Entrar
Navegação do blog
  1. Minhas Contas
  2. Blog
  3. Como Pagar Boleto Pelo Pix Confira Passo A Passo

Como pagar boleto pelo Pix? Confira o passo a passo

Veja como concluir essa transação e mais detalhes sobre o Pix

Atualizado em: 25 de fevereiro de 2025

Categoria Minhas ContasTempo de leitura: 14 minutos

Texto de: Time Serasa

Mão segurando um celular com logo do PIX na tela.

A tecnologia tem avançado cada vez mais, principalmente no que diz respeito às finanças pessoais. Com isso, todos os dias há pessoas buscando possibilidades para facilitar seu dia a dia, inclusive sobre como pagar boleto pelo Pix.

Acontece que novas funcionalidades surgem cada dia mais devido à grande aceitação do grande público. Então, as instituições financeiras têm se dedicado cada vez mais no desenvolvimento de novos serviços para atrair essas pessoas.

Com a democratização dos aparelhos celular, esses serviços têm se concentrado mais nos smartphones. Afinal, cresce cada vez mais o número de usuários no Brasil.

E por falar em crescimento, uma pesquisa da Serasa em parceria com a Opinion Box – Pagamentos Móveis e Comércio Móvel no Brasil – revelou que 34% dos brasileiros com celular de alta tecnologia já fizeram um pagamento por aproximação, o que representa uma alta e onze pontos percentuais em relação ao ano anterior.

Outro dado interessante dessa mesma pesquisa que confirma ainda mais a confiança dos cidadãos no uso da tecnologia é que 25% dos entrevistados já contrataram um empréstimo pelo celular; e 15% também já contrataram seguro pelo smartphone.

Mas o mais interessante da pesquisa é que 73% dos brasileiros com smartphone já realizaram um Pix. Em apenas 5 meses de operação, esse método de pagamento já superou em popularidade o pagamento por aproximação.

Não à toa, cada vez mais as empresas estão investindo em funcionalidades que usam o Pix como método de pagamento.

Então, para que você consiga aprender a como pagar boleto pelo Pix, continue por aqui e boa leitura.

Assista | Segunda via de boleto: Como tirar? Evite quebra de acordo

Tem como pagar boleto pelo Pix?

Sim, é possível fazer pagamento de boleto via Pix!

Esse questionamento ocorre principalmente pelo fato de o boleto ser um meio de pagamento e o Pix ser outro, cada um com suas regras. Um exemplo dessas diferenças está na forma e no tempo de liquidação dos boletos. O repasse dos recursos entre os usuários e as instituições envolvidas quando o pagamento é feito via boleto não é em tempo real, como ocorre no Pix.

No entanto, há a opção de o recebedor inserir um QR Code – forma de iniciação do Pix – para que o boleto seja pago nessa modalidade. Assim, contas e faturas poderão conter dois instrumentos de pagamento: o código de barras do boleto e o QR Code do Pix.

Porém, é importante destacar que, nesse caso, são formas de pagamento distintas, ainda que possam estar previstas na mesma conta ou fatura, por opção do credor. Vale lembrar também que documentos que contenham apenas o código de barras, sem o QR Code, não podem ser pagos utilizando Pix.

Boletos agora podem ser pagos com Pix: veja como funciona a nova funcionalidade

Desde 3 de fevereiro de 2025, o pagamento de boletos bancários no Brasil ficou mais rápido e prático com a integração ao Pix. Agora, os boletos emitidos trazem um QR Code exclusivo que permite a quitação instantânea da cobrança, sem a necessidade de esperar os prazos tradicionais de compensação. Essa mudança faz parte de uma iniciativa do Banco Central para modernizar o sistema de pagamentos e oferecer mais agilidade e segurança para os consumidores.

A novidade simplifica o dia a dia de quem precisa pagar contas, pois o Pix elimina a demora na compensação do boleto, garantindo a confirmação do pagamento em tempo real. Com essa inovação, empresas e consumidores podem evitar atrasos, melhorar o fluxo de caixa e reduzir riscos de pagamento indevido.

A grande mudança está na universalização do pagamento via Pix para todos os boletos, sem depender da instituição emissora. Além disso, o processo se torna mais ágil, eliminando a necessidade de digitação do código de barras.

Além disso, o Banco Central implementou o chamado “boleto dinâmico”, que traz mais segurança e flexibilidade, especialmente para cobranças relacionadas a títulos financeiros, como duplicatas escriturais. Essa modalidade permite a atualização automática de valores e vencimentos, adaptando-se melhor às necessidades dos usuários.

Com essas mudanças, o pagamento de boletos se torna mais eficiente e acessível, consolidando o Pix como um dos meios de pagamento mais importantes do país. Para utilizar a nova funcionalidade, basta escanear o QR Code do boleto pelo aplicativo do banco e confirmar a transação, sem precisar digitar o código de barras manualmente.

Passo a passo para pagar boleto pelo Pix

Veja agora como é simples efetuar o pagamento do boleto usando Pix. Basta seguir esse passo a passo!

Passo 1

Antes de mais nada, para ter certeza de que o boleto aceita ser pago utilizando o Pix, confira se há, além do código de barras, um QR Code para escanear. Como dito acima, sem esse QR Code, não é possível efetuar o pagamento dessa forma.

Se estiver o código para escanear, ótimo. É só seguir para o próximo passo.

Passo 2

Agora, é necessário abrir o aplicativo do banco ou da instituição financeira onde você tem sua chave Pix cadastrada e seu dinheiro está guardado.

Caso você não tenha o app no seu celular, é necessário baixá-lo na loja de aplicativo referente ao sistema operacional do aparelho. E cuidado para não baixar um app que não seja o oficial do seu banco! Neste caso, o aconselhável é buscar o link de download nos canais oficiais da instituição.

Passo 3

Após tudo instalado, é hora de procurar a área do Pix no app do seu banco. Quando encontrar, escolha a opção Pagar Por QR Code – ou alguma outra forma que seja referente a isso.

Passo 4

Após clicar nessa opção, a câmera do seu telefone celular irá abrir automaticamente. Caso não abra, é porque você precisa autorizar o app do banco a ter acesso à câmera. Não se preocupe, este procedimento não afetará em nada o funcionamento do seu telefone.

Passo 5

Agora, aponte a câmera do celular para o QR Code que está disponível no boleto e aguarde o reconhecimento. Este é o processo de escanear o código.

Passo 6

Após escaneado, os dados do boleto irão aparecer na tela do seu telefone, com data de vencimento, nome do credor e valor a ser pago. Agora é só concluir a operação e esperar o comprovante.

Fique sempre de olho se o boleto está vencido, pois, neste caso, pode ser necessário entrar em contato com o emissor do boleto para confirmar se ainda é possível pagá-lo.

Leia também | Como pagar boleto com cartão de crédito?

Boleto Dinâmico

O boleto dinâmico é uma nova modalidade introduzida pelo Banco Central que permite a atualização automática de valores e vencimentos para determinados tipos de cobrança. Segundo as informações do link fornecido, essa funcionalidade será aplicada, inicialmente, a títulos financeiros como duplicatas escriturais.

Diferente dos boletos tradicionais, cujo valor e data de vencimento são fixos no momento da emissão, o boleto dinâmico pode ser ajustado conforme a necessidade do credor. Isso traz mais flexibilidade para negociações e pagamentos, evitando a necessidade de emitir um novo boleto caso haja alguma alteração nos valores ou prazos.

Essa novidade, aliada ao pagamento via Pix, torna o sistema de cobranças mais eficiente, seguro e ágil, beneficiando tanto empresas quanto consumidores.

A história do Pix

Lançado pelo Banco Central em novembro de 2020, o Pix funciona como um método instantâneo disponível para transferências entre usuários com chaves cadastradas. O grande sucesso dessa modalidade se dá principalmente pelo fato de funcionar 24 horas, sete dias por semana, entre instituições financeiras, fintechs e instituições de pagamento.

Suas chaves de transação – também conhecidas como chaves Pix – podem ser cadastradas utilizando os números do telefone celular, CPF ou CNPJ, endereço de e-mail do usuário, ou ainda gerar uma chave aleatória, que é uma sequência alfanumérica gerada aleatoriamente. 

O Pix realmente veio para facilitar a vida de muita gente, inclusive para pagar uma conta de água, luz, ou outro serviço/ compra. Aproveite para descobrir se tem como pagar boleto com cartão de crédito aqui neste outro conteúdo do Blog da Serasa.

Carteira Digital

E para quem procura por mais uma alternativa para pagar os boletos e se organizar financeiramente, a Carteira Digital Serasa pode ser uma opção superinteressante. Por ali, você pode até mesmo parcelar os boletos, pagar as contas, recarregar o celular e fazer transferências – isso tudo em um em um só lugar. Conheça!

A Carteira Digital Serasa permite pagar contas on-line em um só lugar, de forma fácil, prática, rápida e segura. Com ela é possível fazer recargas de celular, organizar as contas, pagar acordos do Serasa Limpa Nome, consultar e quitar débitos de veículo com opções de parcelamento. 

  • Para acessar: 

  • ●     Baixe o app da Serasa (iOS ou Android).
  • ●     Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis.
  • ●     Faça o login.
  • ●     Pronto! É só aproveitar os serviços que a Carteira Digital Serasa tem para você.
Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados