automóvel próprio também traz desvantagens, que precisam ser consideradas na hora de decidir entre carro ou Uber.
Custo elevado de compra e manutenção
É caro ter e manter um carro. O primeiro grande desembolso é feito já na aquisição. Os automóveis zero quilômetro mais baratos do mercado custam hoje quase R$70 mil, como o Renault Kwid Zen e o Fiat Mobi.
Depois disso, outros custos costumam vir junto, o que exige um investimento significativo. As despesas vão desde combustível, seguro, impostos (como IPVA) e manutenção, que inclui revisão, troca de óleo e possíveis reparos corriqueiros, por exemplo. Além disso, alguns gastos esporádicos também podem aparecer, como a necessidade de estacionamento, pedágio e multas de trânsito.
Para quem deseja muito ter um carro, o Serasa Crédito pode dar uma força por meio de um empréstimo. Para buscar ofertas, acesse o site ou o aplicativo (disponível no Google Play e na App Store), fazer o cadastro ou informar CPF e senha e fazer a simulação.
Leia também | Conheça os descontos legais para comprar carro
Trânsito
Dirigir pode ser uma tarefa estressante. É preciso dedicar tempo, atenção e paciência para enfrentar o trânsito das grandes cidades e muitas vezes ficar horas e horas em congestionamentos.
Desvalorização
Quem investe em automóveis precisa lidar com a desvalorização do bem ao longo do tempo. Todos os carros desvalorizam com o tempo, e isso significa perda de dinheiro na hora de fazer a revenda.
Leia também | Comprar carro usado: veja as vantagens e os cuidados
Vantagens de usar Uber e outros apps de transporte
Muita gente já optou por deixar o carro próprio para trás e se locomover por meio de serviços como Uber, Cabify, 99, Lady Driver e tantos outros. Com apenas alguns cliques no aplicativo, é possível solicitar o serviço.
A Uber tem mais de 30 milhões de usuários ativos no Brasil atualmente, o que representa quase 23% das pessoas que usam a plataforma em todo o mundo. Os números são da própria empresa e correspondem ao primeiro trimestre de 2022.
Há também outros aplicativos de transporte, como 99 e Cabify. Esse crescimento é reflexo de um negócio que deu certo e tem vantagens.
Ausência de investimento para manutenção
Para fazer uso da Uber, é preciso desembolsar dinheiro, mas esse investimento está limitado aos dias em que o serviço é utilizado. Basta, portanto, apenas fazer o pagamento por corrida. Não há necessidade de se preocupar com mais nada além disso: nem com manutenção, combustível, seguro, impostos, nem reparos do veículo, por exemplo.
Aproveitamento do tempo
O Uber é ideal para pessoas que não gostam de dirigir ou não têm paciência para estar atento ao trânsito a todo momento. Quem está na carona, afinal, pode aproveitar o trajeto para conferir as notícias do dia, mandar e-mails, resolver pendências profissionais, ler, assistir a uma série ou até dormir um pouco.
Praticidade na hora de entrar e sair
Pegar carona com um motorista de aplicativo significa não ter de se preocupar com mais nada. Nem na hora de sair de casa, nem na hora de chegar ao destino. Aquele tempo precioso que se gasta procurando lugar para estacionar não faz parte da rotina de um usuário do Uber.
Desvantagens de usar Uber ou outros apps de transporte
Além das vantagens, também há o lado negativo de usar apps de transporte. Confira alguns.
Dependência
O usuário do Uber fica sempre sujeito aos riscos de funcionamento da plataforma. Especialmente no que diz respeito à demora, à disponibilidade dos motoristas e ao sobe e desce dos valores. Quem estiver com pressa pode se prejudicar.
Limitações geográficas
O Uber está em mais de 500 cidades do Brasil, mas não em todas. Além disso, algumas áreas podem ter disponibilidade menor do serviço, tornando os deslocamentos mais difíceis e dispendiosos. Isso pode ser um grande problema em caso de emergência, por exemplo.
Custos
Gastar com serviços de Uber não chega nem perto do tamanho do investimento em um carro próprio, mas a fatura do cartão de crédito pode surpreender no fim do mês, especialmente se o serviço for usado com muita frequência.
Antes de decidir entre carro ou Uber, é importante colocar todos estes fatores na balança. Os benefícios não são iguais para todo mundo. A resposta certa vai depender da realidade e das possibilidades de cada um.
Reúna as contas em um só lugar
Independentemente da escolha a ser feita, se carro ou Uber, as contas não vão parar de chegar. E para facilitar a vida do motorista e do usuário do transporte por aplicativo, a Serasa oferece a Carteira Digital Serasa.
Com a Carteira Digital Serasa é possível pagar contas online em um só lugar, de forma fácil, rápida e segura. Conheça as funcionalidades:
- ● Recarga de celular.
- ● Pagamentos de boletos diversos.
- ● Pagamento de acordos no Serasa Limpa Nome.
- ● Pagamento de débitos veiculares.
Para acessar: