Cheque devolvido: entenda o motivo 11 e como evitar esse problema
Cheque devolvido: entenda o motivo 11 e como evitar esse problemaData de publicação 21 de novembro de 20244 minutos de leitura
Publicado em: 23 de fevereiro de 2024
Categoria Carteira DigitalTempo de leitura: 3 minutosTexto de: Time Serasa
Saber como fazer boleto bancário é importante não apenas para empresas, mas para pessoas físicas. Afinal, com as contas 100% digitais e sem agência física, uma das maneiras de depositar o dinheiro é gerando um boleto.
Segundo estatísticas do Banco Central, foram gerados mais de 363.500 boletos como meio de pagamento e transferência em janeiro de 2024. Essa forma de pagamento ficou atrás apenas do Pix, que ultrapassou 4.000.000 no mesmo período.
Confira como fazer boleto para as diferentes utilidades desse meio de pagamento.
Um boleto bancário é um documento físico ou digital utilizado para realizar pagamentos de diversas naturezas, como contas de consumo, mensalidades, serviços, compras online, entre outros. Em contas 100% digitais, eles também podem ser usados para fazer depósitos.
O boleto contém informações essenciais sobre a transação, como:
Os boletos podem ser feitos por meio de diversos tipos de empresas e instituições financeiras e podem ser pagos em qualquer banco, lotérica ou até mesmo pela internet, dependendo das opções oferecidas pelo beneficiário.
Após o pagamento, o boleto é compensado pelo banco e o valor correspondente é creditado na conta do beneficiário, num prazo que pode variar entre três e cinco dias úteis.
Leia também | Paguei boleto de acordo no Limpa Nome e o site não atualizou. O que fazer?
Os procedimentos para fazer boleto bancário podem variar dependendo da plataforma escolhida.
No entanto, os procedimentos geralmente envolvem os seguintes passos:
O primeiro passo para saber como fazer boleto é escolher o local onde o documento será emitido.
Existem duas opções:
Nos dois casos, será preciso avaliar alguns fatores, como os custos de emissão de cada boleto (incluindo possíveis taxas de emissão de segunda via), as condições de recebimento dos valores, o prazo de compensação e outros.
Após escolher em qual plataforma o boleto será emitido e estar de acordo com os critérios, o próximo passo é entrar na opção "Gerar boleto" (ou opção semelhante) e preencher os dados do boleto para ele ser gerado.
Além dos seus dados como empresa ou pessoa física (cedente), será preciso preencher outras informações, como:
O terceiro passo para fazer boleto é enviá-lo ao sacado, ou seja, à pessoa ou empresa que fará o pagamento do documento.
Com os sistemas digitais, os boletos bancários podem ser enviados por e-mail ou aplicativos de mensagens, no formato de PDF ou link para pagamento. Também é possível apenas copiar o código do boleto para enviar ao cliente.
Após gerar o boleto, acompanhe o pagamento no próprio sistema. Em geral, leva entre três e cinco dias úteis para que o pagamento seja creditado na conta de destino, mas isso pode acontecer já no dia útil posterior.
Se for possível, envie lembretes aos clientes próximo à data de vencimento do boleto – alguns sistemas permitem o envio automático de lembretes.
Leia também | Como pagar boleto com cartão de crédito?
A Carteira Digital Serasa permite pagar contas online em um só lugar, de forma fácil, prática, rápida e segura.
Por meio dela, é possível fazer recargas de celular, efetuar pagamentos de diversos boletos, organizar as contas, pagar acordos no Serasa Limpa Nome e quitar débitos veiculares com opções de parcelamentos.
Para acessar:
Data de publicação 21 de novembro de 20244 minutos de leitura
Data de publicação 21 de novembro de 20244 minutos de leitura
Data de publicação 21 de novembro de 20246 minutos de leitura